O bafo quente da retomada da economia

SABE

Blog

voltar

O bafo quente da retomada da economia

11/11/2019

"O primeiro economista do mundo foi Cristóvão Colombo: quando saiu, não sabia para onde ia; quando chegou, não sabia onde estava. E tudo por conta do governo”

Anedota popular. Autor desconhecido

O Senado aprovou por 56 votos a favor e 11 contrários o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) que possibilita a inclusão de servidores estaduais e municipais na reforma da Previdência. A votação, em 1º turno, ocorreu no final do dia 6/nov. Em seguida, serão analisados os destaques, que sugerem alterações à matéria.

A chamada PEC paralela define que Estados e municípios poderão adotar as mesmas regras voltadas ao funcionalismo federal, bastando apenas a aprovação de uma lei ordinária nas assembleias estaduais ou nas Câmaras de Vereadores. Se o Estado aprovar a adesão, seus municípios passam a obedecer automaticamente as novas regras. No entanto, há a possibilidade de revogar a reforma pelos entes, desde que antes de seis meses do final do mandato do chefe do Executivo.

Segundo o relator da PEC, Tasso Jereissati (PSDB-CE), a medida poderá dar fôlego de R$ 350 bilhões aos cofres estaduais em 10 anos e sua aceitação representa “uma vitória gigantesca em termos de futuro da nossa saúde fiscal”. Fonte: GauchaZH/Economia. Quero ler mais...

Estrangeiro começa a retornar para a bolsa

Em outubro, o alívio nas tensões comerciais entre China e Estados Unidos, junto à finalização da votação da reforma da Previdência, se refletiram não apenas nos recordes alcançados pelo Ibovespa, mas também no retorno, ainda que lento, do investidor estrangeiro. Com menor aversão ao risco lá fora e uma agenda econômica encaminhada por aqui, essa classe de investidor vai, aos poucos, criando um sentimento mais otimista em relação ao mercado de ações brasileiro. Fonte: Valor. Quero ler mais...

Quando a taxa de administração é um problema na renda fixa

Para Bruno Pereira, planejador financeiro pessoal, com certificação CFP, na maior parte de 2016, a SELIC ficou em 14,25%. Se já tivesse esse fundo, a taxa de administração de 1% representava cerca de 7% do CDI. Com a taxa básica atual, o investidor está pagando quase 17% do CDI para o mesmo serviço.

É preciso entender um pouco melhor as modalidades de fundos para então chegarmos à conclusão se vale a pena ou não pagar essas taxas aos gestores. Vamos concentrar nossa análise na categoria de renda fixa. Fonte: Valor. Quero ler mais...

Bolsa é a ‘nova NTN-B’, avaliam gestores

Se até pouco tempo atrás o investimento preferido dos investidores para ganhar dinheiro no longo prazo eram os títulos do Tesouro atrelados à inflação, a chave agora mudou. Em tempos de juros baixos, a bolsa tem sido considerada “a nova NTN-B” (Nota do Tesouro Nacional-série B) por alguns gestores de recursos do país.

“Não consigo lembrar de um momento melhor para estar na bolsa do que o que estamos vivendo hoje”, afirmou Alexandre Silvério, CIO e responsável pela estratégia de renda variável da AZ Quest, em evento da Tag Investimentos. Fonte: Valor. Quero ler mais...

Desempenho do Ibovespa

O Ibovespa fechou a semana encerrada em 08/nov com 107.628 pontos, aumento de 264 pontos (ou 0,25 % em R$) em relação à máxima de 107.364 pontos observada em 23/out/2019. Nesta mesma semana, o índice bateu novo recorde de 109.399 pontos na 5ª feira, dia 07/nov.

A tendência primária (longo prazo) do Ibovespa continua em alta. Nos últimos 21 pregões (curtíssimo prazo) a tendência se manteve em alta.

Veja a seguir o desempenho da bolsa brasileira, medido pelo Ibovespa em pontos, em diferentes intervalos de tempo. Observe que a variação do índice bate, neste momento, a rentabilidade da renda fixa em todos os períodos.


Com o corte da SELIC para 5,0% ao ano ou em menor nível, como esperado pelo mercado, os investidores terão que buscar alternativas com maior risco, caso queiram obter retornos melhores. Para proteger o patrimônio, a renda fixa continua sendo uma boa alternativa, mas para ganhar dinheiro “de verdade” as ações são a melhor opção.

Dentre as alternativas de aplicações com maior risco, as Ações de companhias com qualidade de gestão e desempenho consistente no longo prazo, as chamadas “SABE Campeãs”, trazem excelentes oportunidades de investimentos. Quem não quiser gerenciar risco vai ter que se contentar com algo tipo 0,40% de retorno real ao mês! A mudança do paradigma Renda Fixa X Renda Variável, na nossa opinião, é uma questão de tempo...

O conjunto de estatísticas mostrado ajuda o leitor a perceber os movimentos cíclicos da bolsa brasileira, em especial sobre os que têm (e os que não têm) fundamento técnico. Confira a evolução do “termômetro da bolsa” no gráfico abaixo e perceba as diferenças entre as tendências (linha pontilhada em amarelo) e as volatilidades do Ibovespa no longo prazo (quase cinco anos) e nos últimos 21 pregões:


A SABE não pretende nem se dispõe a ensinar/instruir como investir no mercado de ações nem, muito menos, quais e quando comprar/vender ações: para isso recomendamos consultar a sua Corretora. SABE é o suporte imprescindível para quem já atua neste mercado ou já tomou a decisão de nele participar.

SABE Intelligence


O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações: são 120.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994 e os preços de suas ações ajustadas dos últimos cinco anos.

Conheça o SABE Intelligence, a maneira revolucionária de selecionar empresas de desempenho destacado com a inteligência artificial e tomar decisões de investimentos em ações com maior probabilidade de acerto.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa

Comentários