SABE

notícias

2011 – 2020: outra década perdida!!!

08/04/2019

De 2011 a 2020, o crescimento médio do Brasil deve ser de apenas 0,9% ao ano, projeta um estudo do IBRE/FGV (Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas). Se a previsão for confirmada, a economia brasileira vai registrar um desempenho mais fraco até mesmo do que o observado nos anos 1980, período chamado de "década perdida", quando o PIB avançou em média apenas 1,6% ao ano no período.

continue lendo -->

A economia brasileira se arrasta...

01/04/2019

Nossa economia se arrasta em função da confusão política instaurada em Brasília. Confiança e nervosismo são sentimentos traduzidos a cada segundo nos gráficos do mercado por causa da turbulência no cenário político. Instabilidade que reflete as incertezas em relação ao futuro da reforma da Previdência, considerada fundamental para a retomada do crescimento do país. Enquanto isso 13 milhões de brasileiros esperam por uma vaga no mercado de trabalho. É doloroso...

continue lendo -->

Mais Brasil, menos Brasília

25/03/2019

A redução da confiança dos investidores locais com a Reforma da Previdência levou o Ibovespa de volta ao patamar de 93 mil pontos, longe do recorde dos 100 mil. Enquanto isso a atividade econômica patina e mais de 12 milhões de pessoas aguardam um emprego para sobreviver. Oxalá, em algum dia à frente, a classe política coloque o “Brasil acima de tudo”.

continue lendo -->

Brasil: vice-campeão mundial em número de estatais

18/03/2019

Segundo o Ministro da Economia, Paulo Guedes, "as empresas estatais brasileiras estão em ’corner’, às vezes, ninhos de corrupção e empreguismo, não investem e não deixam ninguém investir, pois, em muitos casos, detêm o monopólio sobre suas áreas de atuação." Daí a premência das privatizações.

continue lendo -->

Incerteza global cresce

11/03/2019

O aumento da incerteza global faz com que firmas adiem a decisão de investir e contratar trabalhadores e que famílias reduzam a propensão a consumir. Como resultado, o PIB mundial e a inflação internacional perdem força. As ameaças para a economia brasileira vêm mais do cenário interno.

continue lendo -->

Mercado em compasso de espera

07/03/2019

Dá para perceber claramente como a bolsa está bastante sensível às indefinições sobre a Reforma da Previdência. Até sua aprovação final, prevista para set/2019, é bem provável que haja muitas oscilações. Enquanto isso o mercado segue em compasso de espera.

continue lendo -->

Reforma da Previdência: ou vai ou racha!

25/02/2019

Segundo um relatório divulgado em 22/fev/2019 pela SPE (Secretaria de Políticas Econômicas), a Reforma da Previdência poderá criar 8 milhões de empregos até 2023. De acordo com a nota técnica, a renda per capta do brasileiro subirá para R$5.772,00, cerca de US$1,530.00, caso as novas regras para aposentadorias e pensões sejam aprovadas.

continue lendo -->

E se a Reforma da Previdência não sair?

18/02/2019

Se a reforma da Previdência não sair do papel, a incredulidade dos grandes investidores forçará o governo a aumentar os juros para permanecer se financiando. A combinação entre altas taxas de juros e depreciação cambial desemboca em efeitos tempestuosos que o brasileiro já conhece bem: descontrole inflacionário e degradação da atividade econômica.

continue lendo -->

Política monetária com cautela, perseverança e serenidade

11/02/2019

Em 2019 o Ibovespa valorizou 8,29%, cerca de 3 pontos abaixo da variação da semana anterior, caracterizando a forte volatilidade no ano, principalmente por conta da expectativa da aprovação tão necessária da Reforma da Previdência. Nos últimos 21 pregões o Ibovespa subiu 1,85 %, queda de 5,53 pontos percentuais em relação à última semana, mas ainda com tendência de alta.

continue lendo -->

SABE Alerta

Assine e tenha acesso às melhores informações
para fundamentar suas decisões de investimentos em ações.