Turismo – Desempenho medíocre com alto endividamento!

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Turismo – Desempenho medíocre com alto endividamento!

14/06/2018

No Brasil, a participação direta do turismo na economia foi de US$ 56,8 bilhões em 2016, o equivalente a 3,2% do PIB. Já a contribuição total do setor foi de US$ 152,2 bilhões, 8,5% do PIB Nacional. A WTTC (World Travel & Tourism Council) estima um crescimento de 3,3% até 2027, chegando à contribuição total do setor na economia em 9,1% do PIB, o equivalente a US$ 212,1 bilhões.

Quanto ao nível de emprego no país, segundo dados da WTTC, o setor gerou mais de 7 milhões de empregos em 2016, o que representa 7,8% do emprego total. Devido à crise econômica e ao aumento do desemprego nacional, houve uma redução do nível de empregos nos anos de 2015 e 2016. (Fonte: Plano Nacional de Turismo 2018-2022)

O Setor de Lazer, Turismo e Hotelaria é composto por apenas quatro companhias abertas com ações na bolsa. Segundo os números dos balanços de 1T2018, somente duas companhias tiveram lucro: CVC e Time for Fun. O setor como um todo teve um lucro acumulado no 1T2017 de R$ 57 milhões contra um lucro acumulado no 1T2018 de R$ 52 milhões, queda de pouco mais de 8%.

Duas companhias detêm 92% das receitas: CVC com 61% e Time for Fun com 31%. O total das receitas no 1T2017 foi de R$ 489 milhões contra R$ 632 milhões no 1T2018, representando um aumento nominal de 29,4%. O maior crescimento em vendas no 1T2018 contra igual período em 2017 foi da Time for Fun, cujas receitas subiram 41%.

De modo geral, o desempenho como um todo das companhias abertas do Setor de Lazer, Turismo e Hotelaria foi medíocre: embora as receitas tenham crescido 29% e o EBITDA 14%, os lucros encolheram 8%. A alavancagem financeira medida pela relação anualizada dívida/EBITDA subiu 20%, atingindo o elevado nível de 6,3x no 1T2018. O ROE (retorno do acionista) anualizado caiu 3,7 pontos percentuais, e alcançou 18% no 1T2018.

·  Comparação do Desempenho do 1T2018 X 1T2017

A única companhia que teve queda de receitas foi a SPTuris (-7%), enquanto que o aumento mais expressivo de vendas ficou com a Time for Fun (+41%). O aumento expressivo de EBITDA também veio da Time for Fun (+32%). Com relação às maiores variações de lucros, somente CVC teve seu lucro aumentado (+22%).

Quanto ao endividamento, observamos redução expressiva da dívida líquida absoluta da SPTuris (-15%) e Time for Fun (-22%). Entretanto, sob a ótica do nível da relação anualizada dívida/EBITDA, destacamos que somente Time for Fun teve queda de 41%; CVC e Hoteis Othon aumentaram o grau de endividamento em 33% e 58%, respectivamente, sendo que a segunda apresentou um nível de dívida extremamente elevado, de 32 vezes, no 1T2018.

·  Destaques Positivos e Negativos

Pela comparação dos números dos balanços do 1T2018 versus 1T2017, o destaque positivo é atribuído à Time for Fun pelo seu bom desempenho: crescimento da receita (+31%), queda do lucro (-16%), aumento da geração de caixa medida pelo EBITDA (+32%) e pela forte redução da alavancagem financeira (-41%).

O destaque negativo é atribuído à Hoteis Othon por conta dos prejuízos recorrentes e dos passivos a descoberto nos dois trimestres analisados, com deterioração das suas margens e retornos.


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Luiz Guilherme Dias
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