Mineração na bolsa é Vale!

SABE

notícias

voltar

Mineração na bolsa é Vale!

06/02/2018

O Setor de Mineração possui apenas quatro companhias abertas com ações na bolsa. De acordo com os números dos balanços dos nove primeiros meses de 2017, somente a vale deu lucro. As três restantes (CCX Carvão, Magnesita e MMX Mineração) ficaram no vermelho. CCX e MMX repetiram o desempenho negativo de igual período de 2016.

Avaliar o desempenho do Setor de Mineração como um todo é praticamente avaliar a Vale, dada a distância abissal de seus números com o das outras companhias. Em termos de receitas líquidas, nos 9M2017 a VALE deteve 98,7% do total do setor, deixando minguados 1,3% para a Magnesita.

O Setor de Mineração representado pela Vale teve ótimo desempenho quando comparamos os números dos 9M2017 contra os 9M2016, a saber: receita cresceu 14%, lucro aumentou 30%, geração de caixa medida pelo EBITDA subiu 60%. Ao mesmo tempo o endividamento diminuiu, tantos em termos absolutos (- 9,50%), quanto relativos à geração de caixa (- 43%), levando esse quociente a 3,48x, queda de 19%.

Comparando os números dos 9M2017 contra o mesmo período de 2016, constatamos queda de receitas de Magnesita (- 6%) e expressivo aumento de receita da Vale (+ 14%). Com respeito às variações de EBITDA e de lucros nos mesmos períodos, somente a Vale logrou êxito, com expressivos aumentos de 30% e 59%, respectivamente.

Com relação ao endividamento, observamos nos 9M2017 um quadro bastante crítico das três menores companhias (CCX Carvão, Magnesita e MMX Mineração) que estão sem condições de pagar dívidas por conta de insuficiência de geração de caixa. A Vale conseguiu reduzir drasticamente (- 43%) seu grau de endividamento, caindo de 5,97x (9M2016) para 3,40x (9M2017).

Sobre o ROE (retorno do acionista), o quadro apresentado até aqui se repete com a Vale sendo a única companhia a apresentar um aumento na rentabilidade anualizada de 11,6% para 13,8% nos 9M2017.

Como não poderia deixar de ser, o destaque positivo vai para Vale por ter obtido crescimento de receitas, aumentos expressivos de lucros e EBITDA, além de significativa redução da dívida tanto em termos absolutos quanto relativos à geração de caixa. Como consequência ofereceu ao seu acionista um excelente retorno nos 9M2017. Os destaques negativos vão para CCX Carvão e MMX Mineração por terem apresentado prejuízo e patrimônio líquido negativo (passivo a descoberto) nos últimos doze meses.

e-Book


O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações. São 120.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994 que, junto com os preços de suas ações ajustadas dos últimos cinco anos permitem à nossa equipe elaborar relatórios técnicos com informações seguras para investidores e profissionais do mercado.

Acompanhe os artigos técnicos publicados no Blog SABE e conheça o SABE Intelligence, a maneira revolucionária de selecionar empresas saudáveis com a inteligência artificial e tomar decisões de investimentos em ações com maior probabilidade de acerto.

Luiz Guilherme Dias
Equipe SABE Inteligência em Ações

Comentários