De volta ao passado

SABE

Blog

voltar

De volta ao passado

21/03/2022

“É uma empresa que poderia ser privatizada e eu ficaria livre desse problema. Se transformou em um clubinho que só pensa nele”

Jair Bolsonaro, Presidente do Brasil

De volta ao passado.

Na semana encerrada em 18/Mar, o Ibovespa subiu 3,2%, fechando com 115.311  pontos.

Em 2022, o índice sobe 10%, ainda influenciado por forte participação em exportadoras de commodities.

Curso Sem Medo de Investir na Bolsa


Lá fora a guerra continua sendo a maior expectativa, com as frustradas esperanças de um acordo entre Rússia e Ucrânia.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse que a aliança está unida e aumentou sua defesa no leste europeu, reforçando que “um ataque a qualquer dos aliados deflagrará uma resposta de todos os países da Otan”.

O petróleo voltou a subir forte na 5ªF (17), quase 9%, com o alerta da AIE de que 3 milhões de bpd do óleo russo podem não chegar ao mercado no próximo mês.

Aqui, o Governo lançou um plano de medidas com a intenção de injetar R$ 165 bilhões na economia:  Foram quatro iniciativas: antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas, novos saques extraordinários de até R$ 1 mil do FGTS, oferta de microcrédito digital e ampliação da margem de empréstimo consignado.

Com o Ibovespa no patamar de 115 mil pontos, a bolsa volta ao passado: em 2019, o índice fechou em 115.645, ficando desde essa data no “zero-a-zero” até hoje.

O momento atual da COVID-19


Novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil divulgado pelo consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das Secretarias Estaduais de Saúde, consolidados às 20h de sábado (19 de março). Fonte: G1. Saiba mais...

Notícias relevantes

No link abaixo você pode acessar uma compilação de notícias consideradas destaques relevantes por nosso time, visando auxiliar o nosso estimado leitor a compreender o recorrente “quebra-cabeças” do mercado de capitais brasileiro.

Segue o link para download do Relatório “A Bolsa na semana”: https://bit.ly/3qnnxOp

Desempenho do Ibovespa

O Ibovespa encerrou a última semana no dia 18 de março registrando 115.311 pontos, equivalente a menos 15.465 pontos (- 11,8% em moeda local) abaixo da marca recorde de 130.776 pontos registrada no fechamento do pregão de 7/06/2021. Neste ano de 2022 o Ibovespa está subindo 10%.

A tendência primária (longo prazo) do Ibovespa continua em alta, mesmo com a elevada volatilidade e incerteza do momento, tanto no plano econômico quanto no cenário político. No curtíssimo prazo (últimos 21 pregões) a tendência do principal índice da bolsa se reverteu para queda.

Veja a seguir o desempenho da bolsa brasileira, medido em pontos, pelo Ibovespa e pelos índices das carteiras B3 de Dividendos (IDIV), Small Caps (SMLL) e Sustentabilidade (ISE), em diferentes intervalos de tempo. Observe que, mesmo com a queda provocada pela onda de incerteza com a Covid-19, no longo prazo, a variação dos quatro índices, à exceção do ISE,  supera DE LONGE a renda fixa, com variação positiva de mais de 79%, contra 32% do CDI. Com a Selic a 11,75% aa, a renda fixa volta ao radar dos investidores, mas a renda variável ainda continua sendo a protagonista do mercado, como prevíamos há mais de três anos neste blog.

Perceba, estimado leitor, que o índice que teve o melhor desempenho no longo prazo foi o IDIV, com alta de 89%. Perceba também que o IBOVESPA é o que tem o melhor desempenho em 2022, com alta de 10%.

O conjunto de estatísticas mostrado ajuda o leitor a perceber os movimentos cíclicos da bolsa brasileira, em especial sobre os que têm (e os que não têm) fundamento técnico. 


Confira a evolução do “termômetro da bolsa” no gráfico abaixo e perceba as tendências (linha pontilhada em amarelo) e as volatilidades do Ibovespa no longo prazo (cinco anos) e no curtíssimo prazo (últimos 21 pregões):

Conheça o SABE Intelligence e o SABE Portfolio e aprimore o desempenho da sua Carteira de Ações

Estamos aqui para auxiliá-lo a selecionar empresas de qualidade sólida e desempenho consistente, que criam valor para todos os seus stakeholders, com nossos relatórios SABE Intelligence e SABE Portfolio. Conte conosco!

Dentre as alternativas de aplicações com maior risco, as Ações de Companhias com qualidade de gestão e desempenho destacado no longo prazo, as chamadas “SABE Campeãs”, trazem excelentes oportunidades de investimentos.

SABE Intelligence


TERMO DE RESPONSABILIDADE (DISCLAIMER)

A SABE não pretende nem se dispõe a ensinar/instruir como investir no mercado de ações nem, muito menos, quais e quando comprar/vender ações: para isso recomendamos consultar a sua Corretora. SABE é o suporte imprescindível para quem já atua neste mercado ou já tomou a decisão de nele participar.

O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações: são mais de 160.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994. Além disso, produzimos uma verdadeira “enciclopédia” sobre as companhias listadas na B3 com mais de 490 newsletters publicadas, entre blogs e alertas ao mercado.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa


Quer monitorar GRATUITAMENTE o desempenho da sua carteira de ações?
Conheça
 nosso APP:

SABE Invest - Google Play SABE Invest - App Store


Comentários