SABE

notícias

Adestrar ou Educar, eis a questão!!

05/06/2023

Um ranking global, que mede o nível de educação financeira de 144 países, revelou que o Brasil está na 74ª posição, atrás de alguns dos países mais pobres do mundo como Madagascar, Togo e Zimbábue, aponta pesquisa realizada no Conselho Regional de Contabilidade GO. A educação financeira para investir tem sido praticada fora das Universidades, por instituições incapazes de educar. O modelo pedagógico para educar requer atividades que integrem o mundo acadêmico com a economia real.

continue lendo -->

Alegria de pobre dura pouco??

22/05/2023

Mesmo com o Ibovespa ultrapassando a barreira doa 110 ml pontos e voltando ao azul em 2023, ainda temos muitas incertezas pela frente não só no plano doméstico como no cenário internacional, confirmando a tese que “alegria de pobre dura pouco”. O quadro indica que as condições financeiras para empresas vão continuar difíceis nos próximos meses, pressionando os indicadores de inadimplência e recuperação judicial. Analistas dizem que a situação ainda vai piorar bastante antes de começar a melhorar, mesmo que o BC sinalize em breve o início do ciclo de redução de juros.

continue lendo -->

Como anda a Educação na Bolsa?

15/05/2023

Atualmente estão listadas na B3 apenas cinco companhias do setor de educação: Anima (ANIM3), Cogna (COGN3), Cruzeiro do Sul (CSED3), Ser Educacional (SEER3) e YDUQS (YDUQ3). Embora as receitas dessas companhias tenham tido um bom resultado em 2022 com bom crescimento acumulado nos últimos três anos, CAGR de 7,6% aa, os resultados líquidos foram péssimos, tendo apenas duas um lucro pífio.

continue lendo -->

Assim caminha a humanidade...

10/05/2023

Com Selic mantida em 13,75% aa e as incertezas a respeito do novo governo, as aplicações de renda fixa se tornaram as principais opções de investimentos para este ano. Por outro lado, a renda variável não deve ser deixada de lado: as perspectivas da bolsa em 2023 seguem promissoras para o investidor cauteloso que decide com base em bons fundamentos. Nós da SABE não fazemos projeções, embora estejamos sempre atentos às mudanças nos cenários macro, setorial e, principalmente micro olhando de perto a criação de valor de cada negócio específico. E assim caminha a humanidade...

continue lendo -->

Agro é tudo?

02/05/2023

Diante de um quadro de aumento crescente da fome mundial e crise de energia renovável global, o Brasil se posiciona como uma solução. Nosso país é um grande produtor e fornecedor de alimentos e energia renovável. Se não fosse o Brasil, a situação no mundo seria muito mais grave, o que abre para o Agro uma enorme janela de oportunidades.

continue lendo -->

O ChatGPT e o Papagaio falante

24/04/2023

Para o psicólogo Michal Kosinski estamos enfrentando uma nova ameaça: a IA assumindo o controle das pessoas e de seus computadores. É inteligente, codifica, tem acesso a milhões de potenciais colaboradores e suas máquinas. Kosinski ainda equiparou o que pode acontecer com a IA à pandemia da Covid-19, que parou o mundo há cerca de dois anos.

continue lendo -->

A Saúde vai mal!!

17/04/2023

O segmento de serviços médico-hospitalares do setor de saúde passa por um momento crítico após três anos de pandemia, com investidores se afastando e usuários de convênios médicos sofrendo com descredenciamentos e burocracia. A procura por ações das empresas do setor sofreu uma queda acentuada, enquanto a insatisfação dos usuários de planos de saúde aumenta. Embora as receitas das 11 companhias listadas na B3 tenham tido, de 2020 a 2022, uma taxa de crescimento composto anual (CAGR) de 24,1%, seus resultados líquidos caíram quase 23% usando a mesma medida.

continue lendo -->

O “voo de galinha” do Varejo

12/04/2023

A maioria das companhias listadas na B3 do segmento de varejo enfrenta sérios problemas de liquidez por conta de seus elevados graus de alavancagem financeira, com indicadores superiores a 3 vezes, à exceção de Lojas Renner. Destaques para Maga zine Luiza que está em “alerta vermelho” de alto perigo por falta de caixa (EBITDA negativo) e Via Varejo por ter que levar mais de 800 anos para quitar sua dívida com o mesmo caixa. Há assim uma forte tendência de trajetória tipo “voo de galinha” para o setor daqui para frente.

continue lendo -->

A teoria da maçã podre

03/04/2023

Fazendo uma analogia da teoria da maçã podre com a prática da montagem de carteiras de ações, percebemos uma semelhança ao inverso: uma “ação podre” não necessariamente “infecta” toda a carteira e causa prejuízo ao investidor quando se olha um horizonte de longo prazo. Isto é válido se a carteira, mesmo tendo uma “ação podre” possua também ações de empresas com sólidos fundamentos, podendo salvar a “cesta de maçãs” do investidor.

continue lendo -->

SABE Alerta

Assine e tenha acesso às melhores informações
para fundamentar suas decisões de investimentos em ações.