37 Cias com Patrimônio Líquido negativo nos 9M2017!!!

SABE

notícias

voltar

37 Cias com Patrimônio Líquido negativo nos 9M2017!!!

08/01/2018

De acordo com a IDR Consultoria, o patrimônio líquido de uma empresa é fundamental para conseguir um financiamento. Não existe como começar a falar de empréstimo ou de financiamento sem falar de patrimônio líquido. O balanço de uma empresa é um dos princípios fundamentais dentro de uma análise de crédito: Quando o patrimônio líquido está positivo, é um sinal verde para a instituição. Um sinal de que a empresa está estável financeiramente e lucrando. Que terá condições para pagar o empréstimo.

Quando uma empresa apresenta um patrimônio líquido negativo, estamos falando de um cenário onde os prejuízos acumulados superaram os recursos aportados pelos sócios da empresa e os lucros acumulados. Em outras palavras, significa que está operando com recursos de terceiros, geralmente empréstimos. Por isso, para um banco, essa é uma situação considerada de alto risco. Alto risco de uma análise de crédito pode inviabilizar a liberação do empréstimo, ou então jogar o juros a ser pagos pela empresa lá em cima, pois o banco irá querer um alto retorno frente ao alto risco que ele está assumindo. (FONTE: IDR Consultoria).

e-Book

Veja agora o que o nosso Big Data SABE tem a revelar sobre o patrimônio líquido (PL) de 37 companhias abertas, conforme balanços publicados nos nove primeiros meses de 2017.

Ao todo 37 das 344 companhias com ações negociadas na bolsa apresentaram PL negativo nos 9M2017, o que equivale a dizer que estão em péssima situação financeira com o “passivo a descoberto”. Fazendo uma comparação com igual período de 2016, podemos observar o seguinte:

·  7 companhias (AES Elpa, Azevedo Travassos, BR Home, BR Pharma, Contax, Log-In e Nutriplant) estavam com PL positivo nos 9M2016 e ficaram com PL negativo nos 9M2017 (assinaladas em AMARELO na planilha);

·  5 companhias (Dommo, GPC Participações, IdeasNet, Inepar e Lupatech) conseguiram se recuperar, passando a ter PL positivo nos 9M2017 (assinaladas em AZUL na planilha);

·  24 companhias aumentaram seu PL negativo nos 9M2017, enquanto que apenas outras 6 reduziram seu PL negativo no mesmo período;

·  4 companhias (Advanced-DH, Karsten, Petróleo Manguinhos e Telebras) não informaram o valor de seu PL consolidado nos 9M2017.

As companhias com os 10 maiores PLs negativos nos 9M2017, em ordem alfabética, foram: Biosev, Br Pharma, Celgpar, Cobrasma, GOL, IGB S/A (Gradiente), OSX Brasil, PDG Realt, Sansuy e Teka. A soma desses PLs representa 79% do total dos PLs negativos das 37 companhias com passivo a descoberto. Só a Cobrasma possui um PL negativo de R$ 8,6 bilhões nos 9M2017, que era de R$ 7,6 bilhões no mesmo período do ano anterior!

Acompanhe os artigos técnicos publicados no Blog SABE e conheça o SABE Intelligence, a maneira revolucionária de tomar decisões de investimentos em ações com a inteligência artificial.

Luiz Guilherme Dias
Equipe SABE Inteligência em Ações

Comentários