Blog
Além do lucro dos acionistas
30/09/2019
" Nos últimos 50 anos nos acostumamos a fazer negócios alinhados com o que Milton Friedman disse, que o único propósito dos negócios é servir ao acionista. Não existe negócio que sobreviva em um planeta em chamas; não há contrato social num mundo em que as pessoas cada vez mais se sentem deixadas para trás".
Halla Tómasdóttir, CEO do BTeam
O stakeholder é uma pessoa ou um grupo, que legitima as ações de uma organização e que tem um papel direto ou indireto na gestão e resultados dessa organização. Desta forma, um stakeholder pode ser afetado positivamente ou negativamente, dependendo das suas políticas e forma de atuação.
Alguns exemplos de stakeholder de uma empresa podem ser os seus funcionários, gestores, gerentes, proprietários, fornecedores, concorrentes, ONGs, clientes, o Estado, credores, sindicatos e diversas outras pessoas ou empresas que estejam relacionadas com uma determinada ação ou projeto.
Além do lucro dos acionistas
Em 2016, Halla Tómasdóttir foi a protagonista de uma inusual candidatura à Presidência na Islândia. Começou como azarão, mas quase saiu vencedora. Sem experiência política, com poucos recursos, baixa exposição na mídia tradicional e equipe formada fundamentalmente por jovens, marcava 1% das intenções de voto numa pesquisa divulgada a apenas 45 dias do fim da corrida presidencial. No dia da eleição, alcançou quase 28% dos votos, terminando em segundo lugar, atrás do historiador Gudni Johannesson, que obteve 39,1%. Para muitos analistas, se a campanha durasse mais duas semanas, ela teria vencido, dada a força de sua escalada naquela reta final.
Há pouco mais de um ano, Halla aceitou o convite para ser a CEO do chamado B Team, organização sem fins lucrativos cofundada em 2013 pelo magnata britânico Richard Branson, dono do grupo Virgin, para influenciar outras lideranças empresariais no mundo a conduzir os negócios colocando como meta o bem-estar social e ambiental. Com isso, a islandesa de 51 anos passou a ser uma das cabeças de um movimento que tem pregado incansavelmente que o papel das empresas na sociedade vai além do lucro dos acionistas. Fonte: Eu & Fim de semana/Valor. Continue lendo...
Juro real bate mínima histórica com aposta em queda adicional da Selic
O forte recuo das taxas de mercado aliado à perspectiva de que a inflação seguirá bastante contida, num mundo em desaceleração, derrubou em nosso país os juros reais para suas mínimas históricas. Analistas apontam que parte do movimento se deve a fatores cíclicos e ainda haveria algum espaço para quedas adicionais no curto prazo, mas destacam que este ainda não pode ser considerado um “novo normal” para a economia brasileira.
Cálculo do Valor Data a partir do contrato de swap de juro de 360 dias descontada a projeção de inflação para um ano indica uma taxa de juro real de 1,37%, o nível mais baixo em toda a série histórica iniciada em 2002. Fonte: Valor. Leia mais...
A arte da gestão de carteiras
Há alguns anos, quando José Clemenceau, diretor de parcerias, produtos e operações na Pi, plataforma aberta de investimentos do Santander, começou a trabalhar com investimentos, a regra número um para investidores era a de não colocar os ovos na mesma cesta.
Ou seja, a pessoa deveria diversificar os investimentos para não correr risco em um único ativo. Essa diversificação era possível por meio das chamadas carteiras de investimentos, difíceis de serem montadas por uma pessoa sem experiência no mercado financeiro.
Hoje, com um simples “one click to buy”, o investidor conta com carteiras geridas pelos principais gestores do país, os mesmos que administram fortunas de clientes de private bankings e family offices. Esses gestores possuem equipe própria de analistas, com expertise em diferentes ativos, para apontar o melhor portifólio. Fonte: Valor. Leia mais...
Desempenho do Ibovespa
O Ibovespa fechou a semana encerrada em 27/set com 105.078 pontos, queda de 635 pontos em relação à máxima de 105.713 pontos observada em 10/jul/2019. A tendência primária (longo prazo) do Ibovespa continua em alta. Nos últimos 21 pregões (curtíssimo prazo) a tendência se manteve também em alta.
Veja a seguir o desempenho da bolsa brasileira, medido pelo Ibovespa em pontos, em diferentes intervalos de tempo. Observe que a variação do índice bate a rentabilidade da renda fixa em todos os períodos.
Com o corte da SELIC para 5,5% ao ano ou em menor nível, como esperado pelo mercado, os investidores terão que buscar alternativas com maior risco, caso queiram obter retornos melhores. Para proteger o patrimônio, a renda fixa continua sendo uma boa alternativa, mas para ganhar dinheiro “de verdade” as ações são a melhor opção.
Dentre as alternativas de aplicações com maior risco, as Ações de companhias com qualidade de gestão e desempenho consistente no longo prazo, as chamadas “SABE Campeãs”, trazem excelentes oportunidades de investimentos. Quem não quiser gerenciar risco vai ter que se contentar com algo tipo 0,40% de retorno real ao mês! A mudança do paradigma Renda Fixa X Renda Variável, na nossa opinião, é uma questão de tempo...
O conjunto de estatísticas mostrado ajuda o leitor a perceber os movimentos cíclicos da bolsa brasileira, em especial sobre os que têm (e os que não têm) fundamento técnico. Confira a evolução do “termômetro da bolsa” no gráfico abaixo e perceba as diferenças entre as tendências (linha pontilhada em amarelo) e as volatilidades do Ibovespa no longo prazo (quase cinco anos) e nos últimos 21 pregões:
A SABE não pretende nem se dispõe a ensinar/instruir como investir no mercado de ações nem, muito menos, quais e quando comprar/vender ações: para isso recomendamos consultar a sua Corretora. SABE é o suporte imprescindível para quem já atua neste mercado ou já tomou a decisão de nele participar.
O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações: são 120.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994 e os preços de suas ações ajustadas dos últimos cinco anos.
Conheça o SABE Intelligence, a maneira revolucionária de selecionar empresas de desempenho destacado com a inteligência artificial e tomar decisões de investimentos em ações com maior probabilidade de acerto.
Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa