Perdemos da Bélgica, mas ganhamos um dia de trabalho!

SABE

Blog

voltar

Perdemos da Bélgica, mas ganhamos um dia de trabalho!

09/07/2018

“Comparados com suas enormes potencialidades econômicas, Brasil e Rússia se tornaram dois grandes desapontamentos. Em parte, essa frustração dessa dupla integrante do BRICS é atribuída a uma cultura patrimonialista, caracterizada pela tênue linha entre a propriedade pública e a propriedade privada que retardou o advento do capitalismo competitivo. Além disso, o prolongamento da escravidão nesses dois países (na Rússia a escravidão foi abolida no início do século XVIII e no Brasil no fim do século XIX), afetou a qualidade do mercado de trabalho e retardou o crescimento do mercado interno"

Roberto Campos, pai do pensamento liberal na economia do Brasil

A partir desta edição estamos introduzindo duas novidades na newsletter Blog SABE: a frequência de envio de nossos informes passa a ser semanal, incluindo ao final do texto um resumo dos SABE Alertas diários com links de acesso.

A semana encerrada em 07/Jul/2018 repetiu o placar de 5 x 2 da semana anterior, desta vez com todos os impactos no plano doméstico. Os impactos negativos na economia venceram novamente, reforçando o cenário nebuloso para o próximo ano. Isso sem falar na frustração da seleção perder para a Bélgica, embora olhando pelo lado positivo o país tenha ganho um dia útil de trabalho.

- Impactos negativos: expansão do crédito para o varejo aumentando a inadimplência, permanência da alta do dólar, suspensão da venda de refinarias da Petrobras por decisão do STF, queda de quase 11% do índice de atividade industrial em maio e ameaça de alta da inflação e dos juros com IPCA chegando a 4,39% nos últimos 12 meses;

- Impactos positivos: entendimento entre Governo e setor privado para construir ferrovias e consolidação do acordo entre Boeing e Embraer na área de aviação comercial.

Confira na tabela a seguir os principais destaques da semana e seus impactos na sociedade e na economia, extraídos da 1ª página do caderno de Economia do jornal O Globo:

Na última semana a bolsa subiu 3%. No dia 06/Jul/2018 o Ibovespa fechou em 74.947 pontos. Em 2018 a bolsa está caindo 1,9%, retorno bem distinto ao do início de 2018: até o fim de Fev/2018 o Ibovespa chegou a subir quase 12% no ano.

Veja a seguir o desempenho da bolsa brasileira medido pelo Ibovespa em pontos, em diferentes intervalos de tempo.


Continuamos acreditando que, com SELIC mantida no patamar de 6,5% ao ano, os investidores terão que buscar alternativas com maior risco, caso queiram obter retornos melhores. Com a ameaça de aumento dos juros em 2018, a busca por melhores retornos se tornará mais técnica e seletiva.

Dentre as alternativas de aplicações com maior risco, as Ações de companhias com gestão consistente, as “Campeãs”, trazem excelentes oportunidades de investimentos. Quem não quiser gerenciar risco vai ter que se contentar com 0,50% de retorno ao mês! A mudança do paradigma Renda Fixa X Renda Variável, na nossa opinião, é uma questão de tempo...

O conjunto de estatísticas mostrado ajuda o leitor a perceber os movimentos cíclicos da bolsa brasileira, em especial sobre os que têm (e os que não têm) fundamento técnico. Confira a evolução do “termômetro da bolsa” no gráfico abaixo e perceba a expressiva diferença entre as volatilidades do índice no longo prazo e no curtíssimo prazo:

Desempenho do Ibovespa no Longo e no Curtíssimo Prazo
Fonte: APLIGRAF I Elaboração: SABE©


Veja agora o resumo dos SABE Alertas diários da semana passada com links de acesso ao conteúdo.



TI – Setor representa 8,8% do PIB. As perspectivas de crescimento do setor são promissoras: aumento de consumo, novas tecnologias, aumento da malha de infraestrutura, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, crescimento orgânico do mercado, entre diversos outros fatores. continue lendo -->


Mineração – Futuro incerto no campo jurídico. O desastre de 2015 na mina de minério de ferro da Samarco, que deixou 19 mortos, precipitou uma enxurrada de questões legais e desafios para o empreendimento da Vale e da BHP Billiton, que continua fechado. continue lendo -->


Serviços Financeiros – FinTechs são ameaça ou oportunidade? As FinTechs estão buscando estabelecer uma colaboração simbiótica com as empresas de serviços financeiros tradicionais que uma vez tentaram derrotar. continue lendo -->


Utilidades Domésticas – Entre os maiores de vendas online. O desempenho como um todo das companhias abertas do Setor de Utilidades Domésticas no 1T2018 decepcionou: receitas cresceram apenas 4,6%, EBITDA subiu 34%, mas os lucros encolheram 31%, devido à influência da Whirlpool. continue lendo -->

A SABE não pretende nem se dispõe a ensinar/instruir como investir no mercado de ações nem, muito menos, quais e quando comprar/vender ações: para isso recomendamos consultar a sua Corretora. SABE é o suporte imprescindível para quem já atua neste mercado ou já tomou a decisão de nele participar.

Promo SABE Invest


O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações: são 120.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994 e os preços de suas ações ajustadas dos últimos cinco anos.

Conheça o SABE Intelligence, a maneira revolucionária de selecionar empresas saudáveis com a inteligência artificial e tomar decisões de investimentos em ações com maior probabilidade de acerto.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa

Comentários