Sobe-e-desce: até quando?

SABE

Blog

voltar

Sobe-e-desce: até quando?

28/11/2022

“As promessas de cada novo governo são folhas em um mar turbulento. Nenhum presidente eleito pode saber ao certo em que praia será finalmente lançado por essa tormenta de prazos, informações ambíguas, escolhas complexas e múltiplas pressões que recaem sobre todos os líderes de uma grande nação”.

Henry Kissiger, ex-secretário de Estado americano

Sobe-e-desce: até quando?

Mesmo com o constante “sobe-e-desce” do momento, o site da B3, divulgou pesquisa inédita analisando o comportamento dos investidores em outubro de 2022, ano de eleições. A conclusão apontou que houve um aumento nas negociações no valor em todas as modalidades de investimento.

O dado chamou a atenção de analistas devido ao cenário volátil nacional e global. O número de investidores PF com ativos em renda variável, cresceu 35% entre o 3º Trim de 2021 e igual período deste ano, passando de 3,3 milhões para 4,6 milhões. Já entre o 2º e 3º trimestres deste ano, houve aumento de 200 mil investidores.

Curso Sem Medo de Investir na Bolsa


Com o aumento da taxa Selic, o número de investidores em produtos de renda fixa passou de 9,6 milhões para 12,6 milhões. O Tesouro Direto já soma mais de 2,1 milhões de CPFs, com alta de 25% em relação ao 3º trimestre de 2021.

 “Os números (vide tabela abaixo) mostram que o brasileiro continua buscando oportunidades e diversificação de investimentos, seja em produtos de bolsa ou de renda fixa. Esses dados demonstram que ainda há um enorme potencial no país e que milhões de pessoas já começaram a diversificar sua carteira para além da tradicional poupança. Isso explica o saldo positivo e crescimento recorrente do número de PFs nos últimos anos”, avaliou em entrevista ao site da B3 Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com Clientes e Pessoa Física da Bolsa de Valores Brasileira. Fonte: Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

Fechamento da Semana

Na semana encerrada em 25/Nov, o Ibovespa subiu 0,1%, fechando aos 108.977 pontos.

Em 2022, o índice sobe 4%, ainda bem abaixo da renda fixa com alta de 10,97%, medida pelo CDI no mesmo período.

O momento atual da COVID-19

Novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil divulgado pelo consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das Secretarias Estaduais de Saúde, consolidados às 20h de sábado (26/Nov). Fonte: G1. Saiba mais...

Notícias relevantes - Comentários

Nos links abaixo você pode acessar uma compilação de notícias consideradas destaques relevantes por nosso time,com nossos comentários,  visando auxiliar o nosso estimado leitor a compreender o recorrente “quebra-cabeças” do mercado de capitais brasileiro.

·  Investidores profissionais também apostaram na FTX èÉ difícil acreditar, mas fundos hedge e empresas de venture capital ignoraram os riscos visíveis da corretora de criptomoedas FTX, uma empresa que chegou a valer US$ 32 bilhões e hoje virou pó.

·  Recordar é viver (Fernando Barroso do Amaral) Diversos países aprenderam que a disciplina fiscal é condição “sine qua non” para uma economia saudável, contrariando o discurso do novo presidente eleito que pede paciência quando o dólar sobe e a bolsa despenca, ignorando que o fiscal e o social são faces da mesma moeda.

·  Atividade melhor que esperada sustenta resultados no trimestre Um estudo do ValorData com 408 empresas não financeiras (exceto Petrobras e Vale por questões de distorção), comparando o 3º Tri de 2022 com igual período de 2021, aponta aumento em receitas e nos custos com quedas nas margens EBIT e líquida, já esperados pelo mercado. Entretanto, com a persistência da inflação e incerteza sobre os juros, a expectativa é que devemos enfrentar uma desaceleração brevemente.

·  Novas regras da SEC podem impactar companhias brasileiras A edição pela SEC das novas normas (“dawbackrules”) sobre critérios para recuperar valores pagos a executivos e pessoas-chave de companhias com ações listadas em bolsas americanas, divulgadas em Out/2022, devem valer a partir do 4º Trim de 2023. Critérios baseados na contabilidade, como EBITDA, devem ser substituídos por indicadores operacionais ou discricionários. Espera-se que a medida seja estendida às empresas brasileiras, lembrando que a CVM foi criada à imagem da SEC.

