Eleições 2018: Que país o mercado de capitais quer?

SABE

Blog

voltar

Eleições 2018: Que país o mercado de capitais quer?

20/08/2018

“O Brasil que eu quero é um país com uma taxa de poupança compatível com sua necessidade de investimentos e um mercado de capitais ativo, dinâmico e sadio, onde as empresas possam capitalizar-se para atender às suas necessidades de investimento para crescer e com investidores dispostos a canalizar parte de sua poupança para o mercado, com regulação que iniba práticas delituosas”

Roberto Teixeira da Costa – economista, 1º presidente da CVM


No próximo dia 21/Ago/2018, Roberto Teixeira da Costa lança um novo livro sobre a história do mercado de capitais no Brasil. Intitulado “Valeu a pena! Mercado de Capitais: passado, presente e futuro”, o livro de Teixeira, publicado pela FGV Editora, traz uma mensagem positiva e registra a defesa dos interesses dos investidores minoritários e da utilização do mercado de capitais pelas empresas. Fica aqui a nossa homenagem a esse competente profissional que foi um dos principais responsáveis pela organização e instalação da CVM – Comissão de Valores Mobiliários, onde tive o orgulho de ser colaborador de 1979 a 1983, como Gerente de Organização e Sistemas.

A semana encerrada em 17/Ago/2018 marcou o fim do prazo de publicação dos balanços encerrados em 30/Jun/2018. A comparação do desempenho de cerca de 250 empresas não financeiras do 1º semestre de 2018 contra igual período de 2017 mostrou melhora nas receitas e lucros. Em termos de crescimento real, descontada a inflação, as receitas subiram cerca de 11%. Os resultados líquidos cresceram de forma expressiva, quase 100%, devido a reversão de prejuízo de muitas companhias no ano anterior. Entretanto, 90 companhias apresentaram prejuízos, caracterizando um cenário preocupante.

Na última semana a bolsa caiu 0,58%, refletindo a incerteza com os resultados das eleições de outubro. No dia 17/Ago/2018 o Ibovespa fechou em 76.109 pontos. Em 2018 a bolsa está praticamente no “ZERO-A-ZERO” (em US$ perde pouco mais de 20%), retorno bem distinto ao do início de 2018: até o fim de Fev/2018 o Ibovespa chegou a subir quase 12% no ano. Como lembra o economista Lionel Robbins, “expectativas equivocadas estimulam investimentos inapropriados”.

Veja a seguir o desempenho da bolsa brasileira medido pelo Ibovespa em pontos, em diferentes intervalos de tempo.

Continuamos acreditando que, com SELIC mantida no patamar de 6,5% ao ano, os investidores terão que buscar alternativas com maior risco, caso queiram obter retornos melhores. Ocorrendo aumento dos juros em 2018, a busca por melhores retornos se tornará mais técnica e seletiva.

Dentre as alternativas de aplicações com maior risco, as Ações de companhias com gestão consistente, as “Campeãs”, trazem excelentes oportunidades de investimentos. Quem não quiser gerenciar risco vai ter que se contentar com 0,50% de retorno ao mês! A mudança do paradigma Renda Fixa X Renda Variável, na nossa opinião, é uma questão de tempo...

O conjunto de estatísticas mostrado ajuda o leitor a perceber os movimentos cíclicos da bolsa brasileira, em especial sobre os que têm (e os que não têm) fundamento técnico. Confira a evolução do “termômetro da bolsa” no gráfico abaixo e perceba a expressiva diferença entre as volatilidades do índice no longo prazo (quase cinco anos) e no curtíssimo prazo (este ano de 2018):

Veja agora o SABE Alerta da semana passada sobre o desempenho das empresas não financeiras no 1º semestre de 2018:

aaaaaaaaaaaaaa
Balanços 1S2018 – Desempenho melhor com expressivo aumento dos lucros. Os números dos balanços consolidados do 1º semestre de 2018 de 247 empresas não financeiras listadas em bolsa quando comparados com o mesmo período de 2017, evidenciam melhora no desempenho agregado. continue lendo --> 


A SABE não pretende nem se dispõe a ensinar/instruir como investir no mercado de ações nem, muito menos, quais e quando comprar/vender ações: para isso recomendamos consultar a sua Corretora. SABE é o suporte imprescindível para quem já atua neste mercado ou já tomou a decisão de nele participar.

Promo SABE Invest


O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações: são 120.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994 e os preços de suas ações ajustadas dos últimos cinco anos.

Conheça o SABE Intelligence, a maneira revolucionária de selecionar empresas saudáveis com a inteligência artificial e tomar decisões de investimentos em ações com maior probabilidade de acerto.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa

Comentários