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Magazine Luiza X Via Varejo

20/05/2020

e-Commerce no Brasil

Segundo artigo publicado pelo site Canaltech, o maior impacto da Covid-19 no e-commerce é esperado em empresas relacionadas a turismo, eventos e comércio físico. A OMC classificou o impacto da doença no varejo como “brutal”. A mudança de comportamento dos consumidores, no entanto, deve representar um crescimento de 25% nas compras online de mantimentos, segundo um relatório publicado pela McKinsey.

De acordo com o estudo, houve um aumento de 37% em pedidos online em 2020, até março, comparado com o mesmo período de 2019. Os setores com maior destaque são: Alimentos & Bebidas (30,6%), Saúde, Cosméticos e Cuidados (55,4%). São Paulo e Rio de Janeiro puxaram a alta, com incremento de 32% e 52%, respectivamente. Continue lendo...

10 primeiros colocados do E-PLUS RANKING 2019

Mercado Livre, Magazine Luiza, Via Varejo, Netshoes, Aliexpress, Lojas Americanas, Dafiti, Uber, Decolar e Latam.

O 2º e 3º lugares estão ocupados com duas varejistas listadas na B3 e são objeto deste nosso artigo que busca mostrar para o investidor o desempenho das duas companhias, tanto sob a ótica econômico-financeira quanto de suas ações.

1) MAGAZINE LUIZA (MGLU3)

Listada no Novo Mercado (NM), a Magazine Luiza é controlada pelas famílias Garcia e Trajano que detêm 59% das ações. Seu free-float (ações em circulação, em poder do público) é de 41%.

  DESEMPENHO ECONÔMICO (5 Anos)

A Magazine Luiza vem apresentando nos últimos 5 anos um desenvolvimento consistente com aumento de patrimônio líquido, receitas líquidas e EBITDA. Em 2015 teve prejuízo de R$ 66 milhões, mas depois engrenou e foi em frente!

Em 2019 seu endividamento era de R$ 7,5 bilhões, com uma alavancagem de 4,2x, enquanto que a do Setor de Atacado e Varejo como um todo foi de 6,1x. No ano passado o seu ROE (retorno do acionista) foi de 12%, contra 7% do setor como um todo.

O balanço do 1T2020 será divulgado em 25 de maio próximo, ocasião em que teremos mais informações sobre o comportamento atual da companhia. Confira a seguir os números da Magazine Luiza dos últimos 5 anos com informações do Banco de Dados SABE©.


  DESEMPENHO EM BOLSA (5 Anos)

A ação Magaz Luiza ON (MGLU3) valorizou expressivamente a partir de 2015, alcançando níveis extremamente altos no longo prazo: + de 8.000% . O gráfico abaixo ilustra a evolução de 04/2015 a 04/2020 dos preços ajustados da ação.


2) VIA VAREJO (VVAR3)

Também listada no NM, a Via Varejo é controlada por três Fundos de Investimentos, além do acionista Michael Klein, que juntos detêm 28% das ações. O free float da companhia é de 72%.

  DESEMPENHO ECONÔMICO (5 Anos)

A Via Varejo apresentou um desempenho desequilibrado de 2015 a 2019, culminando com queda expressiva do Patrimônio Líquido em 2019 (-77%). No mesmo ano o EBITDA foi negativo (- R$ 159 milhões). A companhia amargou prejuízos em 2016, 2018 e 2019, sendo este último o maior da série (- R$ 1,4 bilhões). Por outro lado, a empresa fechou o ano de 2019 com um elevado endividamento de R$ 22 bilhões, agravado pela falta de caixa medida pelo EBITDA.

Com os dados do balanço do 1T2020 comparados ao mesmo período de 2019, a Via Varejo mostrou uma tímida recuperação com vendas estáveis, aumento expressivo do EBITDA (+84%), lucro muito fraco (R$ 13 milhões) e alavancagem anualizada de 9,4 vezes, bastante elevada. O ROE anualizado no 1T2020 ficou em 8,1%.

Veja a seguir os números da Via Varejo dos últimos 5 anos e do 1º trimestre de 2020 com informações do Banco de Dados SABE©.


  DESEMPENHO EM BOLSA (5 Anos)

A ação Via Varejo ON (VVAR3) valorizou de forma errática a partir de 2015 com quedas e subidas expressivas, especialmente em 2020, onde chegou a valorizar 80% até o fim de abril. O gráfico abaixo ilustra a evolução de 04/2015 a 04/2020 dos preços ajustados da ação.


3) CONCLUSÃO

  Ambas as companhias fazem parte do Novo Mercado, o nível mais alto de governança corporativa da B3, um bom indicador qualitativo;

  MAGAZINE LUIZA teve nos últimos 5 anos bons fundamentos com um desempenho crescente e consistente, tanto em termos econômicos quanto o de sua ação; ao que tudo indica, os números do 1T2020 devem confirmar essa tendência;

  VIA VAREJO apresentou nos últimos 5 anos um desempenho fraco, com EBITDA negativo, prejuízo elevado e alto endividamento em 2019; os números do 1T2020 estão melhores, mas ainda ruins (exceção para o EBITDA); o comportamento errático da companhia se reflete em sua ação, mas não fundamenta sua expressiva valorização em 2020.

Em suma, como sempre quem “bate o martelo” é o investidor se tiver que optar entre uma ou outra companhia.

Especular não é crime, faz parte do “jogo”, mas deve ser evitado por aplicadores novatos em bolsa, que hoje são numerosos, haja visto o aumento de 400 mil novos CPFs cadastrados na B3 em março e abril deste ano.

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A SABE não pretende nem se dispõe a ensinar/instruir como investir no mercado de ações nem, muito menos, quais e quando comprar/vender ações: para isso recomendamos consultar a sua Corretora. SABE é o suporte imprescindível para quem já atua neste mercado ou já tomou a decisão de nele participar.

O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações: são 140.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994 e os preços ajustados de suas ações dos últimos cinco anos.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa


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