notícias
O ChatGPT e o Papagaio falante
24/04/2023Para o psicólogo Michal Kosinski estamos enfrentando uma nova ameaça: a IA assumindo o controle das pessoas e de seus computadores. É inteligente, codifica, tem acesso a milhões de potenciais colaboradores e suas máquinas. Kosinski ainda equiparou o que pode acontecer com a IA à pandemia da Covid-19, que parou o mundo há cerca de dois anos.
A Saúde vai mal!!
17/04/2023O segmento de serviços médico-hospitalares do setor de saúde passa por um momento crítico após três anos de pandemia, com investidores se afastando e usuários de convênios médicos sofrendo com descredenciamentos e burocracia. A procura por ações das empresas do setor sofreu uma queda acentuada, enquanto a insatisfação dos usuários de planos de saúde aumenta. Embora as receitas das 11 companhias listadas na B3 tenham tido, de 2020 a 2022, uma taxa de crescimento composto anual (CAGR) de 24,1%, seus resultados líquidos caíram quase 23% usando a mesma medida.
O “voo de galinha” do Varejo
12/04/2023A maioria das companhias listadas na B3 do segmento de varejo enfrenta sérios problemas de liquidez por conta de seus elevados graus de alavancagem financeira, com indicadores superiores a 3 vezes, à exceção de Lojas Renner. Destaques para Maga zine Luiza que está em “alerta vermelho” de alto perigo por falta de caixa (EBITDA negativo) e Via Varejo por ter que levar mais de 800 anos para quitar sua dívida com o mesmo caixa. Há assim uma forte tendência de trajetória tipo “voo de galinha” para o setor daqui para frente.
A teoria da maçã podre
03/04/2023Fazendo uma analogia da teoria da maçã podre com a prática da montagem de carteiras de ações, percebemos uma semelhança ao inverso: uma “ação podre” não necessariamente “infecta” toda a carteira e causa prejuízo ao investidor quando se olha um horizonte de longo prazo. Isto é válido se a carteira, mesmo tendo uma “ação podre” possua também ações de empresas com sólidos fundamentos, podendo salvar a “cesta de maçãs” do investidor.