Blog
Alertas para Eletrobras e Setor de Educação
11/04/2018"No Brasil, empresa privada é aquela que é controlada pelo governo, e empresa pública é aquela que ninguém controla"
Roberto Campos – Economista
O Brasil ainda continua sendo o país do futuro. Dependemos da eleição de um candidato reformista, para trilharmos o caminho para consistência fiscal necessária para seguir a trajetória de queda de juros, trazendo como consequência um efeito colossal na economia e no portfólio de investimentos, como acreditam os analistas.
Dando continuidade ao nosso diálogo semanal, mostramos a seguir o desempenho da bolsa brasileira medido pelo Ibovespa em pontos, em diferentes intervalos de tempo:
- Longo prazo (quase cinco anos, de Jun/2013 a 06/Abr/2018): valorização de 75,54%, abaixo da Renda Fixa, influenciado pelas altas taxas de juros praticadas no período;
- Médio prazo (2 anos): valorização de 92,18%, superando uma renda fixa bem remunerada;
- Curto prazo (1 ano): valorização de 38,23%, também superando uma renda fixa bem remunerada;
- 2018 (pouco mais de três meses): valorização de 6,95%, de novo batendo a renda fixa e,
- Curtíssimo prazo (últimos 21 pregões): o índice caiu 3,55%, refletindo a alta voltatilidade do mercado.
A comparação com a renda fixa é uma mera provocação para aqueles que não gostam de investir em ações pela aversão ao risco, mas que daqui para frente com SELIC no patamar de 6% ao ano, terão que buscar alternativas com maior risco, caso queiram obter retornos melhores. Dentre as alternativas com maior risco as Ações são os únicos ativos que dão ao investidor um direito de propriedade. A mudança de cultura na nossa opinião é uma questão de tempo...
Esse conjunto de estatísticas ajuda o leitor perceber os movimentos cíclicos da bolsa brasileira, em especial sobre os que têm (e os que não têm) fundamento técnico. Confira a evolução do “termômetro da bolsa” no gráfico abaixo:
Desempenho do Ibovespa de Jun/2013 a 06/Abr/2018 Fonte: B3 + APLIGRAF I Elaboração: SABE©
Este artigo reúne os conteúdos dos nossos blogs diários “SABE Alerta” publicados na semana encerrada em 06/04/2018.
· SABE Alerta – ELETROBRAS: privatização só com Plano “B”!
O desempenho econômico-financeiro da ELETROBRAS não deixa dúvidas que a única solução para o futuro da empresa é a privatização. Nos últimos cinco anos a companhia perdeu patrimônio líquido e o seu endividamento líquido aumentou 80%. Saiba mais...
· SABE Alerta – Educação – Redução das Receitas preocupa.
Desde 2014 o número de novos contratos do FIES caiu de 730.000 para 430.000 ao ano. Por outro lado, o número de polos de ensino à distância cresceu 85% no 2º semestre de 2017, graças a uma portaria do Ministério de Educação que destravou as regras para o setor. Saiba mais...
A SABE não pretende nem se dispõe a ensinar/instruir como investir no mercado de ações nem, muito menos, quais e quando comprar/vender ações: para isso recomendamos consultar a sua Corretora. SABE é o suporte imprescindível para quem já atua neste mercado ou já tomou a decisão de nele participar.
O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações: são 120.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994 e os preços de suas ações ajustadas dos últimos cinco anos.
Conheça o SABE Intelligence, a maneira revolucionária de selecionar empresas saudáveis com a inteligência artificial e tomar decisões de investimentos em ações com maior probabilidade de acerto.
Luiz Guilherme DiasEquipe SABE Inteligência em Ações