Educação financeira e investimentos

SABE

Blog

voltar

Educação financeira e investimentos

14/06/2021

“Se o professor fizer uma pergunta em sala de aula, cuja resposta está no Google, a pergunta está errada”

Johana Gagner, responsável pela YBC, escola não tradicional de Estocolmo

Educação financeira e investimentos

Educação financeira é o conhecimento acerca da organização das finanças. Uma pessoa educada financeiramente não é aquela que sabe operar no home broker da corretora. Educação financeira se refere à gestão do patrimônio individual, ao controle financeiro e aos planos para o futuro, possibilitando uma melhor gestão do dinheiro, com escolhas conscientes em relação aos gastos e a organização das finanças. É um processo constante, um hábito ou um comportamento, que o indivíduo adquire e precisa continuar a nutrir, ou seja, é uma nova forma de pensar sobre o dinheiro e de lidar com ele.

APP SABE INVEST


Seguindo esta linha de pensamento, o Banco Central quer ampliar o foco da educação financeira no Brasil, levando noções da área não apenas para adultos, mas também para crianças e adolescentes. Para isso, entrará em vigor nacionalmente no 2º semestre deste ano o Programa “Aprender Valor”, voltado ao ensino fundamental da rede pública, que poderá beneficiar diretamente 22 milhões de estudantes. “Assim, você corrige o problema antes de ele nascer”, diz o diretor de relacionamento, cidadania e supervisão de conduta do BC, Maurício Moura.

Ao mesmo tempo, a SABE está lançando o “Programa de Educação Financeira para Universitários” com foco em investimentos em ações. Com o nome SABE Invest, o Programa se pauta no slogan “Quem SABE, investe melhor”, trazendo uma nova forma de investir em ações, reunindo teoria e prática com apoio de ferramentas de base tecnológica, incluindo: Aplicativos, Cursos, Canal de Orientação, Games.

O Programa será desenvolvido em parceria com Instituições de Ensino Superior, visando a criação de cursos/disciplinas na área de Mercado de Capitais, tendo como premissa que “Bolsa de Valores não é cassino, é ciência” e aproveitando a oportunidade que o universitário das áreas de Administração, Contabilidade, Economia, etc, sabe ler um balanço e não possui vícios de mercado.

Adicionalmente o Programa prevê a criação de um Centro de Estudos em Análise de Balanços de Cias listadas na Bolsa, visando a capacitação de professores que por sua vez treinam os universitários. Quando o conteúdo chega ao aluno este vira um agente multiplicador dentro da sua família.

O momento atual da COVID-19


Novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil divulgado pelo consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das Secretarias Estaduais de Saúde, consolidados às 20h de sábado (12 de junho). Fonte: G1. Leia mais...

Notícias relevantes

A seguir um clipping de notícias consideradas relevantes por nossa equipe, visando auxiliar o nosso estimado leitor a compreender o recorrente “quebra-cabeças” do mercado de capitais brasileiro.


Desempenho do Ibovespa

O Ibovespa encerrou a última semana no dia 11 de junho registrando 129.441 pontos, equivalente a 7.056 pontos (5,8% em moeda local) acima da marca recorde de 122.385 pontos registrada no fechamento do pregão de 7/01/2021. O principal índice da B3 terminou 2020 com alta de 2,9%, tendo entre os índices acionários de países emergentes comparáveis o pior desempenho em dólar, representando queda de 20,18%. Neste ano de 2021 o Ibovespa está subindo 8,8%.

A tendência primária (longo prazo) do Ibovespa continua em alta, mesmo com a elevada volatilidade e incerteza do momento, tanto no plano econômico quanto no cenário político. Ainda assim, no curtíssimo prazo (últimos 21 pregões) a tendência do principal índice da bolsa se mantém em alta.

Veja a seguir o desempenho da bolsa brasileira, medido em pontos, pelo Ibovespa e pelos índices das carteiras B3 de Dividendos (IDIV), Small Caps (SMLL) e Sustentabilidade (ISE), em diferentes intervalos de tempo. Observe que, mesmo com a queda provocada pela onda de incerteza com a Covid-19, no longo prazo, a variação dos índices supera DE LONGE a renda fixa, com variação positiva de mais de 103%. Com a Selic a 3,5% aa, a renda variável ainda continua sendo a protagonista do mercado, como prevíamos há mais de três anos neste blog.

Perceba, estimado leitor, que o índice que teve o melhor desempenho no longo prazo foi o SMLL, com alta de 233%. Perceba também que o SMLL é o que tem o melhor desempenho em 2021, com alta de 12%. Será que chegou a vez das “pequenas notáveis” serem as protagonistas da B3, ocupando o lugar das “velhas” blue chips?

O conjunto de estatísticas mostrado ajuda o leitor a perceber os movimentos cíclicos da bolsa brasileira, em especial sobre os que têm (e os que não têm) fundamento técnico. 


Confira a evolução do “termômetro da bolsa” no gráfico abaixo e perceba as tendências (linha pontilhada em amarelo) e as volatilidades do Ibovespa no longo prazo (cinco anos) e no curtíssimo prazo (últimos 21 pregões):


Conheça o SABE Intelligence e o SABE Portfolio e aprimore o desempenho da sua Carteira de Ações

Estamos aqui para auxiliá-lo a selecionar empresas de qualidade sólida e desempenho consistente, que criam valor para todos os seus stakeholders, com nossos relatórios SABE Intelligence e SABE Portfolio. Conte conosco!

Dentre as alternativas de aplicações com maior risco, as Ações de Companhias com qualidade de gestão e desempenho destacado no longo prazo, as chamadas “SABE Campeãs”, trazem excelentes oportunidades de investimentos.

SABE Intelligence


TERMO DE RESPONSABILIDADE (DISCLAIMER)

A SABE não pretende nem se dispõe a ensinar/instruir como investir no mercado de ações nem, muito menos, quais e quando comprar/vender ações: para isso recomendamos consultar a sua Corretora. SABE é o suporte imprescindível para quem já atua neste mercado ou já tomou a decisão de nele participar.

O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações: são mais de 150.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994. Além disso, produzimos uma verdadeira “enciclopédia” sobre as companhias listadas na B3 com mais de 450 newsletters publicadas, entre blogs e alertas ao mercado.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa


Quer monitorar GRATUITAMENTE o desempenho da sua carteira de ações?

Conheça nosso APP:

SABE Invest - Google Play SABE Invest - App Store


Comentários