2021: o ano do Búfalo

SABE

Blog

voltar

2021: o ano do Búfalo

04/01/2021

“Não é à toa que houve recorde de pessoas físicas na B3, mas a preocupação é até que ponto esse é um movimento baseado em estudos, conhecimento, se é consciente ou se é resultado de um certo oportunismo de retorno rápido ou de influenciadores digitais. É cedo para analisar o comportamento, mas arrisco dizer que ainda falta educação financeira e pode ser algo mais imediatista”

Bernardo Pascowitch, fundador do Yubb

2021: o ano do Búfalo

Segundo o horóscopo chinês, o ano de 2020 foi o Ano do Rato, um ano de abundância, associado a novas oportunidades e a bons projetos. O ciclo do ano do Rato iniciou em 25 de janeiro de 2020 e vai terminar em 11 de fevereiro de 2021. Curiosamente o que vimos até aqui foi abundância de infecções e mortes por Covid-19. O Ano Novo chinês 2021 inicia em 12 de fevereiro de 2021. De acordo com o horóscopo chinês, o Búfalo é o signo do zodíaco chinês que vai governar o Ano Novo lunar de 2021 e durante todo o ano lunar chinês que termina em 31 de janeiro de 2022.

APP SABE INVEST


De acordo com a Astrologia Chinesa, as energias vinculadas na constituição do Búfalo, ou mais popularmente conhecido como Boi simbolizam fatores de superação, trabalho e certo esforço no empenho das realizações do cotidiano, onde a dedicação é uma virtude que desempenhará papel fundamental para que os frutos sejam colhidos. Leia mais...

No mercado financeiro a simbologia do Touro (parente próximo do Búfalo) é muito conhecida. O Touro simboliza um movimento de alta, impulsionado pelas suas chifradas. Quando estamos vivendo um “bull market”, significa que o mercado está aquecido. Em outras palavras, os investidores estão otimistas e apostando na alta dos ativos. A consequência natural é que mais gente está comprando do que vendendo, o que leva a uma valorização. Oxalá o Búfalo chinês desperte o Touro e a nossa economia volte a se desenvolver de forma sustentada!!!

O momento atual da COVID-19

O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h de sábado (2 de janeiro).

O país registrou 301 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 195.742 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 704 --aparecendo acima da casa de 700 pelo terceiro dia seguido. A variação foi de -8% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de estabilidade nos óbitos pela doença.

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 7.714.819 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 15.957 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 35.743 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de -25% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de queda nos diagnósticos. Fonte: G1. Leia mais...

Notícias relevantes

A seguir um clipping de notícias consideradas relevantes por nossa equipe, visando auxiliar o nosso estimado leitor a compreender o recorrente “quebra-cabeças” do mercado de capitais brasileiro.


Desempenho do Ibovespa

O Ibovespa encerrou a última semana no dia 30 de dezembro registrando 119.017 pontos, apresentando uma queda de 510 pontos (ou 0,4% em moeda local) em relação à máxima de 119.527 pontos observada em 23/jan/2020. No ano de 2020 o Ibovespa subiu 2,9%, muito abaixo de sua variação positiva de 32% em 2019.

A tendência primária (longo prazo) do Ibovespa continua em alta, mesmo com a elevada volatilidade e incerteza do momento, tanto no plano econômico quanto no cenário político. E, no curtíssimo prazo (últimos 21 pregões) a tendência do principal índice da bolsa também continua em alta.

Veja a seguir o desempenho da bolsa brasileira, medido em pontos, pelo Ibovespa e pelos índices das carteiras B3 de Dividendos (IDIV), Small Caps (SMLL) e Sustentabilidade (ISE), em diferentes intervalos de tempo. Observe que, mesmo com a queda provocada pela onda de incerteza com a Covid-19, no longo prazo, à exceção do ISE, a variação dos índices supera DE LONGE a renda fixa. Com a Selic a 2% aa, a renda variável continua sendo a protagonista do mercado, como prevíamos há mais de três anos neste blog.

Observe, estimado leitor, o índice que teve o melhor desempenho no longo prazo foi o IDIV, seguido de perto do SMLL, ambos com altas de mais de 230%. Perceba também que o Ibovespa foi o que teve o melhor desempenho em 2020, com alta de 2,9%.

O conjunto de estatísticas mostrado ajuda o leitor a perceber os movimentos cíclicos da bolsa brasileira, em especial sobre os que têm (e os que não têm) fundamento técnico.


Confira a evolução do “termômetro da bolsa” no gráfico abaixo e perceba as tendências (linha pontilhada em amarelo) e as volatilidades do Ibovespa no longo prazo (cinco anos) e no curtíssimo prazo (últimos 21 pregões):


Conheça o SABE Intelligence e o SABE Portfolio e aprimore o desempenho da sua Carteira de Ações

Estamos aqui para auxiliá-lo a selecionar empresas de qualidade sólida e desempenho consistente, que criam valor para todos os seus stakeholders, com nossos relatórios SABE Intelligence e SABE Portfolio. Conte conosco!

Dentre as alternativas de aplicações com maior risco, as Ações de Companhias com qualidade de gestão e desempenho destacado no longo prazo, as chamadas “SABE Campeãs”, trazem excelentes oportunidades de investimentos.

SABE INTELLIGENCE


TERMO DE RESPONSABILIDADE (DISCLAIMER)

A SABE não pretende nem se dispõe a ensinar/instruir como investir no mercado de ações nem, muito menos, quais e quando comprar/vender ações: para isso recomendamos consultar a sua Corretora. SABE é o suporte imprescindível para quem já atua neste mercado ou já tomou a decisão de nele participar.

O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações: são mais de 150.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994. Além disso, produzimos uma verdadeira “enciclopédia” sobre as companhias listadas na B3 com mais de 450 newsletters publicadas, entre blogs e alertas ao mercado.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa


Quer monitorar GRATUITAMENTE o desempenho da sua carteira de ações?

Conheça nosso APP:

SABE Invest - Google Play SABE Invest - App Store


Comentários