“Pivotar” é preciso!!

SABE

Blog

voltar

“Pivotar” é preciso!!

27/07/2020

“Conforme mais investidores incorporam critérios de ESG em suas tomadas de decisão, esses benefícios se tornarão cada vez mais aparentes. Isso enviará um sinal claro de que abordar a sustentabilidade não é apenas bom para a sociedade e o planeta, mas também é indispensável aos negócios”

Rodolfo Spielmann, Head of Latin America do Canadian Pension Plan (CPP) Investments

“Pivotar” é preciso!

Na gíria do mundo digital, “pivotar” significa dar uma guinada no rumo de um negócio que não está tendo o sucesso esperado, com base na própria experiência adquirida com ele. A palavra “pivotar” é um neologismo derivado do verbo em inglês “to pivot”, que significa girar.

APP SABE INVEST


A ilustre professora e consultora Betania Tanure faz uma interessante advertência em sua coluna publicada no Valor Econômico de 23 de julho, sobre os riscos de resistir às transformações que estamos vivendo no nível individual, organizacional e social, dizendo “Não se esconda no coletivo. Não faça ‘de qualquer jeito’ sob o argumento de que o ambiente é complexo ou é preciso ser ágil. Você tem, individualmente, seu espaço de ação e de conciliação, responsabilidade, profundidade de análise, agilidade, colaboração e accountability, estruturação responsável e flexibilidade para “pivotar” sempre que necessário”. Leia mais...

Trazendo esta reflexão para o mundo dos investimentos, chamamos a atenção para a importância da adoção de critérios ESG (ambientais, sociais e de governança) nas decisões sobre alocação de recursos em ativos financeiros, em particular ações de companhias listadas na bolsa.

Segundo a Morningstar empresa líder no fornecimento de pesquisa independente de investimentos, vários estudos associaram melhores práticas de ESG a melhores retornos financeiros. O desempenho dos fundos focados em ESG chama a atenção: um universo de 745 fundos focados em sustentabilidade ofereceu melhores retornos do que os fundos tradicionais, considerando retornos de um, três, cinco e dez anos. O estudo também mostrou que esses fundos tiveram melhores resultados, mesmo no 1º trimestre de 2020, durante o “sell-off” nos mercados globais pela pandemia, com retornos 1,83% superiores aos dos fundos tradicionais.

Portanto, é preciso “pivotar”!! É o que estamos fazendo em nossa empresa adotando os padrões ESG em nossos algoritmos de seleção de ações de companhias listadas na B3.

O momento atual da COVID-19

O Brasil tem 86.591 mortes por coronavírus confirmadas e 2.402.255 casos de pessoas infectadas até as 13h de domingo (26 de julho), segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias estaduais de saúde.

Até às 20h de sábado (25), o consórcio divulgou que as secretarias estaduais de saúde confirmaram 1.111 mortes nas 24 horas anteriores ao balanço. Com isso, a média móvel de novas mortes no Brasil em 7 dias até então foi de 1.097 óbitos por dia, recorde da pandemia e alta de 6% em 14 dias.

Sobre os infectados, foram 48.234 confirmados em 24 horas até o fechamento do boletim das 20h de sábado. Com isso, a média móvel de casos foi de 45.884 por dia, uma alta de 23% em relação aos casos registrados em 14 dias. Fonte: G1. Leia mais...

Notícias relevantes

A seguir um clipping de notícias consideradas relevantes por nossa equipe, visando auxiliar o leitor a compreender o recorrente “quebra-cabeças” do mercado de capitais brasileiro.


Desempenho do Ibovespa

O Ibovespa encerrou a última semana no dia 24 de julho registrando 102.382 pontos, apresentando uma queda de 17.145 pontos (ou 14,3% em moeda local) em relação à máxima de 119.527 pontos observada em 23/jan/2020. Na ano o Ibovespa está caindo 11,5%. Com a expectativa negativa dos números dos balanços do 2º trimestre, se o índice fechar 2020 com 105 mil pontos, como muitos “apostam”, a queda em relação à 2019 (quando o índice teve alta de 32%) será de 9,2%. Quem viver verá...

A tendência primária (longo prazo) do Ibovespa continua em alta, mesmo com a elevada volatilidade e incerteza do momento, tanto no plano econômico quanto no político. No curtíssimo prazo (últimos 21 pregões) a tendência também continua em alta.

Veja a seguir o desempenho da bolsa brasileira, medido em pontos pelo Ibovespa e pelos índices das carteiras B3 de Dividendos (IDIV), Small Caps (SMLL) e Sustentabilidade (ISE), em diferentes intervalos de tempo. Observe que, mesmo com a queda provocada pela onda de pânico com a Covid-19, no longo prazo, à exceção do ISE, a variação dos índices supera de longe a renda fixa. Agora, com a Selic em 2,25% aa, com tendência de manutenção ou queda, a renda variável passa a ser a protagonista do mercado, como prevíamos há dois anos neste blog.

Observe, estimado leitor, que dos 4 índices da tabela abaixo o que apresenta a maior variação no longo, no médio e no curto prazo é o SMLL, seguindo a tendência de 2019 quando cresceu 53%. Por outro lado, o índice que teve a menor queda em 2020 até aqui foi o ISE. Perceba também que em 2020 os quatro índices estão no “vermelho”.

O conjunto de estatísticas mostrado ajuda o leitor a perceber os movimentos cíclicos da bolsa brasileira, em especial sobre os que têm (e os que não têm) fundamento técnico.


Confira a evolução do “termômetro da bolsa” no gráfico abaixo e perceba as tendências (linha pontilhada em amarelo) e as volatilidades do Ibovespa no longo prazo (cinco anos) e no curtíssimo prazo (últimos 21 pregões):

Conheça o SABE Intelligence e o SABE Portfolio e aprimore o desempenho da sua Carteira de Ações

Estamos aqui para auxiliá-lo a selecionar empresas de alta qualidade, que criam valor para todos os seus stakeholders, com nossos relatórios SABE Intelligence e SABE Portfolio. Conte conosco!

Dentre as alternativas de aplicações com maior risco, as Ações de Companhias com qualidade de gestão e desempenho consistente no longo prazo, as chamadas “SABE Campeãs”, trazem excelentes oportunidades de investimentos.

SABE Intelligence


TERMO DE RESPONSABILIDADE (DISCLAIMER)

A SABE não pretende nem se dispõe a ensinar/instruir como investir no mercado de ações nem, muito menos, quais e quando comprar/vender ações: para isso recomendamos consultar a sua Corretora. SABE é o suporte imprescindível para quem já atua neste mercado ou já tomou a decisão de nele participar.

O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações: são mais de 150.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994. Além disso produzimos uma verdadeira “enciclopédia” sobre as companhias listadas na B3 com mais de 400 newsletters publicadas, entre blogs e alertas ao mercado.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa


Quer monitorar GRATUITAMENTE o desempenho da sua carteira de ações?

Conheça nosso APP:

SABE Invest - Google Play  SABE Invest - App Store



Comentários