Infraestrutura no Brasil interessa a estatais estrangeiras

SABE

notícias

voltar

Infraestrutura no Brasil interessa a estatais estrangeiras

21/06/2019

De acordo com matéria publicada em 14/06/2019 no caderno Eu & Fim de Semana do jornal Valor, o desenho do setor de infraestrutura no Brasil tem ganhado novo contorno, com a maior presença de estatais estrangeiras em concessões, parcerias público-privadas (PPPs) e obras.

Em cinco anos, mais de R$ 120 bilhões foram gastos por companhias internacionais em aquisições, fusões ou pagamento de outorgas. Esse movimento vai crescer. Boa parte dos investimentos é liderada por estatais chinesas, mas elas estão longe de ser as únicas nesse processo. Companhias cujos acionistas relevantes são os governos da Espanha, França, Itália, Alemanha e Colômbia reforçam seu posicionamento no mercado brasileiro de infraestrutura, o maior da América Latina. (Fonte: Eu & Fim de Semana – Valor). Leia mais...

Para facilitar a compreensão deste movimento, reunimos na tabela abaixo as principais aquisições realizadas:

Segundo Robert Rockman, autor da matéria, o resultado é reflexo de seis fatores:

1)  crise fiscal;

2)  desdobramentos da Operação Lava-Jato, que reduziu o poder de fogo de grandes grupos nacionais e eliminou a barreira de ingresso de empresas internacionais no Brasil;

3)  escassez de negócios em países cujo mercado de obras está maduro;

4)  taxa de retorno de empreendimentos no Brasil em um momento de liquidez internacional;

5)  declínio de estatais brasileiras, que endividadas têm vendido ativos e reduzido presença na economia com 200 milhões de consumidores;

6)  transição para uma economia de baixo carbono, que destaca o Brasil, líder em agricultura e energia renovável.

Na década de 70, o setor público e as estatais investiam 5% do PIB no Brasil. Hoje esse percentual caiu drasticamente. Para o ex-ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, "O mercado de infraestrutura passou por grandes transformações, com estatais endividadas, grupos privados com dificuldades e a política de financiamento do BNDES com subsídios para projetos com taxas de retorno abaixo do previsto colocada em xeque. Esse vácuo vem sendo preenchido com diversos atores, entre eles estatais estrangeiras em segmentos estratégicos".

Já o ex-presidente da Alstom e do conselho de administração da Eletrobras José Luiz Alquéres tem ressalvas. "Existe uma grande liquidez no mundo, e essas grandes estatais estrangeiras têm acesso a capital muito mais barato do que as empresas brasileiras. Muitas delas estão em países com taxas de juros negativos. Assim investir num setor regulado no Brasil onde podem ganhar em termos reais 6% a 10% ao ano é um grande negócio. Para elas, o risco é pequeno e a modernização que trazem nem sempre é expressiva. Já até se brinca dizendo que o que chamam de ’best practices’ nos seus países de origem já se considera ’past practices’", diz Alquéres.

Se algum dia você se perguntou como os gestores de investimentos conseguem ser tão bem-sucedidos, procure saber quais são suas fontes de informação. SABE Intelligence é o benchmark que deve complementar suas fontes e ferramentas de análise para assegurar maior probabilidade de acerto nas decisões de investimentos em ações.

Assine agora o SABE Intelligence, o relatório que auxiliará você na montagem ou avaliação de uma carteira de ações alinhada ao seu perfil, oferecendo maiores chances de melhores retornos.

Por menos que R$1,00 (isso mesmo, um real !!!) por dia você terá em mãos a solução pioneira desenvolvida pela SABE | Inteligência em Ações da Bolsa, uma empresa que se dedica ao negócio de informações financeiras empresariais desde 1995.

SABE Intelligence


O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações. São 120.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994 que, junto com os preços de suas ações ajustadas dos últimos cinco anos permitem à nossa equipe elaborar relatórios técnicos com informações seguras para investidores e profissionais do mercado.

Acompanhe os artigos técnicos publicados no Blog SABE e conheça o SABE Intelligence, a maneira revolucionária de selecionar empresas com desempenho destacado com suporte da IA e tomar decisões de investimentos em ações com maior probabilidade de acerto.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa

Comentários