notícias
Bear market, até quando?
25/07/2022A crise atual exige, antes de qualquer ação, análises cuidadosas. Os mercados financeiros passam por uma combinação de fatores estressantes: o risco de uma recessão nos EUA, a desaceleração da economia chinesa, a alta da inflação no mundo e a Guerra na Ucrânia, com efeito sobre os preços dos combustíveis e dos alimentos. Ou seja, são o território ideal para a análise complexa, tanto na compra quanto na venda de papéis.
Inflação assusta o mercado
18/07/2022Dados da consultoria
Deloitte indicam que 75% da população global teme a alta do custo de vida. Os
preços altos e o achatamento de salários devem alimentar novas ondas de
instabilidade social. O tema foi incluído na agenda dos organismos
internacionais entre os grandes fatores de risco a serem enfrentados pelos
países. A Verisk Maplecroft, empresa de avaliação de risco, prevê que 75 países
devem registrar um aumento no número de protestos até o final do ano.
A bipolaridade do Mercado
11/07/2022O mercado continua bipolar nos movimentos e análises de cenário, dividido entre a expectativa de aperto mais forte dos juros, especialmente nos Estados Unidos, para tentar quebrar a persistência da inflação e fazer retornar para as metas, e a possibilidade de uma recessão global, até pelo efeito dos juros, garantir uma evolução melhor dos preços de commodities, como o petróleo e o minério, ainda que a Europa conviva com ameaça de alta dos custos de energia, pelo impacto da guerra entre Rússia e Ucrânia e os embargos.
Inflação: o principal desafio!!
04/07/2022O Ipea revisou em 0,1 ponto percentual a projeção de inflação para 2022. Segundo os números anunciados pelo órgão, o IPCA vai fechar o ano em 6,6%. Desde janeiro, o indicador oficial de inflação, mensurado pelo IBGE já apresenta alta acumulada de 4,78%. A projeção do Ipea para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a variação do custo de vida médio em famílias com renda de até R$ 6.060 (cinco salários-mínimos), a variação esperada se manteve em 6,3% para o ano.