Transição civilizada e suave

SABE

Blog

voltar

Transição civilizada e suave

19/11/2018

“Nós estamos conduzindo uma transição muito civilizada, muito suave e muito tranquila para que o novo governo possa conhecer tudo o que foi feito no nosso governo e aquilo que se deva ser feito”

Michel Temer –Presidente da República do Brasil

A equipe responsável pela transição atua no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília e diariamente faz reuniões com integrantes do atual governo. Entre as pessoas que atuam no gabinete de transição estão o vice-presidente eleito general Hamilton Mourão e os futuros ministros Paulo Guedes (Economia), Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Tereza Cristina (Agricultura). Fonte: G1. Leia mais...

No último dia 15/nov encerrou o prazo para as companhias listadas na bolsa publicarem seus resultados referentes ao terceiro trimestre de 2018. Pelos nossos cálculos, nos primeiros nove meses de 2018, os lucros tiveram crescimentos bem expressivos de mais de 69% quando comparados com igual período de 2017.

O Ibovespa fechou a semana com 88.072 pontos tendo variação positiva de 2,91%. Nos últimos 22 pregões o Ibovespa subiu 3,06%. No acumulado de 2018, a valorização do índice segue em expressivos +15,27%, empatando com uma renda fixa muito bem remunerada. No curto prazo a bolsa continua “andando de lado”, com tendência de alta.

Desde o pico histórico de 20/mai/2008 de 73.516 pontos até o pico de 26/fev/2018 de 87.652 pontos, percebemos um aumento nominal de 19% (em pontos) e uma queda de 39% em US$, refletindo o cenário ruim que a economia do país enfrentou em 2018.

Veja a seguir o desempenho da bolsa brasileira medido pelo Ibovespa em pontos, em diferentes intervalos de tempo.


Continuamos acreditando que, com a SELIC no patamar de 6,5% ao ano, os investidores terão que buscar alternativas com maior risco, caso queiram obter retornos melhores. Para proteger o patrimônio, a renda fixa continua sendo uma boa alternativa, mas para ganhar dinheiro de verdade as ações são a melhor opção. Ocorrendo aumento dos juros em 2019, a busca por melhores retornos se tornará mais técnica e seletiva.

Como lembra o economista Lionel Robbins, “expectativas equivocadas estimulam investimentos inapropriados”. Dentre as alternativas de aplicações com maior risco, as Ações de companhias com gestão de qualidade e desempenho consistente no longo prazo, as chamadas “SABE Campeãs”, trazem excelentes oportunidades de investimentos. Quem não quiser gerenciar risco vai ter que se contentar com 0,50% de retorno ao mês! A mudança do paradigma Renda Fixa X Renda Variável, na nossa opinião, é uma questão de tempo...

O conjunto de estatísticas mostrado ajuda o leitor a perceber os movimentos cíclicos da bolsa brasileira, em especial sobre os que têm (e os que não têm) fundamento técnico. Confira a evolução do “termômetro da bolsa” no gráfico abaixo e perceba agora a semelhança entre as tendências de alta e as volatilidades do Ibovespa no longo prazo (quase cinco anos) e nos últimos 22 pregões:

Desempenho do Ibovespa no Longo Prazo e em 22 pregões 

Fonte: APLIGRAF I Elaboração: SABE©


Veja agora o que o SABE Alerta da semana passada publicou sobre o desempenho das empresas nos nove primeiros meses de 2018.

Resultados dos 9 Meses de 2018 das Empresas animam!


A SABE não pretende nem se dispõe a ensinar/instruir como investir no mercado de ações nem, muito menos, quais e quando comprar/vender ações: para isso recomendamos consultar a sua Corretora. SABE é o suporte imprescindível para quem já atua neste mercado ou já tomou a decisão de nele participar.

Promo SABE Intelligence


O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações: são 120.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994 e os preços de suas ações ajustadas dos últimos cinco anos.

Conheça o SABE Intelligence, a maneira revolucionária de selecionar empresas saudáveis com a inteligência artificial e tomar decisões de investimentos em ações com maior probabilidade de acerto.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa

Comentários