Depois da tempestade, vem a tormenta!

SABE

Blog

voltar

Depois da tempestade, vem a tormenta!

11/05/2020

“A economia que surgirá após a crise será diferente da anterior, conforme as mudanças de hábitos e tecnológicas. Vamos ter empresas e atividades vencedoras, e outras vão declinar. Temos de aceitar esse ajuste da economia. Não dá para salvar todo mundo”

Roberto Setubal - banqueiro

O momento atual

Com mais de 10 mil óbitos pela Covid-19, o Brasil já é o 6º país em número de mortes O Congresso Nacional decretou luto oficial em homenagem às vítimas do coronavírus, no sábado, 9 de maio. Mundo se aproxima dos 4 milhões de infectados.

Do lado da economia, o ministro Paulo Guedes, disse que o BC vai “chuveirar dinheiro na economia inteira” no caso de uma depressão econômica. Apesar dessa declaração, Guedes disse acreditar que a economia brasileira terá uma recuperação em “V”, uma vez que os sinais vitais econômicos do país estão preservados até agora, segundo ele. Quem viver verá...

APP SABE Invest


Notícias relevantes

A seguir um clipping de notícias julgadas relevantes por nossa equipe, visando auxiliar o leitor a compreender o recorrente “quebra-cabeças” do mercado de capitais brasileiro.


Desempenho do Ibovespa

O Ibovespa encerrou a última semana no dia 8 de maio registrando 80.263 pontos, em patamar muito próximo ao mesmo dia da semana anterior. O índice apresentou uma queda de 39.264 pontos (ou 32,8% em moeda local) em relação à máxima de 119.527 pontos observada em 23/jan/2020. Na ano o Ibovespa caiu quase 31%, perdendo praticamente a subida (32%) de todo o ano 2019.

A tendência primária (longo prazo) do Ibovespa continua em alta, mesmo com a elevadíssima volatilidade e incerteza do momento. No curtíssimo prazo (últimos 21 pregões) a tendência continua de alta.

Veja a seguir o desempenho da bolsa brasileira, medido em pontos pelo Ibovespa e pelos índices das carteiras B3 de Dividendos (IDIV), Small Caps (SMLL) e Sustentabilidade (ISE), em diferentes intervalos de tempo. Observe que, com a queda provocada pela onda de pânico com o COVID-19, somente no longo prazo (5 anos), à exceção do ISE, a variação dos índices supera, no momento, a renda fixa.


O conjunto de estatísticas mostrado ajuda o leitor a perceber os movimentos cíclicos da bolsa brasileira, em especial sobre os que têm (e os que não têm) fundamento técnico. Confira a evolução do “termômetro da bolsa” no gráfico abaixo e perceba as diferenças entre as tendências (linha pontilhada em amarelo) e as volatilidades do Ibovespa no longo prazo (cinco anos) e no curtíssimo prazo (últimos 21 pregões):

Conheça o SABE Intelligence e o SABE Portfolio e aprimore o desempenho da sua Carteira de Ações

Para quem SABE (com trocadilho, por favor...), as recentes crises de guerra de preços do petróleo e da pandemia do coronavírus fizeram com que, no momento, as ações ficassem desvalorizadas e, portanto, baratas. Nossa recomendação é:

O investidor deve reavaliar os fundamentos das companhias que compõem sua carteira. Se os fundamentos continuam válidos, é o caso de aproveitar as “pechinchas”, ações de empresas cujos preços estejam abaixo de seus valores patrimoniais, aumentando sua exposição àquelas companhias.

Estamos aqui para auxiliá-lo a selecionar empresas de qualidade, que criam valor para todos os seus stakeholders, com nossos relatórios SABE Intelligence e SABE Portfolio. Conte conosco!

Dentre as alternativas de aplicações com maior risco, as Ações de companhias com qualidade de gestão e desempenho consistente no longo prazo, as chamadas “SABE Campeãs”, trazem excelentes oportunidades de investimentos. A mudança do paradigma Renda Fixa X Renda Variável, já se faz sentir há mais de dois anos!

TERMO DE RESPONSABILIDADE (DISCLAIMER)

A SABE não pretende nem se dispõe a ensinar/instruir como investir no mercado de ações nem, muito menos, quais e quando comprar/vender ações: para isso recomendamos consultar a sua Corretora. SABE é o suporte imprescindível para quem já atua neste mercado ou já tomou a decisão de nele participar.

SABE Intelligence


O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações: são 140.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994 e os preços ajustados de suas ações dos últimos cinco anos.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa


Quem SABE, Investe!
Use o nosso farol para iluminar suas decisões de investir em ações.

Conheça nosso APP:

SABE Invest - Google Play  SABE Invest - App Store


Comentários