Rankings das Empresas Não-Financeiras em 1S2015
No passado uma propaganda da Atlantic, uma companhia pequena de petróleo em relação às demais do mercado dizia: “Quem não é o maior tem que ser o melhor”. Em 2005 a GM encabeçava uma lista das maiores empresas do mundo (por receitas) num ano em que apresentava prejuízo, confirmando a tese da Atlantic de que nem sempre o maior é o melhor.
Pensamentos como esses inspiraram produzir esta newsletter sobre os dez maiores indicadores de empresas não financeiras listadas em bolsa, obtidos das demonstrações financeiras publicadas no 1º semestre de 2015. Os valores numéricos foram ranqueados em ordem decrescente, do maior para o menor, sem a pretensão de indicar as melhores empresas, que para tal exigiria outro tipo de estudo numa abordagem mais qualitativa.
Os gráficos a seguir ilustram os rankings descritos com oito indicadores selecionados.
Estão presentes nos rankings 28 empresas. Fazendo uma pontuação com base no número de ocorrências em cada um dos oito indicadores, sem considerar o peso de cada indicador, obtemos:
- De 6 a 7 Pontos: Jbs, Petrobras, Telef Brasil, Vale, Ambev e Braskem;
- De 2 a 5 Pontos: Gerdau Met, BRF SA, Eletrobras, Gerdau, Itausa, Cemig, Oi, Souza Cruz e Ultrapar;
- Com 1 Ponto: Aes Tiete, BBSeguridade, BMF Bovespa, Celpa, Cielo, Cosan Ltd, Equatorial, Natura, Odontoprev, P.Acucar-CBD, Paul F Luz, Ser Educa e Sid Nacional.