"O melhor termômetro para medir a saúde de uma economia são as suas empresas." Carta de Exame de 17/Fev/2016.
No prefácio da edição brasileira do livro “Capitalismo Consciente – Como libertar o espírito heroico dos negócios” (John Mackey e Raj Sisodia – HSM Editora), Flávio Rocha, CEO das Lojas Riachuelo, aborda a importância do conceito de propósito de uma companhia relacionado à sua missão, o que dá sentido à sua existência. De acordo com esta linha de pensamento “acreditar que uma empresa existe somente para lucrar é como afirmar que todo o objetivo do ser humano se limita a comer”. Na Riachuelo o propósito é “tornar mais larga a porta de entrada da moda para milhões e milhões de pessoas”.
Na mensagem “Construindo uma Empresa” contida no e-book “Histórias de Encantamento – A nossa razão de ser” (http://bit.ly/20zDdHP), José Galló, CEO das Lojas Renner, destaca que nos anos 90 um grupo de pessoas recebeu a missão de reposicionar a companhia no mercado construindo uma empresa que realmente fosse diferente. Para esse grupo a missão deveria não apenas satisfazer as necessidades e os desejos de seus clientes, e sim exceder, superar as expectativas dos consumidores. Daí surgiu o propósito das Lojas Renner com uma palavra que simbolizava essa atitude: ENCANTAMENTO. Assim, para a Renner a “missão maior é fazer as pessoas, cada uma na sua função, serem felizes, na certeza de que pessoas felizes, que encantam clientes, produzirão resultados que encantarão acionistas e a sociedade em que vivemos”.
Este artigo é o 1º da temporada de balanços de 2015 sobre a Lojas Renner. Em Out/2015 publicamos um artigo sob o título “Lojas Renner: exemplo de expansão de atuação local para nacional” mostrando o perfil da companhia: mais de 350 pontos de venda, presente nas 5 regiões do país, com mais de 17 mil colaboradores. Em 2014, sua marca foi considerada a 9ª mais valiosa no varejo da América Latina, a 3ª no setor de vestuário na América Latina, e 1ª no setor de vestuário no Brasil, segundo a Interbrand. Este artigo mostrou também a comparação de indicadores financeiros dos 9M2014 contra os 9M2015.
As duas empresas citadas (Riachuelo e Renner) pertencem ao setor de varejo que encerrou atividades de 80 mil lojas em 2015, representando um aumento de 52% em relação a 2014, ano em que 53 mil estabelecimentos fecharam as portas. Os números englobam as grandes redes, das quais seis empresas fecharam 153 unidades: Walmart, Ponto Frio, Casas Bahia, Extra, Marisa e C&A.
Veja agora o que o nosso Banco de Dados SABE tem a mostrar sobre a evolução de receitas e resultados da Renner de 2006 a 2015, sobre o “Radar” de informações e indicadores financeiros de 2011 a 2015 e também como foi o desempenho em bolsa das ações LREN3 (Lojas Renner ON) nos últimos 4 anos.
A Renner vem mostrando desempenho crescente e consistente nos últimos 10 anos. A taxa de crescimento anual composta (CAGR) no período de 2006 a 2015 foi de: Receitas Líquidas (15,65% aa) e Resultados Líquidos (19,34% aa).
De 2011 a 2015 a Renner apresentou um desempenho crescente tanto em termos patrimoniais quanto de resultados. De forma idêntica a companhia oferece margens e rentabilidades com bom desempenho no período. O endividamento da empresa cresceu com taxa anual acumulada (CAGR) de 14% compatível com o crescimento das contas e na relação dívida/PL manteve-se equilibrado alcançando o menor nível em 2015.
A SABE Consultores tem o propósito de compartilhar informações úteis e atualizadas sobre as empresas brasileiras com professores, universitários, contadores e investidores individuais. Manteremos você atualizado, como de costume, com novas informações extraídas do nosso Banco de Dados SABE.Aproveite para deixar o seu comentário ao final desta páginao sobre o desempenho da Lojas Renner dentro do atual cenário de recessão econômica que está impactando todos os setores da economia, em particular o do Varejo.
Luiz Guilherme Dias é Sócio-Diretor da SABE Consultores, Consultor de Empresas e Conselheiro Certificado.