SABE

notícias

Capitalismo dos Stakeholders vem aí...

27/01/2020

Um ano após o rompimento da barragem de Brumadinho, que deixou 259 mortos e 11 desaparecidos, a Vale conseguiu recuperar a confiança dos investidores. Ao menos junto aos investidores, os danos já foram recuperados. Segundo um renomado analista do mercado, "O mercado financeiro não tem coração, se o papel ficou barato, o investidor compra de novo." Além das 11 famílias que ainda aguardam para poder enterrar seus entes, são vários os relatos de sobreviventes que se queixam falta de assistência da companhia, enfrentam depressão e distúrbios psicológicos, e buscam por justiça. Até hoje, ninguém foi preso ou responsabilizado.

continue lendo -->

Otimismo X Pessimismo: quem ganha?

20/01/2020

Como esperado pelos analistas financeiros, a queda da inflação com a consequente redução da taxa de juros, teve forte impacto na alocação de recursos via mercado de capitais. A queda dos juros vem afetando o mercado em diferentes partes do mundo, com alguns países ocidentais convivendo com taxas de juros negativas, como é o caso da Alemanha, França, Japão e Bélgica.

continue lendo -->

Desafios para o Brasil manter a rota de crescimento

15/01/2020

O desafio daqui para frente não é mais crescimento sem inflação, mas sim crescimento com menos desigualdade social, o que vale não só para o Brasil como para muitos outros países.

continue lendo -->

É hora de privatizar!!

13/01/2020

Vistos pelo prisma das finanças públicas, os recursos da privatização de empresas estatais deveriam servir para reduzir a dívida do governo. Assim fez FHC. Afinal, boa parte dos fundos para criar ou capitalizar essas empresas vem do endividamento público. Utilizá-los em gastos correntes equivaleria à situação da família endividada que vende patrimônio. Não se deveria despendê-los enquanto a dívida onerasse o Orçamento.

continue lendo -->

Brasil: país do futuro até quando?

06/01/2020

Em 2019 o Ibovespa subiu 31,6% , saindo de 87.887 pontos em dezembro de 2018 para 115.645 pontos no fechamento de 30/12/2019. O Índice das Small Caps (SMLL) terminou o ano com alta de 58,2% e o Índice Dividendos (IDIV) fechou o ano com alta de 45,2%, ambos bem acima do Ibovespa. Percebemos assim que a forte demanda dos brasileiros por ativos de mais risco foi um motor para as altas.

continue lendo -->

SABE Alerta

Assine e tenha acesso às melhores informações
para fundamentar suas decisões de investimentos em ações.