Assim caminha a humanidade...

SABE

Blog

voltar

Assim caminha a humanidade...

10/05/2023

“Várias mudanças de impacto podem ocorrer com a disseminação de software como o ChatGPT. Dentre elas estão a redução de empregos, o aumento da sofisticação dos mecanismos de desinformação, o risco de as pessoas confiarem nesses sistemas para obter conselhos médicos e emocionais imprecisos ou prejudiciais, a concentração de poder nas poucas empresas globais de tecnologia e a possibilidade de causar danos aos processos democráticos, com a geração de conteúdo convincente para confundir o discurso público”.

Francisco Gaetani, professor da EBAPE/FGV e Virgílio Almeida, professor associado ao Berkman Klein Center da Universidade de Harvard

Assim caminha a humanidade...

Assim caminha a humanidade, com passos de formiga e sem vontade”, diz a letra da canção composta por Lulu Santos, talvez tendo se inspirado no filme Giant, dirigido por George Stevens,  lançado em 1956 e estrelado por grande elenco com Elizabeth Taylor, James Dean, Rock Hudson, dentre outros, contando a história de três gerações de influentes texanos e seus conflitos amorosos.

Qualquer analogia com o nosso mercado de ações que caminha com passos de formiga e sem vontade é mera coincidência. Estamos há um ano num sobe-e-desce que fica oscilando em torno dos 105 mil pontos e continuamos sem perspectiva clara de sair desse compasso até que a nuvem de incertezas se dissipe.

Curso Sem Medo de Investir na Bolsa


Com Selic mantida em 13,75% aa e as incertezas a respeito do novo governo, as aplicações de renda fixa se tornaram as principais opções de investimentos para este ano. Por outro lado, a renda variável não deve ser deixada de lado: as perspectivas da bolsa em 2023 seguem promissoras para o investidor cauteloso que decide com base em bons fundamentos.

“Se ficar claro que há condições para que os juros comecem a cair, com inflação em queda e tendendo à meta, as ações vão reagir”, projeta Luís Moran, head da EQI Research. Já o BTG Pactual faz projeção similar, apontando para um cenário mais desafiador para as principais premissas que utilizam para 2023: “As taxas reais de longo prazo estão nos níveis mais altos desde 2018 as projeções de crescimento do PIB são, no mínimo, pessimistas e o pacote fiscal expansionista aprovado pelo Congresso pode pressionar a inflação. Dito isso, dado o quão baratas estão as ações brasileiras, melhorias marginais nas principais variáveis podem ser suficientes para indicar algum potencial de valorização”.

Nós da SABE não fazemos projeções, embora estejamos sempre atentos às mudanças nos cenários macro, setorial e, principalmente micro, olhando de perto a criação de valor de cada negócio específico. E assim caminha a humanidade...

Fechamento da Semana

Nós da SABE não fazemos projeções, embora estejamos sempre atentos às mudanças nos cenários macro, setorial e, principalmente micro, olhando de perto a criação de valor de cada negócio específico. E assim caminha a humanidade...

Em 2023, o índice está caindo 4,2%, ainda bem abaixo da renda fixa com alta de 4,4%, medida pelo CDI no mesmo período.

Na última semana o Ibovespa abriu em queda e fechou em alta. Confira o sobe-desce na tabela a seguir:

Notícias relevantes

Nos links abaixo você pode acessar uma compilação de notícias e comentários, consideradas destaques relevantes pelo time Sabe, visando auxiliar o nosso estimado leitor a compreender o recorrente “quebra-cabeças” do mercado de capitais brasileiro.

·  Mercado projeta início dos cortes na Selic em setembro - Sinais preliminares de alívio na inflação e uma apreciação do câmbio têm promovido no mercado uma antecipação nas projeções para o início do ciclo de flexibilização monetária. Nas últimas semanas, ganhou força a parcela dos agentes cuja expectativa é de cortes na Selic com início em agosto ou setembro.

·  Perda do Carrefour é a primeira desde o IPO - A empresa teve que se financiar para pagar a compra do Big. Seis anos após a sua abertura de capital, o grupo Carrefour teve o seu 1º prejuízo líquido no intervalo de janeiro a março de 2023, e a 2ª perda para um trimestre, após efeitos negativos em despesas financeiras para a aquisição do Big.

·  Copom mantém juro em 13,75%, mas reconhece progresso na política fiscal - O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) manteve a taxa básica de juros (Selic) em 13,75% ao ano, sem ceder às pressões do governo para baixá-los, mas fez acenos à equipe econômica em reconhecimento aos progressos na política fiscal.

