Só sei que nada sei... (Sócrates)

SABE

Blog

voltar

Só sei que nada sei... (Sócrates)

22/06/2020

“Não sabemos quando, como ou mesmo se uma vacina ou alguma outra solução permitirá controlar plenamente a pandemia. Não sabemos como será o caminho da recuperação econômica. Não sabemos a gravidade do impacto que a pandemia acabará tendo no comércio exterior, nas políticas de comércio exterior e nas relações internacionais"

Martin Wolf, editor e principal analista econômico do FT

Só sei que nada sei...

Segundo a Wikipédia, a frase “Só sei que nada sei” por vezes chamada de paradoxo socrático, é um dizer muito conhecido derivado da narrativa de Platão sobre o filósofo Sócrates. A frase indica que é sábio conhecer a dimensão da ignorância própria, querendo dizer também que quanto mais aprendemos, mais se tem para descobrir.

Seguindo essa reflexão, vale a pena ler a matéria Resposta à pandemia leva países a se endividar mais, publicada no Valor e “clippada” abaixo, que ilustra claramente o “rodamoinho” em que estamos metidos e que, aparentemente não nos levará a lugar algum. Realmente sem uma mudança tipo “Capitalismo de Stakeholders” vai ser muito difícil mudar o rumo e o sentido da economia mundial.

De acordo com o artigo citado, “ vários economistas - entre eles Atif Mian, Ludwig Straub e Amir Sufi - vêm afirmando que as crises financeiras não são a única ameaça representada pelos altos níveis de endividamento em relação ao PIB. Dívidas muito grandes também são um problema para o crescimento econômico porque os tomadores que pagam os juros e os emprestadores que os recolhem usam o dinheiro de maneiras diferentes.

APP SABE INVEST


Os tomadores tendem a ser menos ricos, de modo que quando eles recebem dólares a mais, eles tendem a gastá-los. Isso cria demanda e estimula os investimentos para atender essa demanda. Os emprestadores geralmente são os ricos, ou governos de países com excedente de poupança como a Alemanha e a China.

Esses emprestadores tendem a poupar os dólares que recebem - contribuindo para a fartura de poupança global, em vez de estimular a demanda ou os investimentos. Isso tem o efeito de derrubar as taxas de juros, o que encoraja a tomada de mais empréstimos. E assim o ciclo continua: endividamento em alta, demanda e crescimento em queda”.

O momento atual da COVID-19

De acordo com informações do site G2, o Brasil tem 50.182 mortes por coronavírus confirmadas até as 13h de domingo (21 de junho), aponta um levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

A marca das 50 mil vítimas foi ultrapassada pouco mais de três meses depois da 1ª morte, ocorrida na cidade de SP. Desde então, a doença se alastrou pelo país e, atualmente, avança pelo interior. O Brasil é o 2º país do mundo com mais casos e mortes por coronavírus, atrás apenas dos Estados Unidos, segundo um levantamento da Universidade Johns Hopkins.

Notícias relevantes

A seguir um clipping de notícias consideradas relevantes por nossa equipe, visando auxiliar o leitor a compreender o recorrente “quebra-cabeças” do mercado de capitais brasileiro.


Desempenho do Ibovespa

O Ibovespa encerrou a última semana no dia 19 de junho registrando 96.572 pontos. O índice apresentou uma queda de 22.955 pontos (ou 19,2% em moeda local) em relação à máxima de 119.527 pontos observada em 23/jan/2020. Na ano o Ibovespa está caindo 16,5%.

A tendência primária (longo prazo) do Ibovespa continua em alta, mesmo com a elevada volatilidade e incerteza do momento, tanto no plano econômico quanto no político. No curtíssimo prazo (últimos 21 pregões) a tendência continua em leve alta.

Veja a seguir o desempenho da bolsa brasileira, medido em pontos pelo Ibovespa e pelos índices das carteiras B3 de Dividendos (IDIV), Small Caps (SMLL) e Sustentabilidade (ISE), em diferentes intervalos de tempo. Observe que, mesmo com a queda provocada pela onda de pânico com a covid-19, no longo e no médio prazo, à exceção do ISE, a variação dos índices supera de longe a renda fixa. Agora, com a Selic em 2,25% aa, a renda variável passa a ser a protagonista do mercado, como prevíamos há dois anos neste blog.

O conjunto de estatísticas mostrado ajuda o leitor a perceber os movimentos cíclicos da bolsa brasileira, em especial sobre os que têm (e os que não têm) fundamento técnico. Perceba a melhora das variações dos 4 índices no médio e curto prazo.


Confira a evolução do “termômetro da bolsa” no gráfico abaixo e perceba as diferenças acentuadas entre as tendências (linha pontilhada em amarelo) e as volatilidades do Ibovespa no longo prazo (cinco anos) e no curtíssimo prazo (últimos 21 pregões):


Conheça o SABE Intelligence e o SABE Portfolio e aprimore o desempenho da sua Carteira de Ações

Estamos aqui para auxiliá-lo a selecionar empresas de qualidade, que criam valor para todos os seus stakeholders, com nossos relatórios SABE Intelligence e SABE Portfolio. Conte conosco!

Dentre as alternativas de aplicações com maior risco, as Ações de companhias com qualidade de gestão e desempenho consistente no longo prazo, as chamadas “SABE Campeãs”, trazem excelentes oportunidades de investimentos.

SABE Intelligence


TERMO DE RESPONSABILIDADE (DISCLAIMER)

A SABE não pretende nem se dispõe a ensinar/instruir como investir no mercado de ações nem, muito menos, quais e quando comprar/vender ações: para isso recomendamos consultar a sua Corretora. SABE é o suporte imprescindível para quem já atua neste mercado ou já tomou a decisão de nele participar.

O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações: são 140.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994. Além disso produzimos uma verdadeira “enciclopédia” sobre as companhias listadas na B3 com mais de 400 newsletters, entre blogs semanais e alertas ao mercado.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa


Quer monitorar GRATUITAMENTE o desempenho da sua carteira de ações?

Conheça nosso APP:

SABE Invest - Google Play  SABE Invest - App Store


Comentários