“Sempre tive adversidades, mas também sempre tive condições de remover os espinhos”
Ivens Dias Branco, CEO M. Dias Branco
A história da M. Dias Branco começou em 1936, quando o imigrante português Manuel Dias Branco inaugurou em Fortaleza/CE a “Padaria Imperial”. Desde a sua fundação a empresa já explorava atividades ligadas à panificação e à fabricação de biscoitos, utilizando técnicas artesanais. A empresa iniciou suas atividades em 1961, a partir do ingresso em 1953 do filho do fundador, Ivens Dias Branco, que aplicou sua visão empreendedora para ampliar os negócios investindo na fabricação de biscoitos em escala industrial.
As décadas seguintes foram marcadas pela modernização e pelo crescimento das vendas e da capacidade de produção da companhia. Em 1980 a empresa mudou da sede de Fortaleza para o município de Eusébio, às margens da BR-116. Em 1990 foi inaugurada a 1ª unidade de moagem de trigo em Fortaleza. Em 2002 foi inaugurada a unidade industrial de Gorduras e Margarinas também em Fortaleza. De 2003 em diante a M. Dias Branco cresceu fazendo várias aquisições: Grupo Adria (2003), NPAP Alimentos S/A e Pelágio Participações S/A (2011), Moinho Santa Lúcia (2012).
Em 2014, Ivens Dias Branco assumiu a Presidência da empresa, ano que foi marcado pela intensificação dos investimentos, tanto em expansão de linhas de produção de biscoitos e massas como entrada de novas linhas de produtos (mistura para bolos e torradas). Também foi iniciada a construção de três novos moinhos de trigo nos Estados CE, PE e RS.
A seguir os grandes números da M. Dias Branco com base nas últimas informações atualizadas pela companhia:
Veja agora o que o nosso Banco de Dados SABE tem a mostrar sobre a M. Dias Branco: evolução das Receitas Líquidas comparadas com os Resultados Líquidos desde 2005, “Radar” de informações e indicadores financeiros de 2011 a 2015 e desempenho em bolsa das ações MDIA3 (M.DIASBRANCO ON) nos últimos 4 anos.
A M. Dias Branco vem apresentando desempenho crescente de receitas líquidas e lucros líquidos desde 2005.
De 2011 a 2015 a M. Dias Branco vem apresentando um desempenho crescente de contas patrimoniais e de resultados intermediários e finais. Seus indicadores de margens, retornos e liquidez mostram um desempenho equilibrado nesse período. Por outro lado o endividamento vem crescendo de forma controlada, tanto em termos absolutos quanto relativo ao PL da companhia.
As ações MDIA3 tiveram uma forte valorização de 89% de 30/Mar/2011 a 11/Mar/2016. A cotação do papel saiu de R$36,22 e subiu alcançando R$68,58 no final desse período (a cotação máxima foi de R$99,53) superando de longe as perdas do Ibovespa que teve nesse intervalo uma queda de 28%.
COMENTÁRIOS FINAIS:A M. Dias Branco é uma companhia registrada no segmento NM (Novo Mercado) da BOVESPA. Líder no ramo de massas alimentícias do país, detém 26,1% do mercado brasileiro de biscoitos e 25,4% do de massas (Ac Nielsen). É o 3º maior produtor brasileiro de farinha de trigo. Emprega cerca de 14.000 colaboradores, opera 14 unidades industriais e 25 centros de distribuição espalhados pelo País, estando presente em 18 estados do Brasil.
Embora com bom desempenho crescente nos últimos 5 anos, a M. Dias Branco teve queda de 29% no lucro líquido (R$123 milhões) na comparação do 4º Trimestre de 2015 em relação à 2014. Para o mercado o resultado foi fraco e abaixo do esperado, com destaque para a queda do volume de vendas. Segundo os analistas "a companhia tem sofrido mesmo vendendo produtos básicos como massas, provando a forte desaceleração do país".
De acordo com informações da companhia “O ambiente macroeconômico vivido pelo país ao longo de 2015 foi marcado por um cenário econômico repleto de muitos desafios para as empresas. A força e a rapidez da desvalorização cambial afetaram os custos de companhias cujos preços das matérias-primas são, em geral, vinculados ao dólar. Ao mesmo tempo, o aumento do desemprego e a consequente deterioração da renda afetaram de forma significativa o ambiente de consumo, inclusive de produtos alimentícios básicos, como aqueles produzidos pela M. Dias Branco”.
A SABE Consultores tem o propósito de compartilhar informações úteis e atualizadas sobre as empresas brasileiras com professores, universitários, contadores e investidores individuais. Manteremos você atualizado, como de costume, com novas informações extraídas do nosso Banco de Dados SABE.
Aproveite para deixar o seu comentário ao final desta página sobre o desempenho da M. Dias Branco dentro do atual cenário de recessão econômica que está impactando todos os setores da economia, em particular o de Alimentos.
Luiz Guilherme Dias é Sócio-Diretor da SABE Consultores, Consultor de Empresas e Conselheiro Certificado.