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O que vale na educação é a qualidade!
18/10/2021A partir de 2018 o desempenho da Cogna caiu bastante e o da Yduqs se manteve, auxiliado principalmente pelo EAD (ensino à distância). Com a pandemia, em 2020 as duas empresas tiveram expressivas quedas no seu resultado devido à forte evasão de alunos, principalmente a Cogna que amargou um resultado negativo de mais de R$ 3 bilhões no seu resultado operacional.

ESG veio para ficar?
11/10/2021Analisar a sustentabilidade de uma empresa é tão necessário quanto examinar as suas demonstrações financeiras. E envolve a mesma meticulosidade, o mesmo desafio: aplicar inteligência de maneira assertiva e eficaz aos dados que se tem à mão, da etapa de pesquisa até a construção e gestão de carteiras.

Educação financeira na direção certa?
04/10/2021Imagina um investidor iniciante tendo que optar entre os inúmeros produtos oferecidos pelas instituições financeiras, tais como: Ações, Tesouro Direto, CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI e LCA (Letras de crédito isentas do Imposto de Renda), LC (Letras de câmbio), Fundos de Renda Fixa, Fundos de Renda Variável, Debêntures (simples e incentivadas), ETFs, etc...

China: início do fim?
27/09/2021Apesar de todo o drama de seu colapso, a Evergrande é apenas o sintoma de um problema muito maior. O vasto setor imobiliário da China, que contribui com 25% do PIB do país, está tão sobrecarregado que ameaça abandonar seu papel tradicional de principal motor do crescimento econômico chinês, tornando-se em vez disso um obstáculo a ele.

Copo meio cheio ou meio vazio?
20/09/2021Afinal, o Brasil hoje é um copo meio cheio ou meio vazio? É preciso enxergar as limitações, como também o potencial. Olhar para o último ano ou para última década, olhar para o passado ou para o futuro? Se 2021 é um poço, o que você decide fazer: enxergar o poço como um lugar de derrota ou como uma fonte de águas claras? É tudo sobre perspectiva, e a escolha é sua!

Há luz no fim do túnel?
13/09/2021Como oportunidades,
somos juntos com Rússia, China, Índia e Estados Unidos, os únicos países com
PIB maior que US$ 1 trilhão, extensão territorial de mais de 2 milhões de km2 e
população de mais de 100 milhões de habitantes. Mas, olhando as ameaças, que
não são poucas, temos, dentre outros perigos: Juros futuros altos trazendo
incerteza sobre as contas públicas; Câmbio volátil/desvalorizado provocando
desafios para empresas exportadoras e importadoras e Ações em baixa, reduzindo
a capacidade de investir. Tudo isto sem falar na tensão política entre os
poderes constituídos.

Propósito de empresa é necessário?
06/09/2021Propósito vem do
latim “proponere”, que significa “colocar à frente”. É um termo
muito utilizado para declarar aquilo em que acreditamos e que verdadeiramente faz
o coração bater mais forte. Não se trata só de uma frase de efeito, é a
descrição de um objetivo superior, muitas vezes com viés social, destinado a melhorar
a vida das pessoas e do planeta.

Marca: vale a pena mudar?
30/08/2021Apesar do marketing não ser a nossa praia, achamos muito curioso o fato de uma empresa mudar o nome de sua marca. Há tempos atrás a Kroton passou a se chamar Cogna e a Estacio mudou para Yduqs. Recentemente, empresas longevas fizeram o mesmo: BR Distribuidora agora é Vibra e Duratex virou Dexco. Para nós, mudar o nome da marca é compreensível quando a empresa tem intenção de “apagar” seu passado, como foi o caso de empresas envolvidas com a Lava-Jato.

Percepção de risco maior
23/08/2021O momento é de percepção de risco maior, incluindo as incertezas com o ambiente global, os riscos fiscais em especial pelo objetivo de promover um programa social reforçado e o novo ciclo de aperto monetário promovido pelo BC. De acordo com o último Boletim Focus, a expectativa para o IPCA de 2022 subiu para 3,9%, quarta alta seguida, frente à meta de 3,5%.