A seleção de Bolsonaro

SABE

Blog

voltar

A seleção de Bolsonaro

26/11/2018

“Na política, a opção jamais tem a ver com a luta entre o bem e o mal, mas entre o preferível e o detestável”

Raymond Aron – filósofo francês

Assim como o atual presidente Michel Temer, o próximo comandante do Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro, conseguiu agradar o mercado com a escolha da equipe econômica. O novo time encarregado de realizar mudanças estruturais no país em 2019 é visto com confiança pelos investidores, mesmo com a nomeação de pessoas sem experiência na vida pública. A avaliação dos analistas é de que os economistas têm posição favorável à redução dos gastos e à austeridade fiscal, mas a relação com o Congresso Nacional ainda é duvidosa.

A impressão positiva dos investidores é similar à que ocorreu em 2016, quando Temer criou o “time dos sonhos”. O movimento foi registrado nos mercados, com a queda do dólar e a alta do Ibovespa. Fonte: Correio Braziliense. Continue lendo...

A equipe de transição criou um site específico para tornar os documentos de transição públicos. Vale a pena conhecer para que saibamos quais serão as lutas que virão. Confira no link a seguir: https://goo.gl/Tviu8N

No longo prazo o Ibovespa teve variação positiva de 67,41%, abaixo da renda fixa, favorecida pelas altas taxas de juros do período. Entretanto, no médio e curto prazos, o Ibovespa supera a renda fixa, com variações positivas de 47,74% e 16,07%.

No acumulado de 2018, a valorização do Ibovespa está em +12,86%, próxima de uma renda fixa. Nos últimos 22 pregões o índice subiu apenas 0,67% e a bolsa continua “andando de lado”, mas com tendência de alta. O índice fechou a semana com 86.230 pontos tendo variação negativa de 2,09%.

Em pouco mais de 10 anos, desde o pico histórico de 20/mai/2008 de 73.516 pontos até o pico de 26/fev/2018 de 87.652 pontos, percebemos um aumento nominal de 19% (em pontos) e uma queda de 39% em US$, refletindo o cenário ruim que a economia do país enfrentou nos últimos anos.

Veja a seguir o desempenho da bolsa brasileira medido pelo Ibovespa em pontos, em diferentes intervalos de tempo.


A equipe do novo governo reforça nossa crença que, com a SELIC no patamar de 6,5% ao ano, os investidores terão que buscar alternativas com maior risco, caso queiram obter retornos melhores. Para proteger o patrimônio, a renda fixa continua sendo uma boa alternativa, mas para ganhar dinheiro de verdade as ações são a melhor opção. Ocorrendo aumento dos juros em 2019, a busca por melhores retornos se tornará mais técnica e seletiva.

Como lembra o economista Lionel Robbins, “expectativas equivocadas estimulam investimentos inapropriados”. Dentre as alternativas de aplicações com maior risco, as Ações de companhias com gestão de qualidade e desempenho consistente no longo prazo, as chamadas “SABE Campeãs”, trazem excelentes oportunidades de investimentos. Quem não quiser gerenciar risco vai ter que se contentar com 0,50% de retorno ao mês! A mudança do paradigma Renda Fixa X Renda Variável, na nossa opinião, é uma questão de tempo...

O conjunto de estatísticas mostrado ajuda o leitor a perceber os movimentos cíclicos da bolsa brasileira, em especial sobre os que têm (e os que não têm) fundamento técnico. Confira a evolução do “termômetro da bolsa” no gráfico abaixo e perceba agora a semelhança entre as tendências de alta e as volatilidades do Ibovespa no longo prazo (quase cinco anos) e nos últimos 22 pregões:


Veja agora o que o SABE Alerta da semana passada publicou sobre o desempenho das empresas nos nove primeiros meses de 2018.

Resultados dos 9 Meses de 2018 das Empresas animam!


A SABE não pretende nem se dispõe a ensinar/instruir como investir no mercado de ações nem, muito menos, quais e quando comprar/vender ações: para isso recomendamos consultar a sua Corretora. SABE é o suporte imprescindível para quem já atua neste mercado ou já tomou a decisão de nele participar.

Promo SABE Intelligence


O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações: são 120.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994 e os preços de suas ações ajustadas dos últimos cinco anos.

Conheça o SABE Intelligence, a maneira revolucionária de selecionar empresas saudáveis com a inteligência artificial e tomar decisões de investimentos em ações com maior probabilidade de acerto.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa

Comentários