Efeito dominó afeta mercados!!

SABE

Blog

voltar

Efeito dominó afeta mercados!!

21/03/2023

“No fim, SVB e Signature cometeram o erro de adotar a mentalidade de seus clientes. Suas culturas e normas internas parecem ter mudado para refletir as do Vale do Silício: se moviam rápido, emprestavam rápido, quebraram coisas e acabaram por se destruir”.

William Rhodes, CEO da William Rhodes Global Advisors e Stuart Mackintosh, CEO do Group of Thirty

Efeito dominó afeta mercados

Em plena Guerra Fria, em 7 de abril de 1954, o então presidente dos Estados Unidos, Dwight Eisenhower, expôs pela primeira vez a denominada "Teoria do Efeito Dominó", que afirma que, se qualquer país caísse sob a influência do comunismo, os países circundantes também cairiam como se fossem uma fileira de peças de dominó em pé. A exposição foi feita em discurso na Conferência sobre a Indochina em Genebra.

Vemos hoje no mercado financeiro mundial uma situação parecida: primeiro foi o colapso do SVB (Silicon Valley Bank), seguida do encerramento do nova-iorquino Signature Bank, a alimentar o receio de contágio mundial e efeito dominó.

Curso Sem Medo de Investir na Bolsa


Depois, foi a vez do CS (Crédit Suisse) estremecer o sistema financeiro. Apesar dos bancos centrais das economias desenvolvidas multiplicarem as garantias de que nada disto afeta o sistema europeu, e da aquisição do CS pela UBS já estar acertada, as principais bolsas abriram em baixa, nesta segunda-feira.

Há problemas à vista para as empresas? Só o tempo dirá, mas lembramos que “Quem SABE, investe melhor”.

Fechamento da Semana

Na semana encerrada em 17/Mar, o Ibovespa caiu 1,6%, fechando aos 101.982 pontos.

Em 2023, o índice está caindo 7,1%, bem abaixo da renda fixa com alta de 1,5%, medida pelo CDI no mesmo período.

Na última semana a bolsa abriu em queda e fechou em queda, operando com um volume máximo de menos de R$ 28 bi, abaixo das altas observadas em 2022, na faixa de R$ 30 bi. Confira o sobe-desce na tabela a seguir:

O momento atual da COVID-19

Novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados consolidados até 13/Mar.

Notícias relevantes

Nos links abaixo você pode acessar uma compilação de notícias, consideradas destaques relevantes por nosso time, visando auxiliar o nosso estimado leitor a compreender o recorrente “quebra-cabeças” do mercado de capitais brasileiro.

·  Investidor institucional reduz fatia na bolsa

·  Investidor ajusta termômetro de risco com colapso SVB

·  Clientes trocam bancos pequenos pelos grandes nos EUA

·  ‘Pagamos o preço por anos de dinheiro fácil’ (Larry Fink)

·  De quem é a culpa da nova crise dos bancos?

Desempenho do Ibovespa

O Ibovespa encerrou a última semana no dia 17 de março registrando 101.982 pontos, equivalente a menos 28.794 pontos (-22% em moeda local) abaixo da marca recorde de 130.776 pontos registrada no fechamento do pregão de 7/06/2021. Neste ano de 2023 o Ibovespa cai 7,1%.

A tendência primária (longo prazo) do Ibovespa continua em LEVE ALTA, mesmo com a elevada volatilidade e incerteza do momento, tanto no plano econômico global quanto no cenário político interno. No curtíssimo prazo (últimos 21 pregões) a tendência do principal índice da bolsa se mantém em FORTE QUEDA.

Veja a seguir o desempenho da bolsa brasileira, medido em pontos, pelo Ibovespa e pelos índices das carteiras B3 de Dividendos (IDIV), Small Caps (SMLL) e Sustentabilidade (ISE), e do CDI, em diferentes intervalos de tempo. Observe que, no longo prazo, somente a variação do IDIV, supera a renda fixa, com variação positiva de 53%, contra 38% do CDI. Com a Selic mantida em 13,75% aa, a renda fixa se mantém no radar dos investidores de curto prazo, mas a renda variável (representada por ações de companhias sólidas com fundamentos) ainda continua sendo a protagonista do mercado de longo prazo, como sempre enfatizamos neste blog.

Perceba, estimado leitor, que o índice que teve o melhor desempenho no longo prazo foi o IDIV,com alta de 53%. Perceba também que o CDI é o que tem o melhor desempenho em 2023, com alta de quase 3%.  Torna-se importante levar em conta a valorização das ações de empresas sólidas com bons fundamentos de forma individual em comparação aos índices, calculados de forma agregada. Um dos exemplos seria a da small cap AREZZO ON (ARZZ3) que subiu 46% nos últimos 5 anos, acima dos benchmarks citados. Traremos exemplos semelhantes nas próximas edições...

O conjunto de estatísticas mostrado ajuda o leitor a perceber os movimentos cíclicos da bolsa brasileira, em especial sobre os que têm (e os que não têm) fundamento técnico. 

Confira a evolução do “termômetro da bolsa” no gráfico abaixo e perceba as tendências (linha pontilhada em amarelo) e as volatilidades do Ibovespa no longo prazo (cinco anos) e no curtíssimo prazo (últimos 21 pregões):

Conheça o SABE Intelligence e o SABE Portfolio e aprimore o desempenho da sua Carteira de Ações

Estamos aqui para auxiliá-lo a selecionar empresas de qualidade sólida e desempenho consistente, que criam valor para todos os seus stakeholders, com nossos relatórios SABE Intelligence e SABE Portfolio. Conte conosco!

Dentre as alternativas de aplicações com maior risco, as Ações de Companhias com qualidade de gestão e desempenho destacado no longo prazo, as chamadas “SABE Campeãs”, trazem excelentes oportunidades de investimentos.

SABE Intelligence


TERMO DE RESPONSABILIDADE (DISCLAIMER)

A SABE não pretende nem se dispõe a ensinar/instruir como investir no mercado de ações nem, muito menos, quais e quando comprar/vender ações: para isso recomendamos consultar a sua Corretora. SABE é o suporte imprescindível para quem já atua neste mercado ou já tomou a decisão de nele participar.

O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações: são mais de 160.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994. Além disso, produzimos uma verdadeira “enciclopédia” sobre as companhias listadas na B3 com mais de 540 newsletters publicadas, entre blogs e alertas ao mercado.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa


Quer monitorar GRATUITAMENTE o desempenho da sua carteira de ações?
Conheça
 nosso APP:

SABE Invest - Google Play SABE Invest - App Store


Comentários