Eleições, efeitos da greve e dólar derrubam a bolsa!

SABE

Blog

voltar

Eleições, efeitos da greve e dólar derrubam a bolsa!

11/06/2018


“Para entender a origem das crises, observe homens poderosos que se sentem vulneráveis e subestimados. Seu temor da fraqueza e até sua fragilidade imaginada causam a beligerância"

Max Frankel, jornalista americano

A semana encerrada em 09/Jun/2018 continuou marcada pelos efeitos da greve dos caminhoneiros e pela alta volatilidade do dólar. Confira na tabela a seguir os principais destaques da semana e seus impactos na sociedade e na economia, extraídos da 1ª página do caderno de Economia do jornal O Globo:

O fim dos subsídios nos financiamentos do BNDES, as restrições nas ofertas de créditos dos bancos privados e a queda da taxa SELIC estão levando as empresas a buscar o mercado de capitais para levantar recursos para suas operações e fazer investimentos. Em 2017 as emissões de títulos de dívida alcançaram R$ 90,8 bilhões, um recorde! Um bom sinal diante do terrível quadro da paralisação do país.

Na última semana a bolsa de valores teve queda de 5,56%, de 77.239 para 72.942 pontos Não existe um fator único que explique a queda da Bolsa na semana que passou. Foram fatores conjuntos incluindo cenário eleitoral incerto, interferência do governo no preço do diesel e volatilidade do dólar. Veja a seguir o desempenho da bolsa brasileira medido pelo Ibovespa em pontos, em diferentes intervalos de tempo.

Mesmo com o quadro caótico das duas últimas semanas, continuamos com a convicção que daqui para frente, com SELIC no patamar de 6% ao ano, os investidores terão que buscar alternativas com maior risco, caso queiram obter retornos melhores.

Dentre as alternativas com maior risco as Ações de companhias com gestão consistente, as “Campeãs”, trazem excelentes oportunidades de investimentos. Quem não quiser gerenciar risco vai ter que se contentar com 0,50% de retorno ao mês! A mudança do paradigma Renda Fixa X Renda Variável, na nossa opinião, é uma questão de tempo...

O conjunto de estatísticas mostrado ajuda o leitor a perceber os movimentos cíclicos da bolsa brasileira, em especial sobre os que têm (e os que não têm) fundamento técnico. Confira a evolução do “termômetro da bolsa” no gráfico abaixo e perceba a expressiva diferença entre as volatilidades do índice no longo prazo e no curtíssimo prazo:

A SABE não pretende nem se dispõe a ensinar/instruir como investir no mercado de ações nem, muito menos, quais e quando comprar/vender ações: para isso recomendamos consultar a sua Corretora. SABE é o suporte imprescindível para quem já atua neste mercado ou já tomou a decisão de nele participar.

Promo SABE Invest

O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações: são 120.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994 e os preços de suas ações ajustadas dos últimos cinco anos.

Conheça o SABE Intelligence, a maneira revolucionária de selecionar empresas saudáveis com a inteligência artificial e tomar decisões de investimentos em ações com maior probabilidade de acerto.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa

Comentários