As incertezas continuam e continuarão!!

SABE

Blog

voltar

As incertezas continuam e continuarão!!

01/07/2019

“Em toda oportunidade existe uma ameaça e em toda ameaça existe uma oportunidade. Não existem oportunidades. Não existem ameaças. Só existem opor-ameaças”

Ichak Adizes – Consultor internacional

PIB deve crescer 0,8% em 2019 e, se reforma passar, 2,5% em 2020, diz o IPEA 

O IPEA prevê que o PIB este ano deve ficar limitado a um crescimento de 0,8%, com melhora apenas no ano que vem, quando deverá crescer 2,5% se a reforma da Previdência for aprovada. “Caso a reforma seja aprovada no 2º semestre, dependendo do timing, pode levar a mais uma revisão do crescimento da economia este ano para 0,6%, mas a reforma vai ser aprovada e ano que vem vamos ver a recuperação”, avaliou o presidente do IPEA, Carlos von Doellinger em coletiva de imprensa para apresentar a Carta de Conjuntura com uma visão geral da economia. Fonte: EXAME. Continue lendo...

Aumenta o interesse do investidor local por ações

O interesse dos brasileiros por ações de empresas está em alta. Nas ofertas de papéis realizadas neste ano, até o momento, os investidores locais aplicaram de R$ 8 bilhões, ante R$ 4,6 bilhões nos 12 meses de 2018. É verdade que o volume de ofertas aumentou em 2019, mas os números mostram que tem sido crescente o interesse de pessoas físicas por ações.

Na oferta secundária da Petrobras, estrangeiros ficaram com 55% dos papéis. Em 2010, em outra oferta da estatal, os investidores locais compraram apenas 13% do total. Na nova operação, houve também participação expressiva do pequeno aplicador, o chamado investidor de varejo, com 24%. Fonte: Valor. Leia mais...

Termômetro da Previdência: Moreira diz que fará ajustes em relatório da Previdência

Segundo notícia do IEPREV (Instituto de Estudos Previdenciários), o relator da reforma da Previdência na Câmara, Samuel Moreira (PSDB-SP), afirmou que fará complementações ao seu relatório e que apresentará as modificações quando a comissão especial que debate a proposta deverá votar o parecer. Moreira garantiu que manterá os pilares principais da reforma, como a idade mínima. “Vamos fazer apenas alguns ajustes para corrigir distorções apontadas pelos deputados. Mas já posso dizer que, a princípio, não vou mexer nas regras do abono porque nosso relatório melhorou essa parte em relação à proposta do governo”, disse o relator.

Desempenho do Ibovespa

O Ibovespa fechou a semana encerrada em 28/06 com 100.967 pontos, queda de 1.045 pontos em relação à máxima de 102.012 pontos observada em 21/06, se mantendo acima da renda fixa. A tendência primária (longo prazo) do Ibovespa continua de alta. Nos últimos 21 pregões a tendência também é de alta.

Da máxima de 73.516 pontos de 20/mai/2008 até o fim de abr/2019 com 96.353 pontos, o índice subiu 31,06%. Entretanto em dólar a variação foi de menos 45,26%, no mesmo intervalo de tempo.

Veja a seguir o desempenho da bolsa brasileira, medido pelo Ibovespa em pontos, em diferentes intervalos de tempo, deixando abaixo a rentabilidade da renda fixa em todos os períodos, exceto na última semana que caiu 1,02%.


Com a manutenção da SELIC baixa no patamar de 6,5% ao ano ou em menor nível, como esperado pelo mercado, os investidores terão que buscar alternativas com maior risco, caso queiram obter retornos melhores. Para proteger o patrimônio, a renda fixa continua sendo uma boa alternativa, mas para ganhar dinheiro “de verdade” as ações são a melhor opção.

Dentre as alternativas de aplicações com maior risco, as Ações de companhias com qualidade de gestão e desempenho consistente no longo prazo, as chamadas “SABE Campeãs”, trazem excelentes oportunidades de investimentos. Quem não quiser gerenciar risco vai ter que se contentar com algo tipo 0,50% de retorno real ao mês! A mudança do paradigma Renda Fixa X Renda Variável, na nossa opinião, é uma questão de tempo...

O conjunto de estatísticas mostrado ajuda o leitor a perceber os movimentos cíclicos da bolsa brasileira, em especial sobre os que têm (e os que não têm) fundamento técnico. Confira a evolução do “termômetro da bolsa” no gráfico abaixo e perceba as diferenças entre as tendências (linha pontilhada em amarelo) e as volatilidades do Ibovespa no longo prazo (quase cinco anos) e nos últimos 21 pregões:


A SABE não pretende nem se dispõe a ensinar/instruir como investir no mercado de ações nem, muito menos, quais e quando comprar/vender ações: para isso recomendamos consultar a sua Corretora. SABE é o suporte imprescindível para quem já atua neste mercado ou já tomou a decisão de nele participar.

SABE Invest


O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações: são 120.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994 e os preços de suas ações ajustadas dos últimos cinco anos.

Conheça o SABE Intelligence, a maneira revolucionária de selecionar empresas de desempenho destacado com a inteligência artificial e tomar decisões de investimentos em ações com maior probabilidade de acerto.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa

Comentários

SABE Alerta

Assine e tenha acesso às melhores informações
para fundamentar suas decisões de investimentos em ações.