Brasil: a retomada mais lenta desde 1980.

SABE

Blog

voltar

Brasil: a retomada mais lenta desde 1980.

30/07/2018

“O Brasil é país de enorme complexidade social e política – quem já viajou um pouco sabe que somos vários países em um. Temos áreas de excelência e sofisticação como países de Primeiro Mundo e regiões de extremo subdesenvolvimento que rivalizam com as que estão localizadas nos países mais pobres do planeta”.

Monica De Bolle – economista e pesquisadora.

A semana encerrada em 28/Jul/2018 foi melhor, mas ainda perdendo, desta vez com o placar de 4 x 3. Os fatos que trouxeram impactos negativos na economia venceram mais uma vez, mantendo a dificuldade do desenvolvimento das empresas e do crescimento do país:

·  Impactos negativos: domínio por políticos nas diretorias de Agências Reguladoras, consciência de estagnação econômica com retomada a partir de 2020, fuga de empresas de financiamentos do BNDES e previsão de aumento das contas de luz até o fim de 2018;

·  Impactos positivos: lançamento de medidas de estímulo pela China, acordo entre EUA e EU dando trégua à guerra comercial e perda recorde do valor de mercado do Facebook por conta de escândalos.

Confira na tabela a seguir os principais destaques da semana e seus impactos na sociedade e na economia, extraídos da 1ª página do caderno de Economia do jornal O Globo:

Na última semana a bolsa subiu 1,81%. No dia 27/Jul/2018 o Ibovespa fechou em 79.866 pontos. Em 2018 a bolsa está subindo 4,53%, retorno ainda bem abaixo ao do início de 2018, caracterizando forte reversão de expectativas pelos agentes do mercado, especialmente após o fim da greve dos caminhoneiros.

Lembramos que até o fim de Fev/2018 o Ibovespa chegou a subir quase 12% no ano. Citando o economista Lionel Robbins: “investimentos inapropriados estimulados por expectativas equivocadas”.

Veja a seguir o desempenho da bolsa brasileira medido pelo Ibovespa em pontos, em diferentes intervalos de tempo. 

Continuamos acreditando que, com SELIC mantida no patamar de 6,5% ao ano, os investidores terão que buscar alternativas com maior risco, caso queiram obter retornos melhores. Com a ameaça de aumento dos juros em 2018, a busca por melhores retornos se tornará mais técnica e seletiva.

Dentre as alternativas de aplicações com maior risco, as Ações de companhias com gestão consistente, as “Campeãs”, trazem excelentes oportunidades de investimentos. Quem não quiser gerenciar risco vai ter que se contentar com 0,50% de retorno ao mês! A mudança do paradigma Renda Fixa X Renda Variável, na nossa opinião, é uma questão de tempo...

O conjunto de estatísticas mostrado ajuda o leitor a perceber os movimentos cíclicos da bolsa brasileira, em especial sobre os que têm (e os que não têm) fundamento técnico. Confira a evolução do “termômetro da bolsa” no gráfico abaixo e perceba a expressiva diferença entre as volatilidades do índice no longo prazo e no curtíssimo prazo:

Desempenho do Ibovespa no Longo e no Curtíssimo Prazo – Fonte: APLIGRAF I Elaboração: SABE ©

A SABE não pretende nem se dispõe a ensinar/instruir como investir no mercado de ações nem, muito menos, quais e quando comprar/vender ações: para isso recomendamos consultar a sua Corretora. SABE é o suporte imprescindível para quem já atua neste mercado ou já tomou a decisão de nele participar.

O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações: são 120.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994 e os preços de suas ações ajustadas dos últimos cinco anos.

Conheça o SABE Intelligence, a maneira revolucionária de selecionar empresas saudáveis com a inteligência artificial e tomar decisões de investimentos em ações com maior probabilidade de acerto.

Luiz Guilherme Dias

SABE | Inteligência em Ações da Bolsa


Comentários