EUA X China: acordo ou trégua?

SABE

Blog

voltar

EUA X China: acordo ou trégua?

14/10/2019

"O mercado de ações está sempre certo”

Steven Mnuchin, Secretário do Tesouro dos Estados Unidos

A semana encerrada em 11/out/2019 foi marcada pela volatilidade dos mercados em função principalmente da arrastada guerra comercial entre EUA e China. Depois de ter rompido o suporte dos 100 mil pontos no dia 8/out, o Ibovespa subiu quase 2% na sexta-feira (11/out) e o dólar caiu 0,7% após EUA e China chegarem a novo “acordo” comercial.

Por outro lado, persiste a expectativa do mercado de que a taxa Selic ficará abaixo de 5% até o fim de 2019, trazendo otimismo. Além disso, mesmo com juros baixos, inflação aquém da meta e risco país reduzido, muitos investidores ainda buscam retornos em ativos atrelados a prêmios. Me engana que eu gosto!!

EUA e China chegam a acordo que pode dar trégua à guerra comercial

Estados Unidos e China chegaram a um acordo parcial na sexta-feira (11/out) que intermediaria uma trégua na guerra comercial e estabeleceria as bases para um acordo mais amplo que os presidentes Donald Trump e Xi Jinping poderiam assinar ainda este ano. Segundo a agência de notícias Bloomberg, como parte do acordo, a China concordaria com algumas concessões agrícolas e os EUA forneceriam alívio tarifário. O pacto é provisório e está sujeito a alterações.

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, afirmou, que as duas partes tiveram "dois dias produtivos de discussão". Quando questionado sobre se o mercado de ações estava "certo" ao estar "otimista" de que haverá algum entendimento ao fim das conversas, Mnuchin limitou-se a responder: "O mercado de ações está sempre certo.". Fonte: Estadão. Continue lendo...

Cenário de Selic abaixo de 5% domina projeções

Os sinais dados pelo Banco Central de que o juro básico deve continuar em trajetória de queda ganharam um importante aliado nos últimos dias. Mesmo que o cenário ainda demande bastante cuidado, indicadores apontaram com mais força a visão de que há um desaquecimento sincronizado em todo o globo e reforçaram os apelos por estímulos adicionais à economia. Em menos de um mês, desde a última decisão de política monetária, mais instituições financeiras passaram a projetar que a Selic cairá abaixo de 5% ainda este ano.

Do total de 56 instituições consultadas pelo Valor Data, a grande maioria (46 casas) projeta que a Selic cairá abaixo de 5% até o fim de 2019. O resultado da pesquisa revela uma expressiva mudança nas expectativas, já que apenas nove instituições desse mesmo grupo tinham esse cenário em meados de setembro. Fonte: Valor. Leia mais...

Investidor mantém aplicação que rende metade da Selic

Se alguém te convidar para aplicar em um fundo de investimento que, no acumulado de 2019, rendeu 2,3% (algo em torno de 50% do CDI), você entraria? E se dissessem que a taxa de administração cobrada por esse fundo é de 2,9% ao ano, em um momento em que o juro básico da economia é de 5,5%? Mas, se essa pessoa falar que, se você investir nesse fundo, vai concorrer a prêmios de até R$ 50 mil todo mês, ficaria mais atrativo?

Este fundo existe, e é o Bradesco FIC FI Renda Fixa Referenciado DI Hiperfundo, popularmente conhecido por “Hiperfundo Bradesco”. O produto é conhecido na indústria por ser uma prova de que nem sempre a racionalidade é o único fator que determina os investimentos das pessoas. Fonte: Valor. Saiba mais...

Desempenho do Ibovespa

O Ibovespa fechou a semana encerrada em 11/out com 103.832 pontos, queda de 1.881 pontos (ou 1,78%) em relação à máxima de 105.713 pontos observada em 10/jul/2019. A tendência primária (longo prazo) do Ibovespa continua em alta. Nos últimos 21 pregões (curtíssimo prazo) a tendência voltou novamente para queda.

Veja a seguir o desempenho da bolsa brasileira, medido pelo Ibovespa em pontos, em diferentes intervalos de tempo. Observe que a variação do índice bate a rentabilidade da renda fixa nos períodos de maior duração.


Com o corte da SELIC para 5,5% ao ano ou em menor nível, como esperado pelo mercado, os investidores terão que buscar alternativas com maior risco, caso queiram obter retornos melhores. Para proteger o patrimônio, a renda fixa continua sendo uma boa alternativa, mas para ganhar dinheiro “de verdade” as ações são a melhor opção.

Dentre as alternativas de aplicações com maior risco, as Ações de companhias com qualidade de gestão e desempenho consistente no longo prazo, as chamadas “SABE Campeãs”, trazem excelentes oportunidades de investimentos. Quem não quiser gerenciar risco vai ter que se contentar com algo tipo 0,40% de retorno real ao mês! A mudança do paradigma Renda Fixa X Renda Variável, na nossa opinião, é uma questão de tempo...

O conjunto de estatísticas mostrado ajuda o leitor a perceber os movimentos cíclicos da bolsa brasileira, em especial sobre os que têm (e os que não têm) fundamento técnico. Confira a evolução do “termômetro da bolsa” no gráfico abaixo e perceba as diferenças entre as tendências (linha pontilhada em amarelo) e as volatilidades do Ibovespa no longo prazo (quase cinco anos) e nos últimos 21 pregões:


A SABE não pretende nem se dispõe a ensinar/instruir como investir no mercado de ações nem, muito menos, quais e quando comprar/vender ações: para isso recomendamos consultar a sua Corretora. SABE é o suporte imprescindível para quem já atua neste mercado ou já tomou a decisão de nele participar.

SABE Intelligence


O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações: são 120.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994 e os preços de suas ações ajustadas dos últimos cinco anos.

Conheça o SABE Intelligence, a maneira revolucionária de selecionar empresas de desempenho destacado com a inteligência artificial e tomar decisões de investimentos em ações com maior probabilidade de acerto.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa

Comentários