Brasil: vice-campeão mundial em número de estatais

SABE

Blog

voltar

Brasil: vice-campeão mundial em número de estatais

18/03/2019

“Se o governo é grande o suficiente para lhe dar tudo o que você quer, é grande o suficiente para lhe tirar tudo o que você tem”

George Ford – político americano

Impasses da nova onda de privatizações no Brasil

De acordo com matéria publicada no Valor de 15/mar/2018, existem perto de 440 estatais no Brasil, controladas direta ou indiretamente pela União, Estados e Municípios. Sob a alçada federal, elas somam 135. Este último dado coloca o país entre os líderes das nações com mais empresas sob o comando de governos centrais, em um ranking preparado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Nessa lista, os números brasileiros só perdem para os da China (com incríveis 51 mil estatais federais!!), Hungria (370) e Índia (270). Em contrapartida, vencem os da República Tcheca (133), Lituânia (128), Polônia (126) e Eslováquia (113). (Fonte: Valor). Continue lendo...

Fonte: Valor Econômico – Caderno Eu & Fim de Semana – 15Mar2019

Segundo o Ministro da Economia, Paulo Guedes, "Essas empresas estão em ’corner’, às vezes, ninhos de corrupção e empreguismo, não investem e não deixam ninguém investir, pois, em muitos casos, detêm o monopólio sobre suas áreas de atuação." Daí a premência das privatizações. Mas, como se viu até aqui, não vai ser fácil transformar a análise em ação. É preciso fazer ou refazer toda uma base estrutural de regras e procedimentos para que o processo ocorra de maneira transparente, democrática e eficaz. Parafraseando Guedes, nos últimos 40 anos, essa também não tem sido uma tarefa simples.

Desempenho do Ibovespa

Em 2019 o Ibovespa valorizou 12,65 %, aumento de 4,28 pontos em relação à variação da semana anterior, ficando acima da renda fixa.

Nos últimos 21 pregões o Ibovespa subiu 3,09%, aumento de 6,09 pontos percentuais em relação à última semana, voltando à tendência de alta, como mostrado no gráfico abaixo. O índice fechou a semana encerrada em 15/mar com 99.136 pontos, tendo variação positiva de 3,96% nesse breve período, 4,19 pontos acima da variação da semana anterior.

A tendência primária (longo prazo) do Ibovespa continua de alta. No mês, com 21 pregões, e na semana encerrada em 15/mar/2019, o Ibovespa voltou a superar a Renda Fixa.

A confiança dos investidores locais com a Reforma da Previdência levou o Ibovespa a renovar recordes e a romper, pela 1ª vez, o patamar de 99 mil pontos. Até a aprovação dessa reforma, prevista para set/2019, é bem provável que haja muitas oscilações.

Veja a seguir o desempenho da bolsa brasileira, medido pelo Ibovespa em pontos, em diferentes intervalos de tempo.


Com a manutenção da SELIC baixa no patamar de 6,5% ao ano, os investidores terão que buscar alternativas com maior risco, caso queiram obter retornos melhores. Para proteger o patrimônio, a renda fixa continua sendo uma boa alternativa, mas para ganhar dinheiro “de verdade” as ações são a melhor opção.

Como lembra o economista Lionel Robbins, “expectativas equivocadas estimulam investimentos inapropriados”. Dentre as alternativas de aplicações com maior risco, as Ações de companhias com qualidade de gestão e desempenho consistente no longo prazo, as chamadas “SABE Campeãs”, trazem excelentes oportunidades de investimentos. Quem não quiser gerenciar risco vai ter que se contentar com algo tipo 0,50% de retorno real ao mês! A mudança do paradigma Renda Fixa X Renda Variável, na nossa opinião, é uma questão de tempo...

O conjunto de estatísticas mostrado ajuda o leitor a perceber os movimentos cíclicos da bolsa brasileira, em especial sobre os que têm (e os que não têm) fundamento técnico. Confira a evolução do “termômetro da bolsa” no gráfico abaixo e perceba as diferenças entre as tendências (linha pontilhada em amarelo) e as volatilidades do Ibovespa no longo prazo (quase cinco anos) e nos últimos 21 pregões:

Veja a seguir o que o SABE Alerta da semana passada publicou sobre o crescimento expressivo do lucro total das empresas não financeiras obtido da amostra dos balanços consolidados de 2018 já publicados.

Temporada de Balanços 2018: Lucro das Não Financeiras cresce 89%!!!


A SABE não pretende nem se dispõe a ensinar/instruir como investir no mercado de ações nem, muito menos, quais e quando comprar/vender ações: para isso recomendamos consultar a sua Corretora. SABE é o suporte imprescindível para quem já atua neste mercado ou já tomou a decisão de nele participar.

Promo SABE Invest


O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações: são 120.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994 e os preços de suas ações ajustadas dos últimos cinco anos.

Conheça o SABE Intelligence, a maneira revolucionária de selecionar empresas de desempenho destacado com a inteligência artificial e tomar decisões de investimentos em ações com maior probabilidade de acerto.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa

Comentários