SABE por que a ação da Oi tem potencial de compra?

SABE

notícias

voltar

SABE por que a ação da Oi tem potencial de compra?

05/09/2019

A Oi é uma concessionária de serviços de telecomunicações do Brasil. É a maior operadora de telefonia fixa e a 4ª maior operadora de telefonia móvel do Brasil, sendo também a 3ª maior empresa do setor de telecomunicações na América do Sul.

Formada a partir da privatização do Sistema Telebrás em 1998, a Oi herdou grande parte do sistema de telefonia fixa existente no Brasil até então, sobretudo após a aquisição da Brasil Telecom. No total, a Oi possui concessões para a oferta de serviços de telefonia fixa em 25 estados brasileiros, além do Distrito Federal, atuando também através de autorizações nas regiões atendidas pela Vivo, Algar Telecom e Sercomtel.

A Oi busca se reerguer há três anos, quando fez o maior pedido de recuperação judicial da história brasileira, com dívidas de 65,4 bilhões de reais. Mesmo assim, o mês de ago/2019 foi um dos mais atribulados para a companhia desde então.

Nesse período, a companhia negociou com milhares de credores para cortar 35 bilhões de reais de sua dívida e realizou uma capitalização no início do ano para levantar 4 bilhões de reais. Além disso, planeja levantar 7 bilhões de reais com vendas de ativos considerados não essenciais para investir, principalmente, na expansão da cobertura de redes 4G e 4,5G e em sua infraestrutura de fibra ótica.

A equipe de análise de um importante banco brasileiro revisou para compra a recomendação para as ações da Oi (OIBR3). O preço-alvo de R$ 1,80 sugere um potencial de valorização de aproximadamente 50%. Os analistas argumentam que, desde o resultado ruim do 2º trimestre de 2019, uma pressão generalizada desencadeou uma mudança de postura do meio político sobre a necessidade de avanço do projeto de lei da reforma das telecomunicações. Especulação ou Investimento?

Veja a seguir a situação econômico-financeira da Oi com informações contábeis dos últimos cinco anos e do último balanço publicado, obtidas do Banco de Dados do SABE Ensina.

Com o SABE Ensina, o professor pode auxiliar o aluno a entender a diferença entre especular (ou apostar) e investir olhando o longo prazo. A especulação financeira não é crime, mas sim um jogo no qual os players mais bem inseridos no mercado e que buscam lucros altos no curto prazo tiram vantagem da euforia econômica. Não deve ser praticada por iniciantes ou por quem busca formação de patrimônio no longo prazo: o verdadeiro investidor!

Com o SABE Ensina a IES melhora sua pontuação junto ao MEC, o professor prepara suas aulas com exercícios práticos, trabalhos em grupo e estudos de casos reais e o aluno fica melhor capacitado comas habilidades exigidas pelo mercado de trabalho.

Assine o SABE Ensina e aproveite os descontos e bônus que estamos oferecendo. Mande agora mesmo um e-mail para faleconosco@sabe.com.br e solicite uma proposta exclusiva para participantes do Grupo de WhatsApp *SABE Ensina News*.

Luiz Guilherme Dias
Quem SABE Ensina Melhor!

Comentários