·  Para onde vai o dinheiro do investidor em 2024 - Empreendedores latino-americanos que trabalham na aplicação da tecnologia para resolver questões climáticas, democratizar o acesso ao sistema financeiro e acelerar o processamento de grandes volumes de dados por meio da computação quântica estão na linha de frente dos interesses do fundo de investimentos Kaszek Ventures, disse Santiago Fossatti, sócio da gestora de capital.

Desempenho do Ibovespa

O Ibovespa encerrou a última semana no dia 5 de maio registrando 105.148 pontos, equivalente a menos 25.628 pontos (-19,6% em moeda local) abaixo da marca recorde de 130.776 pontos registrada no fechamento do pregão de 7/Jun/2021. Neste ano de 2023 o Ibovespa cai 4,2%, levando muitos investidores de volta à renda fixa, buscando menor risco.

A tendência primária (longo prazo) do Ibovespa continua em LEVE ALTA, mesmo com a elevada volatilidade e incerteza do momento, tanto no plano econômico global quanto no cenário político interno. No curtíssimo prazo (últimos 21 pregões) a tendência do principal índice da bolsa teve LEVE QUEDA. E assim caminha a humanidade...

Veja a seguir o desempenho da bolsa brasileira, medido em pontos, pelo Ibovespa e pelos índices das carteiras B3 de Dividendos (IDIV), Small Caps (SMLL) e Sustentabilidade (ISE), e também da Renda Fixa (CDI), em diferentes intervalos de tempo. Observe que, no longo prazo, somente a variação do IDIV, supera a renda fixa, com variação positiva de 60%, contra 39% do CDI. Com a Selic mantida em 13,75% aa, a renda fixa se mantém no radar dos investidores de curto prazo, mas a renda variável (representada por ações de companhias sólidas com fundamentos) ainda continua sendo a protagonista do mercado de longo prazo, como sempre enfatizamos neste blog.

Perceba, estimado leitor, que o índice que teve o melhor desempenho no longo prazo foi o IDIV,com alta de 68%. Perceba também que o IDIV é o que tem o melhor desempenho em 2023, com alta de  5,3%.  Torna-se importante levar em conta a valorização das ações de empresas sólidas com bons fundamentos, de forma individual, em comparação aos índices, calculados de forma agregada. Um dos exemplos seria a GERDAU MET PN (GOAU4) que subiu 114% nos últimos 5 anos, sem considerar os dividendos pagos, muito acima dos benchmarks citados. Traremos exemplos semelhantes nas próximas edições...

O conjunto de estatísticas mostrado ajuda o leitor a perceber os movimentos cíclicos da bolsa brasileira, em especial sobre os que têm (e os que não têm) fundamento técnico.

Confira a evolução do “termômetro da bolsa” no gráfico abaixo e perceba as tendências (linha pontilhada em amarelo) e as volatilidades do Ibovespa no longo prazo (cinco anos) e no curtíssimo prazo (últimos 21 pregões):

Conheça o SABE Intelligence e o SABE Portfolio e aprimore o desempenho da sua Carteira de Ações

Estamos aqui para auxiliá-lo a selecionar empresas de qualidade sólida e desempenho consistente, que criam valor para todos os seus stakeholders, com nossos relatórios SABE Intelligence e SABE Portfolio. Conte conosco!

Dentre as alternativas de aplicações com maior risco, as Ações de Companhias com qualidade de gestão e desempenho destacado no longo prazo, as chamadas “SABE Campeãs”, trazem excelentes oportunidades de investimentos.

SABE Intelligence


TERMO DE RESPONSABILIDADE (DISCLAIMER)

A SABE não pretende nem se dispõe a ensinar/instruir como investir no mercado de ações nem, muito menos, quais e quando comprar/vender ações: para isso recomendamos consultar a sua Corretora. SABE é o suporte imprescindível para quem já atua neste mercado ou já tomou a decisão de nele participar.

O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações: são mais de 170.000 demonstrações financeiras trimestrais padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994. Além disso, produzimos uma verdadeira “enciclopédia” sobre as companhias listadas na B3 com mais de 580 newsletters publicadas, entre blogs e alertas ao mercado.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa


Quer monitorar GRATUITAMENTE o desempenho da sua carteira de ações?
Conheça
 nosso APP:

SABE Invest - Google Play SABE Invest - App Store


Comentários