Adeus, Brasil Velho!!!

SABE

Blog

voltar

Adeus, Brasil Velho!!!

02/01/2019

“Nunca antes nosso futuro foi mais imprevisível. Nunca dependemos tanto de forças políticas que podem a qualquer instante fugir às regras do bom-senso e do interesse próprio – forças que pareciam insanas se fossem medidas pelos padrões dos séculos anteriores”

Hannah Arendt – Filósofa

Vivemos numa era de alta imprevisibilidade com mudanças de toda ordem: políticas, econômicas, sociais, tecnológicas, etc. Ao mesmo tempo dispomos de uma infinidade de informações, mas não sabemos onde chegaremos. O século XXI tem se mostrado uma “caixa de surpresas” constantes.

Iniciamos 2018, com um exagerado otimismo, com previsão do PIB próximo a 3%. No fim de fev/2018 a bolsa atingiu 87.652 pontos refletindo a expectativa do mercado. Até ali, tudo bem! Mas, mesmo sabendo que teríamos à frente, Copa do Mundo e Eleições para troca de Governos Federal e Estadual, não imaginávamos que uma greve de caminhoneiros pudesse fazer o estrago que fez em nossa economia. A partir de mai/2018 ficou visível a fragilidade de nosso país. Com alta volatilidade, por conta, principalmente, das eleições e do cenário externo com o embate EUA-China, a bolsa brasileira fechou 2018 com 87.887 pontos.

Entramos 2019 com mais de 12 milhões de desempregados e 55 milhões de brasileiros vivendo abaixo da linha de pobreza. Embora com inflação controlada (4,56%) e juros baixos (6,5%), a economia “andou de lado” em 2018. Com um PIB previsto de 1,3%, o Brasil terá que encarar uma dívida bruta do Governo de 76,5% do PIB para 2018. Em países emergentes esse percentual é de 50%. Portanto, o desafio do Governo Bolsonaro é gigantesco!

Olhando agora o mercado de ações brasileiro, no acumulado de 2018, a valorização do Ibovespa está em +15,03%, bem próximo de uma boa renda fixa. Nos últimos 21 pregões o índice caiu 0,06%, com tendência de queda. O índice fechou a semana com 87.887 pontos tendo variação positiva de 2,99%, influenciada pela alta de 2,84% do último pregão de 2018.

Veja a seguir o desempenho da bolsa brasileira medido pelo Ibovespa em pontos, em diferentes intervalos de tempo.


Continuamos afirmando que, com a SELIC baixa no patamar de 6,5% ao ano (a previsão para 2019 é de 7,13%), os investidores terão que buscar alternativas com maior risco, caso queiram obter retornos melhores. Para proteger o patrimônio, a renda fixa continua sendo uma boa alternativa, mas para ganhar dinheiro de verdade as ações são a melhor opção. Ocorrendo aumento dos juros em 2019, a busca por melhores retornos se tornará mais técnica e seletiva.

Como lembra o economista Lionel Robbins, “expectativas equivocadas estimulam investimentos inapropriados”. Dentre as alternativas de aplicações com maior risco, as Ações de companhias com gestão de qualidade e desempenho consistente no longo prazo, as chamadas “SABE Campeãs”, trazem excelentes oportunidades de investimentos. Quem não quiser gerenciar risco vai ter que se contentar com 0,50% de retorno ao mês! A mudança do paradigma Renda Fixa X Renda Variável, na nossa opinião, é uma questão de tempo...

O conjunto de estatísticas mostrado ajuda o leitor a perceber os movimentos cíclicos da bolsa brasileira, em especial sobre os que têm (e os que não têm) fundamento técnico. Confira a evolução do “termômetro da bolsa” no gráfico abaixo e perceba agora a semelhança entre as tendências de alta e as volatilidades do Ibovespa no longo prazo (quase cinco anos) e nos últimos 21 pregões:


Desempenho do Ibovespa no Longo Prazo e em 21 pregões
Fonte: APLIGRAF I Elaboração: SABE©

Veja agora o que o SABE Alerta da semana passada publicou sobre o excelente desempenho das Carteiras SABE e sobre a Embraer sendo adquirida pela Boeing.

SABE Campeãs superam as Melhores Carteiras Recomendadas

Embraer com Boeing fica mais competitiva


A SABE não pretende nem se dispõe a ensinar/instruir como investir no mercado de ações nem, muito menos, quais e quando comprar/vender ações: para isso recomendamos consultar a sua Corretora. SABE é o suporte imprescindível para quem já atua neste mercado ou já tomou a decisão de nele participar.

Promo SABE Invest


O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações: são 120.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994 e os preços de suas ações ajustadas dos últimos cinco anos.

Conheça o SABE Intelligence, a maneira revolucionária de selecionar empresas saudáveis com a inteligência artificial e tomar decisões de investimentos em ações com maior probabilidade de acerto.

A Equipe SABE deseja a todos os seus assinantes, clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros de negócios e amigos um Feliz 2019 repleto de prosperidade.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa

Comentários