“Só espero que isso de ter que estudar e trabalhar o dia todo me faça um dia estar em Cancun, esbanjando glamour, e tomando banho numa piscina de dinheiro” Autor Anônimo
A Multiplus foi criada em Jun/2009 como uma unidade de negócios do Grupo TAM e em Out/2009 foi constituída legalmente como uma operação independente. Em Fev/2010, passou a ser listada na bolsa e hoje é uma empresa subsidiária da TAM S.A., que detém 72,74% de suas ações.
A companhia iniciou suas atividades assumindo a operação de acúmulo e resgate de pontos, bem como a venda de pontos a parceiros comerciais, que antes ?cavam sob a responsabilidade da TAM. A TAM, por sua vez, permaneceu responsável pela emissão de passagens-prêmio e pela de?nição das regras do TAM Fidelidade, a exemplo de número de pontos tanto acumulados por voo quanto necessários para resgate de passagens-prêmio, além da classi?cação dos clientes por categorias.
O estabelecimento de uma coalizão a partir de um frequent ?yer program potencializou as vantagens da rede ao reunir em um mesmo sistema de pontos consumidores com comportamento de recompra (frequent shoppers) e clientes assíduos de companhias de transporte aéreo (frequent ?yers).
Atualmente a rede é composta por 316 parceiros e reúne perto de 15 milhões de participantes, que podem ganhar pontos Multiplus direta ou indiretamente (por meio da transferência do programa de um parceiro) em mais de 13 mil estabelecimentos comerciais. Além disso, é possível resgatar pontos por mais de 550 mil opções de produtos e serviços dos principais varejistas e marcas do mercado brasileiro, além de passagens aéreas para 1.000 destinos em 150 países em que a LATAM e as companhias aéreas membro da oneworld voam. (Fonte: Empresa).
Veja agora o que o nosso Banco de Dados SABE tem a mostrar sobre a Multiplus: “Radar de Desempenho Econômico-Financeiro de 2011 a 2015, agora inovando com informações sobre Distribuição do Valor Adicionado (DVA), a comparação 1S2015 X 1S2016” e o desempenho em bolsa das ações MPLU3 (MULTIPLUS ON).
De 2011 a 2015 a Multiplus obteve um desempenho com crescimento consistente (CAGR na faixa de 11% aa) de receitas e de resultados (intermediários e final), com forte crescimento (48%) de lucro de 2014 para 2015. Além disso, conseguiu fazer uma redução significativa de seu endividamento líquido nesse período, com destaque para a queda dessa dívida em 84% de 2014 para 2015. A novidade agora é para a distribuição de valor adicionado (DVA) para seus stakeholders que cresceu com taxa composta no período quase 9% ao ano atingindo R$866 milhões em 2015.
Na comparação do 1S2015 versus 1S2016, a companhia teve um crescimento de patrimônio líquido e obteve um crescimento elevado de geração de caixa (medido pelo EBITDA) e de lucro, mesmo com aumento pequeno da receita de apenas 1,34%; manteve também a diminuição do endividamento líquido, além de crescer seu DVA próximo a 20% do 1S2015 para o 1S2016. Veja a seguir como foi o desempenho ações MPLU3 (MULTIPLUS ON).
De 30/Set/2011 a 05/Ago/2016 a ação MPLU3 teve uma valorização de 144,40%. A cotação ajustada de fechamento do papel saiu de R$18,02 e chegou a R$44,04 no final do período (coincidentemente a cotação máxima foi de R$44,04 em 05/Ago/2016 e a mínima de R$18,02 em 30/Set/2011). No mesmo intervalo de tempo o Ibovespa subiu 10,20%.
COMENTÁRIOS FINAISA Multiplus pertence ao setor de Serviços Financeiros que possui 15 companhias listadas na bolsa. Em 2015 a empresa foi a 4ª colocada por receitas (atrás de Porto Seguro, Sul América e Cielo) com 4,68% de market-share (R$2,3 bilhões) que cresceu 24% em relação ao ano anterior e ocupou a 7ª posição por resultado líquido com lucro de R$480 milhões, subindo quase 48% em relação a 2014 (R$325 milhões).
A Administração da companhia informa em seu relatório de desempenho do 1S2016, que o 2º trimestre de 2016 foi marcado pelo Lucro Líquido recorde, que atingiu R$ 136,5 milhões, 25% maior quando comparado com o mesmo trimestre do ano anterior. As margens mostraram expansão significativa, devido a eficiente utilização do CRM, maximizando o novo modelo de transfer price, e boa gestão de despesas operacionais. No final de Jun/2016 a empresa contou com 15,1 milhões de participantes, um crescimento de 14% quando comparado ao 2º trimestre de 2015, e ampliou sua rede de coalizão com novas parcerias atrativas.
Cabe um destaque para o aplicativo mobile que se torna cada vez mais um forte canal de resgate de prêmios. No final de Jun/2016 a empresa registrou cerca de 1,1 milhão de usuários, um crescimento de 18% em relação ao último dia do trimestre anterior e um crescimento de 123% em relação a Jun/2015. No total foram resgatados aproximadamente 172 milhões de pontos Multiplus por meio do aplicativo, um crescimento de 215% em relação ao mesmo período do ano passado. (Fonte: Release de Resultados 1S2016).
A SABE Consultores tem o propósito de “organizar informações financeiras sobre as empresas brasileiras e torná-las acessíveis e úteis” e acredita que as empresas vencedoras e que vieram para ficar são as que criam valor para TODOS os seus stakeholders. Manteremos você atualizado com novas informações extraídas do nosso Banco de Dados SABE.
Aproveite para deixar o seu comentário ao final desta página sobre a Multiplus. Luiz Guilherme Dias é Sócio-Diretor da SABE Consultores, Consultor de Empresas e Conselheiro Certificado.