notícias
Mineração e Siderurgia lideram valorização
26/07/2021A evolução dos preços
das ações Sid Nacional ON (CSNA3), Gerdau PN (GGBR4), Usiminas PNB (USIM5) e
Vale ON (VALE3) confirmam a alta de um “superciclo” de commodities com
valorizações expressivas, tanto em 2021 quanto nos últimos 5 anos, superando
muito de longe o Ibovespa, cuja variação neste ano até o dia 23 de julho foi de
apenas 5,07% e ao longo de 5 anos foi de 119,38%.
IPOs mais seletivos
19/07/2021Diferentemente do que ocorreu no começo do ano, quando houve um volume muito forte de IPOs e follow-ons com preços considerados excessivamente elevados, agora as ofertas parecem mais acessíveis. E a combinação de empresas de maior qualidade e preços mais adequados deve justificar uma demanda mais aquecida em boa parte das operações. As empresas são boas e os preços, mais justos. “No começo do ano, o poder estava nas mãos das empresas; agora, parece que voltou para as mãos dos fundos”, diz um profissional do mercado.
Selic em alta ameaça ação?
12/07/2021Com juros em baixo nível histórico (4,25% aa) o mercado se abriu para renda variável. Até meados da década passada a Selic superava facilmente os 15% ao ano. Era uma festa para os rentistas e uma verdadeira tragédia para o setor produtivo e para o mercado de capitais, que em um mundo de ganhos sem riscos, simplesmente não tinham espaço para se desenvolver. Os tempos da vida fácil das aplicações em renda fixa com alto retorno, baixo risco e alta liquidez, ficaram para trás ou retornarão com a alta da Selic?
Tributar dividendos: um tiro no pé!
05/07/2021Ao optar por investimento em uma empresa, o investidor almeja retorno, que se efetiva por meio da distribuição de dividendos. Esses, por sua vez, têm seu valor afetado pela tributação no lucro e na distribuição. Portanto, surgem três possibilidades: a tributação exclusivamente no lucro ou na distribuição dos dividendos, ou em ambos os casos. A opção por uma dessas formas de extração tributária é uma questão estritamente técnica, e, portanto, deve ser muito bem pensada, sob pena de se tornar “um tiro no pé”.