Mercado no Brasil anda de lado!!!

SABE

Blog

voltar

Mercado no Brasil anda de lado!!!

17/12/2018

“Não há nada novo sob o Sol, e a eterna repetição das coisas é a eterna repetição dos males. Quanto mais se sabe mais se pena. E o justo como o perverso, nascidos do pó, em pó se tornam”

Eça de Queirós em “A Cidade e as Serras” – Escritor

Pela sexta vez consecutiva, e mais uma vez por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve, nesta quarta-feira, a taxa básica de juros (taxa Selic) em 6,5% nominais ao ano.

Se a atividade econômica continuar andando de lado ou avançando muito lentamente, ao mesmo tempo em que a inflação se acomode abaixo do centro da meta — como, aliás, parecem indicar os núcleos de inflação já faz tempo próximos ao piso do intervalo da meta — ganhará corpo a ideia de que haveria espaço para cortar os juros básicos antes de que uma retomada mais vigorosa da economia exija voltar a subir a Selic. Não seria, assim, surpresa se, em algum momento de 2019, comece a crescer a pressão para que o Banco Central e o Copom do novo governo Bolsonaro assumam uma posição “mais ousada” na condução da política monetária. Até lá, a Selic tem tudo para hibernar por um bom tempo. (Fonte: Estadão). Continue lendo...

Olhando o mercado de ações brasileiro, no acumulado de 2018, a valorização do Ibovespa está em +15,06%, bem próximo de uma boa renda fixa. Nos últimos 21 pregões o índice subiu 3,96%, mantendo a bolsa com tendência de alta. O índice fechou a semana com 87.909 pontos tendo variação negativa de 0,19%, caracterizando um típico movimento “andando de lado”.

Veja a seguir o desempenho da bolsa brasileira medido pelo Ibovespa em pontos, em diferentes intervalos de tempo.


Continuamos afirmando que, com a SELIC no patamar de 6,5% ao ano, os investidores terão que buscar alternativas com maior risco, caso queiram obter retornos melhores. Para proteger o patrimônio, a renda fixa continua sendo uma boa alternativa, mas para ganhar dinheiro de verdade as ações são a melhor opção. Ocorrendo aumento dos juros em 2019, a busca por melhores retornos se tornará mais técnica e seletiva.

Como lembra o economista Lionel Robbins, “expectativas equivocadas estimulam investimentos inapropriados”. Dentre as alternativas de aplicações com maior risco, as Ações de companhias com gestão de qualidade e desempenho consistente no longo prazo, as chamadas “SABE Campeãs”, trazem excelentes oportunidades de investimentos. Quem não quiser gerenciar risco vai ter que se contentar com 0,50% de retorno ao mês! A mudança do paradigma Renda Fixa X Renda Variável, na nossa opinião, é uma questão de tempo...

O conjunto de estatísticas mostrado ajuda o leitor a perceber os movimentos cíclicos da bolsa brasileira, em especial sobre os que têm (e os que não têm) fundamento técnico. Confira a evolução do “termômetro da bolsa” no gráfico abaixo e perceba agora a semelhança entre as tendências de alta e as volatilidades do Ibovespa no longo prazo (quase cinco anos) e nos últimos 21 pregões:

Desempenho do Ibovespa no Longo Prazo e em 21 pregões

Fonte: APLIGRAF I Elaboração: SABE ©


Veja agora o que o SABE Alerta da semana passada publicou sobre o excelente desempenho das Carteiras SABE e sobre a Embraer sendo adquirida pela Boeing.

Carteiras SABE superam o Ibovespa!!!

Embraer com Boeing fica mais competitiva.


A SABE não pretende nem se dispõe a ensinar/instruir como investir no mercado de ações nem, muito menos, quais e quando comprar/vender ações: para isso recomendamos consultar a sua Corretora. SABE é o suporte imprescindível para quem já atua neste mercado ou já tomou a decisão de nele participar.

PROMO SABE Invest


O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações: são 120.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994 e os preços de suas ações ajustadas dos últimos cinco anos.

Conheça o SABE Intelligence, a maneira revolucionária de selecionar empresas saudáveis com a inteligência artificial e tomar decisões de investimentos em ações com maior probabilidade de acerto.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa

Comentários