“V” ou “Não-V”: eis a questão!

SABE

Blog

voltar

“V” ou “Não-V”: eis a questão!

06/07/2020

“Parece que nós começamos o retorno em formato de ‘V’. E agora tem uma fixação muito grande de qual vai ser a letra do formato da recuperação. A gente consegue ver, num 1º momento, que a queda em relação a 2008 foi muito mais rápida, mas que a volta também está muito mais rápida”

Roberto Campos Neto – Presidente do Banco Central do Brasil

Retomada em “V”

Segundo notícia publicada pelo site Forbes, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o Brasil segue resistente, resiliente e com sinais vitais diante da pandemia de Covid-19 e deve surpreender positivamente, mas alertou que a retomada da economia vai depender das medidas e ações que serão tomadas daqui para frente.

“Caímos rápido, e a volta depende de nós mesmos. Falo em (retomada em) V porque os sinais vitais da economia brasileira estão mantidos, mas evidentemente, dependendo de nossa reação por ser um U ou vira um L”, disse Guedes. Prefiro trabalhar com V, pode ser meio torto, com subida um pouco mais devagar, acrescentou Paulo Guedes. Segundo o ministro, essa retomada depende da aprovação de reformas, de novos marcos regulatórios e de medidas para atrair investimentos e abrir a economia. Leia mais...

Se olharmos a evolução mensal do Ibovespa em 2020, podemos dizer que o 1º semestre se comportou como um “V” meio torto, como mostra o gráfico abaixo. Resta saber em que formato a economia fará sua retomada. Só o tempo dirá...


O momento atual da COVID-19

O Brasil soma 1.579.837 casos confirmados de Covid-19 e 64.383 mortes por coronavírus confirmadas até as 13h do domingo (5 de julho), aponta um levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. Fonte: G1. Leia mais...

Notícias relevantes

A seguir um clipping de notícias consideradas relevantes por nossa equipe, visando auxiliar o leitor a compreender o recorrente “quebra-cabeças” do mercado de capitais brasileiro.


Desempenho do Ibovespa

O Ibovespa encerrou a última semana no dia 3 de julho registrando 96.765 pontos, apresentando uma queda de 22.762 pontos (ou 19% em moeda local) em relação à máxima de 119.527 pontos observada em 23/jan/2020. Na ano o Ibovespa está caindo 16,3%. Com a expectativa de forte queda nos números dos balanços do 2º trimestre, se o índice fechar 2020 com 85 mil pontos, a queda em relação à 2019 (quando o índice teve alta de 32%) será de 26%. Quem viver verá...

A tendência primária (longo prazo) do Ibovespa continua em alta, mesmo com a elevada volatilidade e incerteza do momento, tanto no plano econômico quanto no político. No curtíssimo prazo (últimos 21 pregões) a tendência continua em alta.

Veja a seguir o desempenho da bolsa brasileira, medido em pontos pelo Ibovespa e pelos índices das carteiras B3 de Dividendos (IDIV), Small Caps (SMLL) e Sustentabilidade (ISE), em diferentes intervalos de tempo. Observe que, mesmo com a queda provocada pela onda de pânico com a Covid-19, no longo prazo, à exceção do ISE, a variação dos índices supera de longe a renda fixa. Agora, com a Selic em 2,25% aa, a renda variável passa a ser a protagonista do mercado, como prevíamos há dois anos neste blog.

O conjunto de estatísticas mostrado ajuda o leitor a perceber os movimentos cíclicos da bolsa brasileira, em especial sobre os que têm (e os que não têm) fundamento técnico. Perceba a melhora das variações dos 4 índices no médio e curto prazo.


Confira a evolução do “termômetro da bolsa” no gráfico abaixo e perceba as diferenças acentuadas entre as tendências (linha pontilhada em amarelo) e as volatilidades do Ibovespa no longo prazo (cinco anos) e no curtíssimo prazo (últimos 21 pregões):

Conheça o SABE Intelligence e o SABE Portfolio e aprimore o desempenho da sua Carteira de Ações

Estamos aqui para auxiliá-lo a selecionar empresas de alta qualidade, que criam valor para todos os seus stakeholders, com nossos relatórios SABE Intelligence e SABE Portfolio. Conte conosco!

Dentre as alternativas de aplicações com maior risco, as Ações de companhias com qualidade de gestão e desempenho consistente no longo prazo, as chamadas “SABE Campeãs”, trazem excelentes oportunidades de investimentos.

TERMO DE RESPONSABILIDADE (DISCLAIMER)

A SABE não pretende nem se dispõe a ensinar/instruir como investir no mercado de ações nem, muito menos, quais e quando comprar/vender ações: para isso recomendamos consultar a sua Corretora. SABE é o suporte imprescindível para quem já atua neste mercado ou já tomou a decisão de nele participar.

O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações: são mais de 150.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994. Além disso produzimos uma verdadeira “enciclopédia” sobre as companhias listadas na B3 com mais de 400 newsletters, entre blogs semanais e alertas ao mercado.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa


Quer monitorar GRATUITAMENTE o desempenho da sua carteira de ações?

Conheça nosso APP:

SABE Invest - Google Play  SABE Invest - App Store



Comentários