·  PwC e B3 lançam novo guia para IPOs O novo Guia que chega em boa hora, atualiza a edição de 2014 e incorpora mudanças como as práticas ESG. O guia é didaticamente dividido em 7 capítulos, que buscam abarcar as diferentes etapas do processo: “Por que realizar o IPO?”; “É a decisão certa para a sua empresa?”; “Como se preparar para abrir o capital?”; “Qual é a regulamentação aplicável?”; “Como é o processo de abertura de capital e quem está envolvido?”; “Qual é o custo de um IPO?” e “Como é a vida da companhia de capital aberto?”.

Desempenho do Ibovespa

O Ibovespa encerrou a última semana no dia 25 de novembro registrando 108.977 pontos, equivalente a menos 21.799  pontos (- 16,7% em moeda local) abaixo da marca recorde de 130.776 pontos registrada no fechamento do pregão de 7/06/2021. Neste ano de 2022 o Ibovespa está subindo 4%.

A tendência primária (longo prazo) do Ibovespa continua em ALTA, mesmo com a elevada volatilidade e incerteza do momento, tanto no plano econômico global quanto no cenário político interno. No curtíssimo prazo (últimos 21 pregões) a tendência do principal índice da bolsa se mantém em forte QUEDA.

Veja a seguir o desempenho da bolsa brasileira, medido em pontos, pelo Ibovespa e pelos índices das carteiras B3 de Dividendos (IDIV), Small Caps (SMLL) e Sustentabilidade (ISE), em diferentes intervalos de tempo. Observe que, mesmo ainda em meio a forte incerteza global, no longo prazo, a variação dos índices, à exceção do ISE e SMLL,  supera a renda fixa, com variação positiva de mais de 47%, contra 35% do CDI. Com a Selic mantida em  13,75% aa, a renda fixa se mantém no radar dos investidores de curto prazo, mas a renda variável (representada por ações de companhias sólidas com fundamentos) ainda continua sendo a protagonista do mercado de longo prazo, como sempre enfatizamos neste blog.

Perceba, estimado leitor, que o índice que teve o melhor desempenho no longo prazo foi o IDIV,com alta de 73%. Perceba também que o IDIV é o que tem o melhor desempenho em 2022, com alta de  4,1%.  Torna-se importante levar em conta a valorização das ações de empresas sólidas com bons fundamentos de forma individual em comparação aos índices, calculados de forma agregada.

O conjunto de estatísticas mostrado ajuda o leitor a perceber os movimentos cíclicos da bolsa brasileira, em especial sobre os que têm (e os que não têm) fundamento técnico. 

Confira a evolução do “termômetro da bolsa” no gráfico abaixo e perceba as tendências (linha pontilhada em amarelo) e as volatilidades do Ibovespa no longo prazo (cinco anos) e no curtíssimo prazo (últimos 21 pregões):

Conheça o SABE Intelligence e o SABE Portfolio e aprimore o desempenho da sua Carteira de Ações

Estamos aqui para auxiliá-lo a selecionar empresas de qualidade sólida e desempenho consistente, que criam valor para todos os seus stakeholders, com nossos relatórios SABE Intelligence e SABE Portfolio. Conte conosco!

Dentre as alternativas de aplicações com maior risco, as Ações de Companhias com qualidade de gestão e desempenho destacado no longo prazo, as chamadas “SABE Campeãs”, trazem excelentes oportunidades de investimentos.

SABE Intelligence

TERMO DE RESPONSABILIDADE (DISCLAIMER)

A SABE não pretende nem se dispõe a ensinar/instruir como investir no mercado de ações nem, muito menos, quais e quando comprar/vender ações: para isso recomendamos consultar a sua Corretora. SABE é o suporte imprescindível para quem já atua neste mercado ou já tomou a decisão de nele participar.

O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações: são mais de 160.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994. Além disso, produzimos uma verdadeira “enciclopédia” sobre as companhias listadas na B3 com mais de 540 newsletters publicadas, entre blogs e alertas ao mercado.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa


Quer monitorar GRATUITAMENTE o desempenho da sua carteira de ações?
Conheça
 nosso APP:

SABE Invest - Google Play SABE Invest - App Store


Comentários