Alertas para Embraer, IPOs e Valor de Mercado de 2017

SABE

Blog

voltar

Alertas para Embraer, IPOs e Valor de Mercado de 2017

10/01/2018

“Qual a consequência de aprovar a Previdência? A eleição vai se dar como uma pauta totalmente distinta porque vamos discutir qual o futuro da economia brasileira, porque política no Brasil é economia”

Moreira Franco – Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República do Brasil

No ano de 2017 a economia e a bolsa tiveram um desempenho bom, com inflação e câmbio sob controle, Selic fechando a 7% e o Ibovespa acumulando valorização de 28%. Mas, com tudo isso, 2018 está sendo considerado o “ano da incerteza” (curioso, porque nunca vi ano com expectativa de certeza!) por conta da famigerada aprovação da Reforma da Previdência, do peso das eleições majoritárias e do temor de rebaixamento pelas agências de risco.

No longo prazo (cinco anos, de Dez/2012 a 28/Dez/2017), o Ibovespa valorizou 25,35%, bem abaixo da Renda Fixa, influenciado pelas altas taxas de juros praticadas no período. No médio prazo (2 anos) o Ibovespa subiu 76,25% e, mesmo no curto prazo (1 ano) subiu 28,56%, superando uma renda fixa bem remunerada. Em 2017 o Ibovespa valorizou 28,22%, também acima da renda fixa. No curtíssimo prazo (21 pregões) o índice subiu 5,09%, ainda superando DE LONGE a renda fixa. Permita-me insistir nesse clichê, prezado leitor, mas o curioso é que tem gente que não gosta de investir em ações!!!

Esse conjunto de estatísticas ajuda o leitor perceber os movimentos cíclicos da bolsa brasileira, em especial sobre os que têm (e os que não têm) fundamento técnico. Confira a evolução do “termômetro da bolsa” no gráfico abaixo:

Desempenho do Ibovespa de Dez/2012 a 28/Dez/2017
Fonte: B3 + APLIGRAF I Elaboração: SABE ©


Este artigo reúne os conteúdos dos nossos blogs diários “SABE Alerta” publicados na semana encerrada em 05/Jan/2017.

·  SABE Alerta – EMBRAER – Com a Boeing vai voar mais longe!

Chamou nossa atenção o artigo publicado no dia 27/Dez/2017 no Blog do Esmael sob o título “A Embraer é a nossa Petrobras dos ares”, assinado por Pedro Celestino, presidente do Clube de Engenharia. Após analisar com clareza algumas hipóteses para o movimento da BOEING e da EMBRAER, de buscarem algum tipo de associação, Celestino conclui que nenhuma delas atende ao interesse nacional, justificando que a EMBRAER, pelo papel que desempenha em nossa economia, é estratégica para o país. Saiba mais...

·  SABE Alerta – IPOs – R$ 21 bilhões em 2017!!!

IPO (do inglês Initial Public Offering) ou Oferta Pública Inicial é o nome dado ao processo no qual uma empresa vende suas ações ao público pela primeira vez. Ao fazer uma oferta desse tipo, a empresa amplia seu quadro de sócios, uma vez que quem compra os papéis se torna dono de uma pequena parte do negócio. Para abrir o capital, a empresa precisa de uma autorização da CVM para vender as ações e outra para ser listada em bolsa. Saiba mais...

·  SABE Alerta – Companhias do Ibovespa valem mais 24% em 2017!!!

O valor de mercado, em economia, refere-se ao valor que um produto atinge no mercado, baseando-se na concorrência de mercado e lei de oferta e procura. Costuma-se contrapor o valor de mercado ao valor real do produto. Por exemplo, o valor de mercado de uma roupa de grife famosa pode ir muito acima ou abaixo do seu valor real, dependendo da estação. Saiba mais...

A SABE não pretende nem se dispõe a ensinar/instruir como investir no mercado de ações nem, muito menos, quais e quando comprar/vender ações: para isso recomendamos consultar a sua Corretora. SABE é o suporte imprescindível para quem já atua neste mercado ou já tomou a decisão de nele participar.

e-Book

O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações: são 120.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994 e os preços de suas ações ajustadas dos últimos cinco anos.

Conheça o SABE Intelligence, a maneira revolucionária de selecionar empresas saudáveis com a inteligência artificial e tomar decisões de investimentos em ações com maior probabilidade de acerto.

Luiz Guilherme Dias
Equipe SABE Inteligência

Comentários