Davos: prioridade é defender a ordem global

SABE

Blog

voltar

Davos: prioridade é defender a ordem global

28/01/2019

“Colocar a culpa pelos seus próprios problemas nos outros não vai resolver os problemas”

Wang Qishan – Vice-Presidente da China

Em discursos no encontro anual do Fórum Econômico Mundial, em 23/jan/2019, a chanceler alemã, Angela Merkel, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o vice-presidente chinês, Wang Qishan, falaram vigorosamente em prol da globalização e do multilateralismo e pediram o fim das guerras comerciais deflagradas pelo presidente americano, Donald Trump.

Wang não citou Trump ou os EUA, mas seus alvos estavam evidentes. Ele chegou a pedir a rejeição de “práticas em que o forte intimida o fraco e a autoproclamada supremacia”, uma alusão mal disfarçada ao lema “America First’’, que norteia a política externa de Trump. Continue lendo...

Desempenho do Ibovespa

O otimismo exagerado vem provocando recordes sucessivos do Ibovespa que atingiu 97.677 pontos no último dia 24/jan. Mas, ainda estamos longe de recuperar as perdas provocadas pela recessão que atingiu nosso país. Precisamos levar em conta que desde mai/2008 (pico histórico de 73.516 pontos) até nov/2018, o índice da bolsa brasileira perdeu 39,05% em dólar, como informa a [B]3. Além disso, convém observar os efeitos da guerra comercial travada entre USA e China, foco do Fórum recente de Davos.

Nos últimos 21 pregões o Ibovespa subiu 14,46%, com tendência de alta. O índice fechou a curta semana encerrada em 24/jan com 97.677 pontos tendo variação positiva de 1,68% nesse breve período. Esta pontuação foi a 10ª máxima histórica ocorrida em 2019!!!

Em todos os intervalos de tempo observados a seguir, o Ibovespa superou a renda fixa, sinalizando um novo cenário para os investimentos em nosso país.

Veja a seguir o desempenho da bolsa brasileira, medido pelo Ibovespa em pontos, em diferentes intervalos de tempo.


Mantemos a convicção que, com a SELIC baixa no patamar de 6,5% ao ano (a previsão para 2019 no Boletim Focus é de 7%), os investidores terão que buscar alternativas com maior risco, caso queiram obter retornos melhores. Para proteger o patrimônio, a renda fixa continua sendo uma boa alternativa, mas para ganhar dinheiro de verdade as ações são a melhor opção.

Como lembra o economista Lionel Robbins, “expectativas equivocadas estimulam investimentos inapropriados”. Dentre as alternativas de aplicações com maior risco, as Ações de companhias com qualidade de gestão e desempenho consistente no longo prazo, as chamadas “SABE Campeãs”, trazem excelentes oportunidades de investimentos. Quem não quiser gerenciar risco vai ter que se contentar com 0,50% de retorno ao mês! A mudança do paradigma Renda Fixa X Renda Variável, na nossa opinião, é uma questão de tempo...

O conjunto de estatísticas mostrado ajuda o leitor a perceber os movimentos cíclicos da bolsa brasileira, em especial sobre os que têm (e os que não têm) fundamento técnico. Confira a evolução do “termômetro da bolsa” no gráfico abaixo e perceba agora a semelhança entre as tendências de alta e as volatilidades do Ibovespa no longo prazo (quase cinco anos) e nos últimos 21 pregões:

Em resumo, pouco importa se o índice está na máxima. Começamos a sair do lamaçal que foi o Brasil dos últimos anos. Prepare-se para ver máximas atrás de máximas. Com bolsa na máxima (ou na mínima) sempre temos boas opções esperando por nós. O que importa não é o preço, mas sim o valor da empresa.

Veja agora o que o SABE Alerta da semana passada publicou sobre a perspectiva de dividendos para o Setor Elétrico.

Retomada da economia ainda traz perspectiva de bons dividendos para o Setor Elétrico?


A SABE não pretende nem se dispõe a ensinar/instruir como investir no mercado de ações nem, muito menos, quais e quando comprar/vender ações: para isso recomendamos consultar a sua Corretora. SABE é o suporte imprescindível para quem já atua neste mercado ou já tomou a decisão de nele participar.

Promo SABE Invest


O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações: são 120.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994 e os preços de suas ações ajustadas dos últimos cinco anos.

Conheça o SABE Intelligence, a maneira revolucionária de selecionar empresas de desempenho destacado com a inteligência artificial e tomar decisões de investimentos em ações com maior probabilidade de acerto.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa

Comentários