A cidade do Rio de Janeiro está de parabéns!!!

SABE

Blog

voltar

A cidade do Rio de Janeiro está de parabéns!!!

21/01/2019

“Se é para rir, eu Rio de Janeiro a janeiro”

Autor desconhecido

O estado do Rio de Janeiro e sua capital vem sofrendo bastante nos últimos anos, basta ver que quatro dos seus últimos governadores foram presos. Os dados da PNAD/IBGE de 2017 mostram isso de forma clara: elevação da taxa de letalidade violenta para mais de 16%, taxa de desocupação de 15,1%, cerca de 1,3 milhões de pessoas desocupadas, rendimento médio real decrescente, queda das vendas do varejo próximo a 10%, queda de 30% na receita primária do governo.

Uma medida para sanear o problema da violência foi a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro, justificada pelo governo como necessária para derrotar o crime organizado sob risco de tomar conta do estado. Leia maisA situação econômica e a violência no Rio de Janeiro de autoria de Emilio Chernavsky.

Mas, nem tudo está perdido. A cidade do Rio de Janeiro recebeu no dia 18/jan/2019 o título de “Primeira Capital Mundial da Arquitetura pela Unesco”. É a 1ª vez que uma cidade recebe essa designação. Estima-se que venham ao Rio, em 2020, durante o Congresso da União Internacional dos Arquitetos, mais de 25 mil pessoas. "Com isso, nossa cidade também vai ganhar com o turismo, com empregos e renda", destacou Verena Andreatta, secretária de Urbanismo da cidade. Leia mais em G1/Rio.

Desempenho do Ibovespa

Mesmo o Ibovespa batendo sucessivos recordes e estando acima dos 96.000 pontos, há que se considerar que desde mai/2008 (pico histórico de 73.516 pontos) até nov/2018, o índice da bolsa brasileira perdeu 39,05% em dólar, como informa a [B]3. A bolsa como sempre antecipa as expectativas e mede de forma implacável o status da economia.

Nos últimos 21 pregões o Ibovespa subiu 9,27%, com tendência de alta. O índice fechou a semana com 96.062 pontos tendo variação positiva de 2,52% nesse curto período. Esta pontuação foi a 8ª máxima histórica ocorrida em 2019!!!

Em todos os intervalos de tempo observados a seguir, o Ibovespa superou a renda fixa, sinalizando um novo cenário para os investimentos em nosso país.

Veja a seguir o desempenho da bolsa brasileira, medido pelo Ibovespa em pontos, em diferentes intervalos de tempo.

Insistimos que, com a SELIC baixa no patamar de 6,5% ao ano (a previsão para 2019 no Boletim Focus é de 7%), os investidores terão que buscar alternativas com maior risco, caso queiram obter retornos melhores. Para proteger o patrimônio, a renda fixa continua sendo uma boa alternativa, mas para ganhar dinheiro de verdade as ações são a melhor opção. Ocorrendo aumento dos juros em 2019, a busca por melhores retornos se tornará mais técnica e seletiva.

Como lembra o economista Lionel Robbins, “expectativas equivocadas estimulam investimentos inapropriados”. Dentre as alternativas de aplicações com maior risco, as Ações de companhias com qualidade de gestão e desempenho consistente no longo prazo, as chamadas “SABE Campeãs”, trazem excelentes oportunidades de investimentos. Quem não quiser gerenciar risco vai ter que se contentar com 0,50% de retorno ao mês! A mudança do paradigma Renda Fixa X Renda Variável, na nossa opinião, é uma questão de tempo...

O conjunto de estatísticas mostrado ajuda o leitor a perceber os movimentos cíclicos da bolsa brasileira, em especial sobre os que têm (e os que não têm) fundamento técnico. Confira a evolução do “termômetro da bolsa” no gráfico abaixo e perceba agora a semelhança entre as tendências de alta e as volatilidades do Ibovespa no longo prazo (quase cinco anos) e nos últimos 21 pregões:

Em resumo, pouco importa se o índice está na máxima. Começamos a sair do lamaçal que foi o Brasil dos últimos anos. Prepare-se para ver máximas atrás de máximas. Com bolsa na máxima (ou na mínima) sempre temos boas opções esperando por nós. O que importa não é o preço, mas sim o valor da empresa.

Veja agora o que o SABE Alerta da semana passada publicou sobre os Recordes atuais do Ibovespa, Ganhos e Perdas em 2018, como também sobre a forte competição entre Bradesco e Itaú.

Ibovespa: Recordes, Ganhos e Perdas.

Bradesco X Itaú: com qual você fica?

A SABE não pretende nem se dispõe a ensinar/instruir como investir no mercado de ações nem, muito menos, quais e quando comprar/vender ações: para isso recomendamos consultar a sua Corretora. SABE é o suporte imprescindível para quem já atua neste mercado ou já tomou a decisão de nele participar.

Promo SABE invest


O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações: são 120.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994 e os preços de suas ações ajustadas dos últimos cinco anos.

Conheça o SABE Intelligence, a maneira revolucionária de selecionar empresas de desempenho destacado com a inteligência artificial e tomar decisões de investimentos em ações com maior probabilidade de acerto.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa

Comentários