Telebras – Afinal, Qual o seu propósito???

SABE

notícias

voltar

Telebras – Afinal, Qual o seu propósito???

04/10/2017

A Telebras (Telecomunicações Brasileiras S.A.) foi criada como uma empresa estatal brasileira responsável principalmente pela gestão do Plano Nacional de Banda Larga e das infraestruturas de fibra ótica da Petrobras e da Eletrobras. Era uma holding que controlava as várias prestadoras estatais de serviços telefônicos que atuavam nos estados brasileiros, além da Embratel. Desativada em 1998 pelo processo de privatização das empresas estatais de telefonia do governo de Fernando Henrique Cardoso, a empresa foi oficialmente reativada em 2010 para gerir o Plano Nacional de Banda Larga pelo governo de Luís Inácio Lula da Silva.

De acordo com o site da Telebras sua missão atual é: Fornecer soluções de telecomunicações seguras e com qualidade para o desenvolvimento nacional e a redução das desigualdades sociais. E sua visão de futuro é: Ser referência em tecnologias inovadoras para unir pessoas, disseminar o conhecimento e reduzir desigualdades, objetivando o melhor desempenho das políticas públicas.

Não dá para entender, afinal esta empresa possui patrimônio líquido há três anos, dá prejuízo há cinco anos, inclusive no último semestre deste ano, não gera caixa há três anos e vem aumentando sua dívida desde 2012, tendo atingido a casa de R$3,6 bilhões no 1º semestre de 2017. Confira os números na planilha abaixo:

Além do combalido desempenho econômico-financeiro, as ações ON (TELB3) e PN (TELB4) vem despencando desde o final de 2012, com desvalorização de 69% e 64%, respectivamente, até o pregão de 03/Out/2017. Observe os gráficos a seguir com os preços ajustados de fechamento em cinco anos:

No pregão de ontem, 03/Out/2017, os direitos das ações PN da Telebras , cotados a R$0,70 no fechamento, tiveram uma desvalorização de 36,30%. Este conjunto de informações e fatores adversos nos intriga fortemente e nos faz indagar: Telebras, afinal qual o seu propósito???

Acompanhe os artigos técnicos publicados no Blog SABE e conheça o SABE Intelligence, a maneira inovadora de selecionar boas companhias para investir com suporte de tecnologia de inteligência artificial.

Comentários