“A BRF vem a público manifestar seu apoio à fiscalização do setor e ao direito de informação da sociedade com base em fatos, sem generalizações que podem prejudicar a reputação de empresas idôneas e gerar alarme desnecessário na população”
“A JBS reforça seu comprometimento com a segurança alimentar e com a qualidade de seus produtos e destaca seu compromisso histórico com o aprimoramento das práticas sanitárias no Brasil”
Comunicados Oficiais das Companhias após o escândalo anunciado pela Operação Carne Fraca.
A Operação Carne Fraca é uma operação de combate ao crime deflagrada pela Polícia Federal do Brasil, teve início no dia 17/Mar/2017 e foi o estopim para o escândalo, onde apontou que as maiores empresas do ramo — BRF (dona das marcas Sadia e Perdigão) e JBS (dona das marcas Seara, Swift, Friboi e Vigor— são acusadas de adulterar a carne que vendiam no mercado interno e externo. No total o escândalo da carne adulterada no Brasil envolve mais de 30 empresas alimentícias do país, acusadas de comercializar carne estragada, mudar a data de vencimento, maquiar o aspecto e usar produtos químicos supostamente cancerígenos para buscar revenda de carne estragada, além de apontar agentes do governo acusados de liberar estas carnes. (Fonte: Wikipédia).
Em artigo publicado em nosso blog sob o título “Setor de Alimentos: Desempenho 2011 – 2015” chamamos a atenção de nossos leitores dizendo que o Setor de Alimentos teve de 2011 a Jun/2015 um crescimento de receitas acima da inflação, em linha com a maioria das empresas brasileiras. Entretanto, as companhias do setor não conseguiram repassar seus aumentos de custos jogando para baixo sua margem bruta e seus resultados. O resultado do setor como um todo foi insignificante e bastante influenciado pelo imenso crescimento de JBS e também por BRF. JBS cresceu agressivamente com ajuda de financiamentos do Governo (BNDES) e por aquisições no mercado externo, gerando um elevadíssimo endividamento que saltou de R$26bilhões em 2011 para R$65bilhões! em 2015. A dívida da BRF também cresceu, mas a taxas menores.
Veja agora o que o nosso Banco de Dados SABE tem a mostrar sobre a BRF E JBS: “Radar de Resultados de 2014 a 2016, comparação 2015 X 2016”, distribuição de valor adicionado (DVA) e desempenho em bolsa das ações BRFS3 (BRF ON) e JBSS3 (JBS ON).
Além do envolvimento na “Operação Carne Fraca” as 2 companhias possuem as seguintes características comuns:
- BRF possui um quadro de 105 mil colaboradores; JBS de 125 mil colaboradores;
- As 2 empresas tiveram perdas expressivas de patrimônio líquido no último ano em relação ao anterior;
- As receitas líquidas das 2 companhias ficaram bem abaixo da inflação de 2015 para 2016;
- Ambas tiveram quedas expressivas de EBITDA e de resultado líquido de 2015 para 2016;
- A relação Dívida Líquida/EBITDA de BRF e JBS ultrapassou o patamar de 6x em 2016, considerado elevado pelos especialistas;
- Como consequência as 2 empresas tiveram quedas expressivas na distribuição de valor adicionado, prejudicando sua imagem no mercado, sua reputação como companhia aberta e seus stakeholders.
Diante das evidências expostas, observe agora como foi o desempenho das ações das 2 companhias no longo prazo e nos últimos dias.
De 30/Mar/2012 a 24/03/2017 as ações das 2 companhias tiveram uma valorização superior ao Ibovespa que caiu 4,25% nesse período. Entretanto, num período mais recente, de 22/Fev a 24/Mar/2017, as ações BRF ON e JBS ON perderam 11,58% e 7,20% do seu valor em bolsa, respectivamente; por outro lado, nesse intervalo de tempo o Ibovespa declinou 6,90%.
COMENTÁRIOS FINAISO Brasil é o líder mundial em exportação de carne bovina e de frango, e o 4º exportador de carne suína. No ano de 2016 as vendas do setor representaram 7,2% do comércio global. A BRF possui no país 47 fábricas, e sozinha detinha 14% do mercado mundial de aves, exportando para 120 países; já a JBS, era considerado o maior frigorífero do mundo, enviando carnes para 150 países.
Como impacto imediato o preço das ações destas duas empresas lideraram as perdas na Ibovespa no dia da operação: 7,25% a BRF e 10,59% a JBS; ambas já vinham de resultados ruins no ano de 2016, e avaliou-se que terão enormes dificuldades para conseguir reverter a quebra de confiança. (Fonte: Wikipédia).
O caso “Carne Fraca” evidencia mais uma vez a importância dos valores de uma organização e certamente trará para o mercado um aprendizado sobre governança corporativa e responsabilidade social de 2 importantes grupos do Setor de Alimentos. Infelizmente precisamos da “dor” para evoluir como investidores, especialmente os acionistas minoritários.
A SABE Consultores tem a missão de “organizar informações financeiras sobre as empresas brasileiras e torná-las acessíveis e úteis” e acredita que as empresas vencedoras são as que atuam de maneira a criar valor não só para si mesmas, mas também para seus clientes, colaboradores, fornecedores, investidores, comunidade e meio ambiente. Manteremos você atualizado com novas informações extraídas do nosso Banco de Dados SABE.
Aproveite para deixar o seu comentário ao final desta página sobre este Artigo. Luiz Guilherme Dias é Sócio-Diretor da SABE Consultores, Consultor de Empresas e Conselheiro Certificado.