A economia brasileira se arrasta...

SABE

Blog

voltar

A economia brasileira se arrasta...

01/04/2019

“O primeiro economista do mundo foi Cristóvão Colombo: quando saiu, não sabia para onde ia; quando chegou, não sabia onde estava. E tudo por conta do Governo”

Anedota popular – entre políticos no final dos anos 1980


Crescimento da Economia em 2019

O Grupo de Conjuntura do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgou no dia 28/mar que cortou sua previsão de crescimento do PIB do país para 2%, de 2,7% divulgado anteriormente no fim de dez/2018. Para 2020, a projeção é de crescimento de 3%.

A revisão coloca as projeções do IPEA mais alinhadas com o cenário do restante do mercado. Analistas acompanhados pelo Boletim Focus, do BC, estimam crescimento de 2% do PIB neste ano, frente ao ano passado. Um mês atrás, a mediana das projeções dos analistas estava na faixa de 2,5%. (Fonte: G1/Globo.com). Continue lendo...

Desempenho do Ibovespa

Em 2019, até 29/mar, o Ibovespa valorizou 8,42 %, aumento de 1,9 pontos em relação à variação da semana anterior, mantendo-se acima da renda fixa.

Nos últimos 21 pregões o Ibovespa caiu 2,24%, aumento de 1,78 pontos percentuais em relação à última semana, agora com leve tendência de queda, como mostrado no gráfico abaixo. O índice fechou a semana encerrada em 29/mar com 95.414 pontos, tendo variação positiva de 1,79% nesse breve período, 7,24 pontos acima da variação da semana anterior.

A tendência primária (longo prazo) do Ibovespa continua de alta. No mês, com 21 pregões a Renda Fixa voltou a superar o Ibovespa. Mas, na semana encerrada em 29/mar, o Ibovespa voltou a bater o índice.

Nossa economia se arrasta em função da confusão política instaurada em Brasília. Confiança e nervosismo são sentimentos traduzidos a cada segundo nos gráficos do mercado financeiro por causa da turbulência no cenário político. Instabilidade que reflete as incertezas em relação ao futuro da reforma da Previdência, considerada fundamental para a retomada do crescimento do país. Enquanto isso 13 milhões de brasileiros esperam por uma vaga no mercado de trabalho. É doloroso...

Veja a seguir o desempenho da bolsa brasileira, medido pelo Ibovespa em pontos, em diferentes intervalos de tempo.


Com a confirmação pelo COPOM da manutenção da SELIC baixa no patamar de 6,5% ao ano, os investidores terão que buscar alternativas com maior risco, caso queiram obter retornos melhores. Para proteger o patrimônio, a renda fixa continua sendo uma boa alternativa, mas para ganhar dinheiro “de verdade” as ações são a melhor opção.

Como lembra o economista Lionel Robbins, “expectativas equivocadas estimulam investimentos inapropriados”. Dentre as alternativas de aplicações com maior risco, as Ações de companhias com qualidade de gestão e desempenho consistente no longo prazo, as chamadas “SABE Campeãs”, trazem excelentes oportunidades de investimentos. Quem não quiser gerenciar risco vai ter que se contentar com algo tipo 0,50% de retorno real ao mês! A mudança do paradigma Renda Fixa X Renda Variável, na nossa opinião, é uma questão de tempo...

O conjunto de estatísticas mostrado ajuda o leitor a perceber os movimentos cíclicos da bolsa brasileira, em especial sobre os que têm (e os que não têm) fundamento técnico. Confira a evolução do “termômetro da bolsa” no gráfico abaixo e perceba as diferenças entre as tendências (linha pontilhada em amarelo) e as volatilidades do Ibovespa no longo prazo (quase cinco anos) e nos últimos 21 pregões:


Veja a seguir o que o SABE Alerta da semana passada publicou sobre os desempenhos das companhias RUMO e VALE, obtidos dos balanços de 2018.

RUMO: lucro, depois de 4 anos com prejuízos.

VALE: A “joia da coroa” perdeu o brilho.


A SABE não pretende nem se dispõe a ensinar/instruir como investir no mercado de ações nem, muito menos, quais e quando comprar/vender ações: para isso recomendamos consultar a sua Corretora. SABE é o suporte imprescindível para quem já atua neste mercado ou já tomou a decisão de nele participar.

Promo SABE Invest


O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações: são 120.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994 e os preços de suas ações ajustadas dos últimos cinco anos.

Conheça o SABE Intelligence, a maneira revolucionária de selecionar empresas de desempenho destacado com a inteligência artificial e tomar decisões de investimentos em ações com maior probabilidade de acerto.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa

Comentários