Bolsa em 100 mil pontos: falta pouco!!!

SABE

Blog

voltar

Bolsa em 100 mil pontos: falta pouco!!!

04/02/2019

“Os empresários devem assumir que sua responsabilidade na sociedade vai além de gerar empregos, pagar impostos e fornecer produtos e serviços. A sua posição privilegiada na gestão de recursos financeiros e humanos, com acesso a inúmeras fontes de conhecimento, e sua capacidade de execução e inovação, lhes confere a possibilidade de ser uma força inigualável para a construção de um mundo melhor. As empresas devem competir entre si e não com a sociedade”

Silvio Dulinsky – Membro do Comitê Executivo do Fórum Econômico Mundial


O Ibovespa quase que bateu 98 mil pontos no dia 01/fev. Falta pouco para chegar aos 100 mil. Mas, e daí? Ibovespa em 100 mil pontos é um indicador meramente simbólico, dada a situação em que o Brasil se encontra.

Pouco importa se o índice está na máxima. Começamos a sair do lamaçal que foi o Brasil dos últimos anos. Prepare-se para ver máximas atrás de máximas. Com bolsa na máxima (ou na mínima) sempre temos boas opções esperando por nós. O que importa não é o preço, mas sim o valor da empresa.

Ainda estamos longe de recuperar as perdas provocadas pela recessão que atingiu nosso país. Desde mai/2008 (pico histórico de 73.516 pontos) até nov/2018 (89.709 pontos), o índice da bolsa brasileira subiu 22% em termos nominais, mas perdeu 39% em dólar, como informa a [B]3.

O ano de 2019 certamente não será fácil nem para o governo, nem para a sociedade. Superar os 100 mil pontos não basta. O país precisa reduzir drasticamente o desemprego e revigorar a economia. A aprovação da reforma da previdência é o indicador mais forte para definir o rumo da nossa economia no curto prazo. A eleição dos novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado reforça, em nossa opinião, o aumento da chance de aprovação das reformas.

Desempenho do Ibovespa

Em 2019 o Ibovespa valorizou 11,21%, cerca de 4 pontos abaixo da variação de todo o ano de 2018!

Nos últimos 21 pregões o Ibovespa subiu 7,38 %, com tendência de alta, como mostrado no gráfico abaixo. O índice fechou a semana encerrada em 01/fev com 97.861 pontos tendo variação positiva de 1,68% nesse breve período. Esta pontuação foi a 11ª máxima histórica ocorrida em 2019!!!

A tendência primária do Ibovespa também é de alta. Em todos os intervalos de tempo observados na tabela a seguir, o Ibovespa superou a renda fixa, sinalizando um novo cenário para os investimentos em nosso país.

Veja a seguir o desempenho da bolsa brasileira, medido pelo Ibovespa em pontos, em diferentes intervalos de tempo.


Mantemos a convicção que, com a SELIC baixa no patamar de 6,5% ao ano (a previsão para 2019 no Boletim Focus é de 7%), os investidores terão que buscar alternativas com maior risco, caso queiram obter retornos melhores. Para proteger o patrimônio, a renda fixa continua sendo uma boa alternativa, mas para ganhar dinheiro de verdade as ações são a melhor opção.

Como lembra o economista Lionel Robbins, “expectativas equivocadas estimulam investimentos inapropriados”. Dentre as alternativas de aplicações com maior risco, as Ações de companhias com qualidade de gestão e desempenho consistente no longo prazo, as chamadas “SABE Campeãs”, trazem excelentes oportunidades de investimentos. Quem não quiser gerenciar risco vai ter que se contentar com 0,50% de retorno real ao mês! A mudança do paradigma Renda Fixa X Renda Variável, na nossa opinião, é uma questão de tempo...

O conjunto de estatísticas mostrado ajuda o leitor a perceber os movimentos cíclicos da bolsa brasileira, em especial sobre os que têm (e os que não têm) fundamento técnico. Confira a evolução do “termômetro da bolsa” no gráfico abaixo e perceba agora a semelhança entre as tendências de alta e as volatilidades do Ibovespa no longo prazo (quase cinco anos) e nos últimos 21 pregões:

Veja agora os SABE Alertas que foram publicados na semana passada:

Banco Inter: crescendo com foco no mundo digital.

Tragédia de Brumadinho: de quem é a culpa?

A SABE não pretende nem se dispõe a ensinar/instruir como investir no mercado de ações nem, muito menos, quais e quando comprar/vender ações: para isso recomendamos consultar a sua Corretora. SABE é o suporte imprescindível para quem já atua neste mercado ou já tomou a decisão de nele participar.

Promo SABE Invest


O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações: são 120.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994 e os preços de suas ações ajustadas dos últimos cinco anos.

Conheça o SABE Intelligence, a maneira revolucionária de selecionar empresas de desempenho destacado com a inteligência artificial e tomar decisões de investimentos em ações com maior probabilidade de acerto.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa

Comentários