Alertas para Lucros dos Grandes Bancos, Natura e Recordes da B3 (antiga Bovespa)

SABE

Blog

voltar

Alertas para Lucros dos Grandes Bancos, Natura e Recordes da B3 (antiga Bovespa)

29/11/2017

“Não importa o que o Sr. Mercado apronte, você sempre será capaz de dizer com muita confiança: ‘Isso também passará’”

Benjamin Graham – Autor do best seller “O Investidor Inteligente”

Para Graham, ao simplesmente manter sua carteira permanentemente diversificada e se recusar a despejar dinheiro nas últimas e mais loucas modas do Sr. Mercado, você pode garantir que as consequências de seus erros nunca sejam catastróficas.

No longo prazo (Dez/2012 a 17/Nov/2017), pouco menos de cinco anos, o Ibovespa valorizou 21,66%, bem abaixo da Renda Fixa, influenciado pelas altas taxas de juros praticadas no período, e subindo pouco mais de 1 pontos percentual em relação ao desempenho de nossa última publicação. Perceba, querido leitor, como o “sobe-e-desce” da nossa Bolsa nada ou pouco acrescenta às decisões do “verdadeiro investidor”? Para não cair em armadilhas é sempre bom ter um ouvido apurado ou estar bem informado. Nossa missão é exatamente a INFORMAÇÃO que “informa a ação” a ser tomada antes de tomar a decisão sobre o que investir.

Novamente, mesmo com as más notícias que recebemos diariamente (em especial sobre a política, aprovação da Reforma da Previdência e as expectativas das eleições majoritárias de 2018), no médio prazo (2 anos) o Ibovespa subiu 71,07% e, mesmo no curto prazo (1 ano) subiu 21,66%, superando uma renda fixa bem remunerada. No curtíssimo prazo (30 dias) o índice caiu 2,87% (menos de 2 pontos percentuais em relação ao nosso último informe semanal) e em 2017 subiu 24,45%, ainda superando DE LONGE a renda fixa. O curioso é que tem gente que não gosta de investir em ações!!!

Esse conjunto de estatísticas ajuda o leitor perceber os movimentos cíclicos da bolsa brasileira, em especial sobre os que têm (e os que não têm) fundamento técnico. Confira a evolução do “termômetro da bolsa” no gráfico abaixo:

Desempenho do Ibovespa de Dez/2012 a 24/Nov/2017

Fonte: B3 + APLIGRAF I Elaboração: SABE ©


Este artigo reúne os conteúdos dos nossos blogs diários “SABE Alerta” publicados na última semana, encerrada em 24/Nov/2017.

SABE Alerta – Lucros dos Grandes Bancos surpreenderam, mas dos Pequenos não!

Segundo notícia sob o título “Festa na Banca”, publicada no dia 02/Nov/2017 na coluna de Ancelmo Góis do O Globo, “mesmo com a queda de juros, os três maiores bancos privados do país (Itaú, Bradesco e Santander) já lucraram R$ 34,4 bilhões de janeiro a setembro de 2017. Isto é mais do que o governo prevê arrecadar (R$ 30 bilhões) com privatizações em infraestrutura, em 2018,incluindo aí Eletrobras e novos blocos para exploração de petróleo”. Saiba mais...


SABE Alerta – NATURA – Sustentabilidade dá retorno!

A Natura foi eleita a empresa mais sustentável do ano de 2017. Para a Natura, a sustentabilidade tornou-se parte indissociável do negócio — uma estratégia feita para durar. Segundo notícia publicada no Guia Exame 2017 de Sustentabilidade, parte relevante dos avanços da Natura na seara da sustentabilidade ocorreu nos últimos dois anos — período nada fácil para o país. Saiba mais...

SABE Alerta – IBOVESPA – Recordes são boas notícias?

Parece que brasileiro não gosta de más (ou reais) notícias quando o assunto é dinheiro. Temos observado muitos sites ou mesmo canais de mídias especializados em mercado financeiro comemorar a retomada da economia, quando o desemprego ainda está na casa de 13 milhões de brasileiros. É fato que a inflação e os juros caíram, como também o risco-país, mas a nosso ver ainda falta muito para comemorar uma recuperação econômica. Saiba mais...

A SABE não pretende nem se dispõe a ensinar/instruir como investir no mercado de ações nem, muito menos, quais e quando comprar/vender ações: para isso recomendamos consultar a sua Corretora. SABE é o suporte imprescindível para quem já atua neste mercado ou já tomou a decisão de nele participar.

O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações: são 120.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994 e os preços de suas ações ajustadas dos últimos cinco anos.

Conheça o SABE Intelligence, um produto revolucionário criado para você fundamentar suas decisões de investimentos em ações com a tecnologia da inteligência artificial.

Luiz Guilherme Dias
Equipe SABE inteligência em Ações

Comentários