Incorporadoras Imobiliárias em ritmo de ascensão

SABE

notícias

voltar

Incorporadoras Imobiliárias em ritmo de ascensão

17/07/2019

Incorporadoras têm aumento nas vendas

A safra de prévias de resultados operacionais das incorporadoras, iniciada na semana passada, indica melhora do desempenho das companhias no 2º trimestre de 2019. Cyrela, Direcional Engenharia, Even Construtora e Incorporadora, EZTec, MRV Engenharia e Tenda lançaram empreendimentos com VGV (Valor Geral de Vendas) de R$ 5,11 bilhões, alta de 44,5% na comparação anual, e expansão de 50% frente ao 1º trimestre deste ano. (Fonte: Valor).

O Setor de Construção Civil e Mercado Imobiliário na B3

Fazem parte do setor de Construção Civil e Mercado Imobiliário trinta e sete companhias listadas na B3. O setor inclui os segmentos de Comércio de Imóveis, Construção Civil, Incorporação Imobiliária e Shopping Centers.

Neste artigo vamos conferir o desempenho das seis companhias citadas do segmento de Incorporação, tomando como base suas demonstrações financeiras e cotações de ações ajustadas dos últimos cinco anos, extraídas do Big Data SABE.

Desempenho Econômico-Financeiro

A análise do desempenho econômico-financeiro é feita por meio de dois indicadores: grau de alavancagem financeira, medido pela relação Dívida Líquida/EBITDA, e ROE (Retorno do Acionista).

A companhia com melhor grau de alavancagem financeira é a Eztec, que nos dois últimos anos chegou a gozar de sobra de caixa (dívida financeira negativa). Em 2º lugar aparece a Tenda com esse indicador abaixo do nível de alerta (3 vezes) em 2018. Neste mesmo ano Cyrela está com uma relação DL/EBITDA muito elevada em nível de alerta vermelho. MRV também possui forte alavancagem em nível de perigo no último ano. Finalmente, em 2018, Direcional e Even estão em extrema situação de dificuldade para honrar suas dívidas, pois não conseguiram gerar caixa (EBITDA).

Com relação ao ROE (retorno do acionista) os destaques positivos vão para Tenda e MRV que apresentaram os melhores retornos em 2018. Em seguida Temos Eztec e Cyrela com retornos positivos, mas em percentuais baixos em 2018. Direcional e Even não entregaram retorno a seus acionistas em 2017 e 2018, como consequência de prejuízos apontados em seus balanços.

Desempenho das Ações

Nesta seção mostramos o desempenho das ações do segmento de Incorporação Imobiliária no longo prazo, representado pelas seis companhias mencionadas, desde 30/09/2014 a 16/07/2019. Exceção feita para a ação TENDA ON, cuja série inicia em 30/06/2017.

O melhor desempenho, medido pela variação dos preços ajustados, ficou com MRV ON (247,7%), seguida de perto por TEND ON (246,7%). Em 3º lugar aparece EZTEC ON com 132%. Apenas DIRECIONAL ON (69%) e EVEN ON (87,2%) ficaram abaixo do Ibovespa (91,7%) no mesmo intervalo de tempo.

Confira a seguir a performance das ações das companhias com as cotações ajustadas da APLIGRAF.

Comentários Finais

Segundo o SECOVI-SP, as vendas de imóveis residenciais novos, na cidade de São Paulo, cresceram 43,7% em mai/2019, na comparação anual, para 3.100 unidades. Dados da EMBRAESP (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio) apontam aumento de 50,7% dos lançamentos imobiliários, para 2.594 unidades.

Nos 12 meses encerrados em mai/2019, o volume comercializado teve incremento 19,5%, para 32.642 unidades, na capital paulista, conforme o SECOVI-SP. Os lançamentos cresceram 32%, na mesma base de comparação, para 30.689 unidades. 

Resta agora observar o comportamento das seis incorporadoras com os números dos balanços do 1º semestre de 2019, que, esperamos venham a refletir o aumento nas vendas recente.

Se algum dia você se perguntou como os gestores de investimentos conseguem ser tão bem-sucedidos, procure saber quais são suas fontes de informação. SABE Intelligence é o benchmark que deve complementar suas fontes e ferramentas de análise para assegurar maior probabilidade de acerto nas decisões de investimentos em ações.

Assine agora o SABE Intelligence, o relatório que auxiliará você na montagem ou avaliação de uma carteira de ações alinhada ao seu perfil, oferecendo maiores chances de melhores retornos.

Por menos que R$1,00 (isso mesmo, um real !!!) por dia você terá em mãos a solução pioneira desenvolvida pela SABE | Inteligência em Ações da Bolsa, uma empresa que se dedica ao negócio de informações financeiras empresariais desde 1995.

SABE Intelligence


O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações. São 120.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994 que, junto com os preços de suas ações ajustadas dos últimos cinco anos permitem à nossa equipe elaborar relatórios técnicos com informações seguras para investidores e profissionais do mercado.

Acompanhe os artigos técnicos publicados no Blog SABE e conheça o SABE Intelligence, a maneira revolucionária de selecionar empresas com desempenho destacado com suporte da IA e tomar decisões de investimentos em ações com maior probabilidade de acerto.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa

Comentários